Fies, Prouni e Sisu – Saiba como os programas podem atuar em parceria

Com o Enem os estudantes podem ter acesso ao ensino superior através de programas do governo como o Fies, o Prouni e o Sisu.

Fez o Enem 2013 ou vai fazer em 2014?  Conheça agora um pouco mais sobre SisuProuni e Fies, programas que usam a nota do Enem para facilitar seu acesso à formação superior. Confira algumas dúvidas frequentes sobre os programas:

Qual a diferença entre o Prouni e o Sisu?

O Prouni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004. O programa oferece bolsas de estudos em faculdades particulares, podendo conceder de 50% a 100% do valor total do curso.

Dica 1: O que é Prouni? Veja como concorrer a bolsas de estudo pelo programa – https://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

O Sistema de Seleção Unificada – Sisu, é um sistema informatizado, gerenciado pelo MEC, onde as Universidades federais oferecem vagas para os estudantes através da nota do Enem.

Dica 2: Enem 2013 é adotado pelas 59 universidades federais do país – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-em-todas-as-federais/

Sisu, Fies e Prouni

Se eu já me inscrevi no Sisu, também posso me inscrever no Prouni?

Sim! O estudante que se inscreveu no Sisu também pode se inscrever no Prouni, desde que atenda aos critérios do programa. O Sisu e o Prouni utilizam o Enem como critério para seleção dos candidatos. Caso você consiga as duas vagas, deve escolher apenas uma delas para fazer sua faculdade, pois você não pode ter os dois benefícios.

Dica 3: Sisu – Vamos entender como funciona o programa? – http://blogdosisu.com.br/sisu-2013-programa/

Não esqueça que a pré-seleção em qualquer uma das duas chamadas do Prouni, lhe garante apenas a possibilidade de ganhar a bolsa. A confirmação só vem depois que você comprovou os dados fornecidos na hora da inscrição, lembrando também, que é preciso haver alunos suficientes no curso que você escolheu para poder formar turma naquele semestre. Sendo assim, se você for pré-selecionado no Prouni e também conseguir vaga pelo Sisu, só deve cancelar sua matricula em Universidade federal, pelo Sisu, depois de assinar o Termo de Concessão de Bolsa do Prouni.

Ok, e se eu ganhei bolsa de 50% pelo Prouni e não tenho como pagar a outra metade da mensalidade agora?

Neste caso, você pode recorrer ao Fies, Fundo de Financiamento Estudantil. O programa serve para lhe fazer um financiamento desse valor que está faltando, e você só começa a pagar depois de formado. Ah, se você for bolsista parcial do Prouni e a sua faculdade tiver aderido ao Fies e ao FGEDUC, você não precisa apresentar fiador para contratar o financiamento estudantil pelo Fies.

Dica 4: Fies – Quais os tipos de fiança e o que é o FGEDUC? – https://blogdoenem.com.br/fies-fgeduc/
Dica 5: Fies – Saiba o que é preciso para financiar sua faculdade – https://blogdoenem.com.br/fies-saiba-tudo/
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel