Sisu, Prouni e Fies terão um Portal Único de Acesso

O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior vai disponibilizar num mesmo site as inscrições para o Sisu, Prouni e Fies, e trará novas funcionalidades. Saiba mais!

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação de um Portal Único de Acesso exclusivo para o Sisu, o Prouni e o Fies. Atualmente, cada um dos 3 programas possui um site próprio onde os candidatos se inscrevem com a nota do Enem para concorrer a uma vaga no ensino superior. O novo sistema de inscrições deve entrar em funcionamento no segundo semestre de 2022.

Como o Portal de Acesso Único vai funcionar

A partir do 2º semestre de 2022, as inscrições do Sisu, do Prouni e do Fies passarão a ser feitas no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. O objetivo é que os estudantes preencham seus dados cadastrais uma única vez.

Portal Único de Acesso

Contudo, cada programa continuará a ter um cronograma próprio de inscrições. A única diferença será o site onde os candidatos irão se inscrever e acompanhar as notas de corte.

De acordo com o MEC, o novo sistema vai ajudar os candidatos a explorarem todas as possibilidades de ingressar em um curso superior. O site terá um sistema de consultar notas de corte de edições anteriores. Além disso, os candidatos poderão comparar a nota de corte com a própria nota do Enem (real ou estimada) a fim de projetar uma possível aprovação.

Notas de corte

Enquanto o Portal Único de Acesso não disponibiliza as notas de corte de anos anteriores, confira no nosso site:

Aproveite para saber tudo sobre como funcionam as notas de corte do Sisu no vídeo do Curso Enem Gratuito:

Inscrições no Sisu, Prouni e Fies

Na primeira edição de 2022 do Sisu, do Prouni e do Fies, ainda vale o sistema antigo de inscrição. Portanto, é necessário fazer a inscrição no site do programa desejado.

Como fazer a inscrição do Sisu 2022

As inscrições do Sisu 2022 ocorrem entre 15 e 18 de fevereiro e devem ser feitas exclusivamente em sisu.mec.gov.br. Lá você deverá fazer o login no sistema gov.br, que é o mesmo utilizado nas inscrições do Enem.

Em seguida, você já poderá realizar a pesquisa de vagas disponíveis em diferentes cursos e instituições. Também é nesta busca que são informadas as modalidades disponíveis (ampla concorrência e diferentes tipos de cotas). Depois disso, é só escolher a sua 1ª e 2ª opção de curso.

Veja o passo a passo completo de como fazer a inscrição do Sisu

Nos dias seguintes você poderá conferir sua classificação parcial em cada opção. Lembrando que você pode mudar suas opções quantas vezes quiser até o fim do período de inscrições.

Confira no vídeo tudo o que você precisa saber antes de fazer a inscrição no Sisu 2022:

Como fazer a inscrição no Prouni 2022

inscrição do Prouni é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela na página do programa no período de 22 a 25 de fevereiro. Ao iniciar a inscrição, você será direcionado para o Login Único do governo federal.

Em seguida, você deverá preencher seus dados cadastrais e informações referentes à sua família. É neste momento que o sistema vai determinar se você pode concorrer a uma bolsa integral (para quem tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa) ou a uma bolsa parcial (renda de até 3 salários mínimos por pessoa).

Depois disso, você deve escolher até duas opções de instituição, curso e turno de sua preferência. Também é aqui que candidatos com deficiência ou que se autodeclararam indígena, preto ou pardo podem optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrição.

Como se inscrever no Fies 2022

Assim como no Sisu e no Prouni, para se inscrever no processo seletivo do Fies, é necessário fazer login no sistema GOV.BR. Em seguida, você será direcionado novamente para a página do Programa.

Por fim, é só preencher as informações solicitadas pelo sistema.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: FIES, Prouni, Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel