Preparamos um resumo com simulado sobre o Romantismo no Brasil. O gabarito sai na hora! Bons estudos e bom desempenho nas 10 questões da lista de exercícios.
O Romantismo no Brasil é um dos temas de Literatura que mais cai nos exames de vestibular e no Enem. Por isso, preparamos um simulado com 10 questões para você avaliar o que sabe sobre o tema. Mas, primeiro, vamos revisar o conteúdo, tudo bem?
Para começo de conversa, o Romantismo nasceu na Europa no final século XVIII. Já no Brasil, ele começou a se desenvolver no século XIX. O movimento tinha como característica a oposição ao classicismo, ao racionalismo e ao Iluminismo. Veja agora no resumo para gabaritar geral nas provas.
O Romantismo foi a primeira escola a romper com os valores clássicos (séculos XV e XVI). Uma das primeiras tentativas de rompimento com o Classicismo foi o movimento Barroco (século XVII), que não obteve êxito.
Sua influência não foi somente literária, pois se manifestou na pintura, na música, na arquitetura e na política da época.
O que é um romance?
Veja agora um resumo com a professora Camila Zuchetto Brambilla, do canal do Curso Enem Gratuito:
A escola do Romantismo se definiu a tudo a que se opusesse ao clássico, assim as novas obras que surgiam com características diferentes ao Clássico eram consideradas como Românticas. Assim, surgem o “romance de cavalaria, romance sentimental, romance pastoral”, na Europa. O romance foi considerado o sucessor da epopeia, tão presente nas obras Clássicas.
O Romantismo, como podemos perceber, supervaloriza o sentimentalismo, com suas emoções pessoais e de certa forma egocêntrica. Quando os personagens, o eu lírico, não consegue atingir seus objetivos é tomado por grande frustração e tédio, pois se vê derrotado.
No Brasil, a poesia e a prova do movimento Romântico tinha como características principais: presença de um amor platônico com um sentimentalismo exacerbado; idealismo da mulher amada; subjetivo; indianista, que colocava o índio como tema; nacionalista e ufanista; cultismo à natureza; egocêntrico; liberdade formal e religiosidade.
A prosa romântica brasileira nasceu de um projeto literário que tinha o intuito de traçar um panorama da história e da cultura do país. Seu principal romancista foi o cearense José de Alencar (1829 – 1877), autor de romances históricos, indianistas, regionalistas e urbanos, como Iracema.
Além dele, outros autores se destacaram na prosa como Joaquim Manoel de Macedo (1820 – 1882), autor de A Moreninha, e Manuel Antônio de Almeida (1831 – 1861), autor de Memórias de um Sargento de Milícias, com narrativas que retratavam os costumes da época.
Aspectos gerais do Romantismo
Veja as principais características do Romantismo nesta aula de literatura brasileira com o professor Anderson da Silva: o sonho de liberdade, o sentimentalismo, a idealização da mulher e do índio, e a denúncia contra a escravidão.
Simulado sobre o Romantismo no Brasil
Agora, resolva o nosso simulado e teste o que você sabe sobre o Romantismo no Brasil. Boa sorte!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(PUC Campinas SP/2022)
Lê-se esta passagem no prefácio que o poeta Álvares de Azevedo escreveu para sua obra Lira dos vinte anos:
O poema então começa pelos últimos crepúsculos do misticismo brilhando sobre a vida como a tarde sobre a terra. A poesia puríssima banha com seu reflexo ideal a beleza sensível e nua.
Depois a doença da vida […] descarna e injeta de fel cada vez mais o coração. Nos mesmos lábios onde suspirava a monodia amorosa, vem a sátira que morde.Nessa passagem, o poeta romântico está considerando:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM MEC/2022)
A escrava
– Admira-me —, disse uma senhora de sentimentos sinceramente abolicionistas —; faz-me até pasmar como se possa sentir, e expressar sentimentos escravocratas, no presente século, no século dezenove! A moral religiosa e a moral cívica aí se erguem, e falam bem alto esmagando a hidra que envenena a família no mais sagrado santuário seu, e desmoraliza, e avilta a nação inteira! Levantai os olhos ao Gólgota, ou percorrei-os em torno da sociedade, e dizei-me:
— Para que se deu em sacrifício, o Homem Deus, que ali exalou seu derradeiro alento? Ah! Então não era verdade que seu sangue era o resgate do homem! É então uma mentira abominável ter esse sangue comprado a liberdade!? E depois, olhai a sociedade… Não vedes o abutre que a corrói constantemente!… Não sentis a desmoralização que a enerva, o cancro que a destrói?
Por qualquer modo que encaremos a escravidão, ela é, e sempre será um grande mal. Dela a decadência do comércio; porque o comércio e a lavoura caminham de mãos dadas, e o escravo não pode fazer florescer a lavoura; porque o seu trabalho é forçado.REIS, M. F. Úrsula outras obras. Brasília: Câmara dos Deputados, 2018.
Inscrito na estética romântica da literatura brasileira, o conto descortina aspectos da realidade nacional no século XIX ao:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM MEC/2021)
MEIRELLES, V. Moema. Óleo sobre tela, 129cm x 190cm. Masp, São Paulo, 1866. Disponível em: wwwmasp.art.br Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado).
Nessa obra, que retrata uma cena de Caramuru, célebre poema épico brasileiro, a filiação à estética romântica manifesta-se na:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UnirG TO/2021)
Sobre a produção literária de José de Alencar, um dos nomes mais importantes de nossa literatura, seguem-se três afirmações:
I. A vasta produção literária de José de Alencar, constituída sobretudo por romances indianistas, urbanos e regionalistas, tem como característica geral a tentativa de construção de uma cultura genuinamente brasileira, desvinculada das características estéticas que vigoravam em Portugal.
II. José de Alencar procurou em suas obras retratar, em uma linguagem mais próxima possível do português falado no país, temáticas intimamente ligadas ao Brasil, como a questão indígena, presente em obras como Iracema, O Guarani e Ubirajara.
III. O meio urbano também teve destaque nas obras de Alencar, sendo cenário de vários romances nos quais o autor retratava a sociedade burguesa carioca do Segundo Reinado.Quantas dessas afirmações estão corretas?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(PUC Campinas SP/2020)
Embora muitos dos nossos escritores do Romantismo tenham acreditado que suas obras constituíssem um mundo inteiramente original, sabe-se que nossa literatura romântica:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM MEC/2020)
O laço de fita
Não sabes, criança? ‘Stou louco de amores…
Prendi meus afetos, formosa Pepita.Mas onde? No templo, no espaço, nas névoas?!
Não rias, prendi-me
Num laço de fita.
Na selva sombria de tuas madeixas,
Nos negros cabelos de moça bonita,
Fingindo a serpente qu’enlaça a folhagem,Formoso enroscava-se
O laço de fita.[…]
Pois bem! Quando um dia na sombra do vale
Abrirem-me a cova… formosa Pepita!Ao menos arranca meus louros da fronte,
E dá-me por c’roa…
Teu laço de fita.ALVES, C. Espumas flutuantes. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 8 ago. 2015 (fragmento).
Exemplo da lírica de temática amorosa de Castro Alves, o poema constrói imagens caras ao Romantismo. Nesse fragmento, o lirismo romântico se expressa na:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ENEM MEC/2020)
Seixas era homem honesto; mas ao atrito da secretaria e ao calor das salas, sua honestidade havia tomado essa têmpera flexível da cera que se molda às fantasias da vaidade e aos reclamos da ambição.
Era incapaz de apropriar-se do alheio, ou de praticar um abuso de confiança; mas professava a moral fácil e cômoda, tão cultivada atualmente em nossa sociedade.
Segundo essa doutrina, tudo é permitido em matéria de amor; e o interesse próprio tem plena liberdade, desde que se transija com a lei e evite o escândalo.
ALENCAR, J. Senhora. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 out. 2015.
A literatura romântica reproduziu valores sociais em sintonia com seu contexto de mudanças. No fragmento de Senhora, as concepções românticas do narrador repercutem a:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(PUC SP/2018)
Do romance Iracema, de José de Alencar, narrativa indianista, é CORRETO afirmar que:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(PUC Campinas SP/2018)
Atente para este fragmento do poeta romântico Gonçalves de Magalhães, no prefácio à sua obra Suspiros poéticos e saudades:
É um livro de poesias escritas segundo as impressões dos lugares; ora assentado entre as ruínas da antiga Roma, meditando sobre a sorte dos impérios; ora no cimo dos Alpes, a imaginação vagando no infinito; ora na gótica catedral, admirando a grandeza de Deus; (…) ora, enfim, refletindo sobre a sorte da Pátria, sobre as paixões dos homens, sobre o nada da vida.
Nesse fragmento incluem-se convicções românticas quanto à importância:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UFPR/2018)
A respeito dos poemas que compõem o livro Últimos Cantos (1851), do maranhense Gonçalves Dias, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!