As inscrições para as vagas remanescentes do Fies 2024.2 encerram em 2 de dezembro. Saiba como aproveitar a oportunidade!
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições para as vagas remanescentes do Fies 2024.2 até o dia 2 de dezembro. O Edital que altera o cronograma foi publicado em 28 de novembro, no Diário Oficial da União.
As inscrições devem ser feitas no sistema de seleção do Fies (Fies Seleção), disponível no Portal Acesso Único do MEC. O resultado da ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado em 4 de dezembro, em chamada única seguida de lista de espera.
Essas vagas são oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa. Continue lendo para saber mais!
Como se inscrever para as vagas remanescentes do Fies 2024.2?
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 2 de dezembro, no Portal Único para Acesso ao Ensino Superior.
Basta utilizar a sua conta gov.br para entrar no sistema de inscrição do Fies. Em seguida, você será encaminhado ao FiesSeleção para seguir com o preenchimento das informações necessárias.
Quem pode concorrer?
Para participar, os candidatos precisam estar em situação de “cursando” o semestre referente à vaga ou ter concluído o período letivo com aproveitamento de, no mínimo, 75% das disciplinas matriculadas.
O sistema prioriza estudantes com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para esses casos, também é possível solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições.
O sistema automatizado do Fies Seleção utiliza a base de dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para confirmar as informações de elegibilidade, tornando o processo mais transparente.
Leia também: Fies vale a pena? Conheça as vantagens do programa
Como calcular a renda per capita
Preparamos um vídeo para te ensinar como fazer o cálculo da renda familiar mensal bruta per capita, ou por pessoa, exigida no Fies e também nos outros programas federais Sisu e Prouni. Confira!
Fies Social: inclusão e acesso
O Fies Social, regulamentado pela Resolução nº 58/2024, foi criado com o propósito de democratizar o acesso ao ensino superior, atendendo especialmente estudantes de baixa renda.
Desde a sua implementação, o programa garante que pelo menos 50% das vagas sejam destinadas a candidatos com renda per capita de até meio salário mínimo. Além disso, grupos como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência recebem prioridade na distribuição das vagas, reforçando o compromisso com a equidade.
A iniciativa busca ampliar o impacto social do Fies, promovendo igualdade de oportunidades e consolidando o papel do Ministério da Educação como agente de transformação na sociedade brasileira.
Sobre o Fies
Criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo facilitar o ingresso de estudantes em instituições privadas de ensino superior por meio de financiamento.
- Critérios de inscrição: para participar, é necessário ter realizado o Enem a partir de 2010, com uma média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação.
- Renda familiar: o programa atende famílias com renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa, priorizando aqueles em maior vulnerabilidade.
- Evolução do programa: nos últimos anos, o Fies foi reformulado para otimizar a gestão dos recursos e atender a um público mais diverso. Em 2024, essas mudanças consolidam o compromisso de expandir as oportunidades para jovens que buscam educação de qualidade.
Vantagens para os estudantes beneficiados
Estudantes aprovados no Fies têm acesso a benefícios como:
- Financiamento de até 100% das mensalidades, conforme a análise socioeconômica.
- Taxas de juros reduzidas, facilitando o pagamento do valor financiado a longo prazo.
- Maior possibilidade de ingresso e permanência no ensino superior, especialmente para aqueles provenientes de contextos de vulnerabilidade social.
Outras oportunidades de ingresso no ensino superior
Se você está buscando uma oportunidade para ingressar na faculdade, mas não atende aos critérios para concorrer a uma das vagas remanescentes do Fies 2024.2, precisa saber que, além dos programas do governo, diversas instituições de ensino têm seus próprios processos seletivos para escolher bolsistas.
A Uniasselvi e a Unicesumar, por exemplo, oferecem bolsas de estudos com descontos de 30% a 100%, de acordo com as notas obtidas nas provas do Enem desde 2014. Isso quer dizer que você pode escolher a sua melhor nota para aumentar o valor do desconto.
Você também pode optar por Concurso de Redação, nota do Encceja, Transferência, ou uma oferta específica para um curso ou cidade.