Redação Enem – Como escrever corretamente para o exame

Você sabe como escrever corretamente na Redação Enem? A Rede Enem e a Editora Contexto te ensinam!

Todo ano milhões de estudantes escrevem uma dissertação argumentativa na Redação Enem. Trata-se do maior desafio do exame, porque um mau resultado na escrita pode custar a tão sonhada vaga na universidade. Algumas faculdades excluem candidatos com nota zero na Redação Enem. Em compensação, quem se sai bem na composição pula na frente na lista dos classificados. Mesmo concorrentes das áreas de Ciências Exatas e da Natureza precisam tirar notas altas para turbinar a média geral. Então, não há escapatória para aqueles 7 milhões de jovens inscritos no Enem – é escrever bem ou escrever bem.

Por enquanto, o desempenho dos candidatos na redação tem sido sofrível. Segundo levantamento do Ministério da Educação, 25% das Redações Enem 2012 receberam notas médias – tiveram entre 400 e 499 pontos de um máximo de 1.000. Outros 24,6% conseguiram entre 500 e 599 pontos. Apenas 1% dos concorrentes passou dos 900 pontos. Esses são os autores das chamadas redações nota 1.000. Em 2013,o MEC tornou a correção das provas mais rigorosa, o que deve reduzir o índice de bons resultados.

Os estudantes vivem um paradoxo. Ao mesmo tempo que avaliações internacionais comprovam a ineficiência das escolas básicas em ensiná-los a escrever, eles são submetidos a um teste de redação difícil e complexo ao final do ciclo médio. Não se espante: a prova de redação derruba muita gente grande. O texto exigido pelo Enem equivale a uma dissertação de mestrado ou a uma tese de doutorado; só é muito mais curta. O candidato deve apresentar uma tese, defender a Redação Enem com argumentos convincentes e ainda propor soluções para problemas sociais sem desrespeitar os direitos humanos. Como é possível enfrentar esse desafio?

Redação Enem

Isso só é possível com o esforço dos estudantes fora das escolas. Muitos frequentam cursinhos especializados, mas muitos outros se viram sozinhos, lendo e fazendo exercícios por conta própria. Esse trabalho individual faz toda a diferença. Pode trazer para o aluno os pontos a mais que ele precisa para ingressar na faculdade dos sonhos. Escrever bem é uma habilidade que só melhora com prática e dedicação. Jovens que têm o hábito de leitura, visitam museus e exposições de arte, viajam e se dedicam a atividades culturais levam vantagem, pois ampliam o conhecimento geral e a capacidade de reflexão.

Este livro ensina a escrever a redação pedida pelo Enem. Quem escreve bem para o Enem está pronto para prestar qualquer outro vestibular. Aliás, aos poucos, o exame nacional está substituindo vestibulares em todo o país.

Confira “Como escrever para o Enem” – http://www.editoracontexto.com.br/como-escrever-para-o-enem.html

Redação Enem

Curso Enem Gratuito por um mês- Clique AQUI.

Confira o Simulado Enem 2013  – Clique AQUI.

Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre a Redação Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos. Nossas redes sociais:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem