Vegetação do continente americano: tipos e características

A combinação de vários fatores faz com que temos uma diversidade imensa de tipos de vegetação no continente americano. Você sabe quais são? Vamos relembrar geografia para o Enem. Confira abaixo.

Vegetação do continente americano

A América abriga muitos tipos de vegetação, isso acontece devido a sua variedade de climas, solos, e assim como relevo e hidrografia. Veja os tipos de vegetação do Continente Americano.

Hora de ver os aspectos gerais do Continente Americano. É uma Introdução para você captar melhor todas as características das vegetações. Confira com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito.

Importante ressaltar que a composição original da vegetação do Continente Americano já foi muito alterada, devido interferência humana para construção de casas, áreas agrícolas e de pastagens e também a construção de grandes centros industriais.

Nesta aula você conhecerá mais sobre a tundra, floresta temperada, floresta boreal, pradarias, deserto, estepe, vegetação mediterrânea, floresta tropical e savanas. Também verá onde cada tipo está localizado e quais suas respectivas zonas climáticas.

Tundra

Trata-se de um tipo específico de vegetação do continente americano, característico das regiões mais ao Hemisfério Norte. A Tundra se localiza no extremo Norte, onde predomina o clima polar. Suas características são vegetação baixa e rasteira, composta de musgos, líquens. Observe na imagem que há ausência de árvores. A galhada do animal é o que se destaca no horizonte.

Vegetação do continente americano - tundra
Tundra

Floresta Temperada

Esse tipo de vegetação possui clima temperado úmido, e, portanto aparece onde há ocorrência de muitas chuvas e invernos rigorosos com a presença de neve. Suas árvores eliminam suas folhas no inverno, por isso também são chamadas de floresta caducifoliada, que quer dizer que as folhas “caem”.

A floresta temperada é uma vegetação característica da região Oeste da América do Norte, e que também ocorre no Chile, na América do Sul. Para você não esquecer: a floresta temperada está em regiões onde as quatro estações do ano são bem demarcadas.

Vegetação do continente americano - Floresta temperada
Floresta temperada com árvores caducifoliadas

Floresta Boreal ou Taiga

Essa floresta localiza-se em áreas de climas frios, apresenta pouca variedade de espécies. Sua árvore predominante é o pinheiro. Devido à forma de o pinheiro parecer com um cone, ela também é conhecida como floresta de coníferas.

Vegetação do continente americano - Taiga
Floresta Taiga ou de Coníferas

Pradaria

A vegetação de pradaria é típica de clima temperado continental, com vegetação formada por gramíneas e arbustos. No Brasil essa vegetação é denominada Campos. Caracteriza-se por verões quentes e invernos frios com baixos índices de chuvas.

Vegetação do continente americano - Pradarias
Pradarias ou Campos

Desertos

A vegetação desértica é adaptada à escassez de água devido ao clima árido. As plantas são espinhosas, com pequenas folhas e raízes profundas para captar água de lençóis subterrâneos. Muitas espécies aparecem após raras chuvas. Localizam- se no noroeste do México, na Califórnia, no sul da Argentina, norte do Chile e costa do Peru.

Vegetação do continente americano - Deserto
Deserto do Atacama no Chile

Estepe

Clima semiárido, a estepe sofre com chuvas escassas e temperaturas elevadas. No Brasil essa vegetação é chamada de Caatinga. A vegetação é rasteira, com pequenas plantas, na caatinga arbustos e cactos.

Vegetação do continente americano - Estepe
Vegetação de estepe ou caatinga.

Vegetação Mediterrânea

É uma vegetação própria de clima mediterrâneo, com verões quentes e invernos úmidos e chuvosos. No continente americano esse tipo de vegetação é encontrado no litoral da Califórnia , Estados Unidos e no Chile, áreas centrais. Sua vegetação é composta de árvores e arbustos de tamanho médio. Vegetação esparsa, isto é, separadas umas das outras.

Vegetação do continente americano
Vegetação Mediterrânea

Floresta Tropical ou Equatorial

São as florestas localizadas nas áreas intertropicais, ou zonas equatoriais. Com uma variada e densa vegetação, essa floresta tem como maior exemplo a Floresta Amazônica. Abriga milhares de espécies animais e vegetais, tudo isso em razão das condições climáticas favoráveis, pois essa floresta recebe chuvas e umidade durante o ano inteiro.

Floresta Amazônica
Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo.

Savanas

São florestas de características de clima tropical, uma seca e outra chuvosa. Na América, essa vegetação ocorre na América do Sul e é chamada de cerrado. Suas plantas são basicamente gramíneas, árvores e arbustos espalhados e capins que cobrem o solo.

Savana ou Cerrado
Savana ou Cerrado

Exercícios sobre a vegetação do continente americano

1 – (Mackenzie SP/2019)    

Considere as afirmações que seguem a respeito dos biomas mundiais.

I. A Tundra é encontrada em áreas muito frias na porção setentrional do planeta. É composta por liquens, plantas herbáceas e musgos. Recobrem os solos congelados (permafrost) da região.

II. A Floresta Boreal ou Taiga é típica das baixas latitudes (abaixo de 45º). Ocorrem no Canadá, península escandinava e na Rússia. Essas regiões apresentam 4 estações bem definidas com paisagem homogênea, sempre verde, mesmo com temperaturas abaixo de 0º, além de apresentarem árvores altas aciculifoliadas.

III. As Pradarias são formações campestres compostas, normalmente, por gramíneas e apresentam-se como excelentes pastagens naturais. Contudo, o uso intensivo do solo pela pecuária tem levado a seu esgotamento e consequente desaparecimento da cobertura vegetal original.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e II, apenas.

d) I e III, apenas.

e) I, II e III.

2 – (UFU MG/2019)    

Composto por espécies muito utilizadas e exploradas pela indústria; estende-se por vasta região de terras baixas e pelas costas montanhosas da Europa, da Ásia e da América do Norte, de elevada amplitude térmica anual e por invernos longos e frios; abriga um número relativamente pequeno de espécies vegetais.

O bioma descrito refere-se

a) à Taiga ou Floresta Boreal.

b) às Florestas Temperadas.

c) às Estepes.

d) à Tundra.

3 – (UDESC SC/2013)    

Numere as colunas relacionando a vegetação à sua característica.

(1) Floresta de Coníferas

(2) Vegetação Mediterrânea

(3) Tundra

(4) Pradaria

(5) Savana

(6) Estepe

 

( )     Vegetação rasteira de ciclo vegetativo curto. Exemplo: musgos e liquens.

( )     Vegetação herbácea, esparsa e ressecada. Surge em climas semiáridos, na faixa de transição de climas úmidos para desertos.

( )     Formação florestal típica da zona temperada. É conhecida como Taiga e predominam os pinheiros.

( )     Vegetação esparsa que possui três estratos. Um arbóreo, um arbustivo e um herbáceo. Predomina em regiões de clima mediterrâneo.

( )     Formação herbácea, composta por capim, que aparece em regiões de clima temperado continental.

( )     Vegetação complexa que surge por influência do clima tropical, alternadamente úmido e seco. Ocorre na África e abriga animais de grande porte como leões, elefantes e girafas.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) 2 – 1 – 6 – 4 – 5 – 3

b) 1 – 2 – 3 – 6 – 5 – 4

c) 3 – 6 – 1 – 2 – 4 – 5

d) 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1

e) 4 – 3 – 2 – 5 – 1 – 6

Gabarito:

  1. D
  2. A
  3. C
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel