Domine os fundamentos para uma boa redação. Veja como melhorar seu texto.

Leia as dicas do Professor Wilson Rochenbach Nunes e produza uma excelente redação para os vestibulares ou para o Enem. O segredo é 'não complicar'. Confira abaixo.

Pare de pensar que sua redação terá de ser excepcional, um texto fabuloso. Não é nada disso.  Uma boa redação tem que dar conta do que é proposto, só isso!

O recado do professor Wilson Rochenbach para você é bem firme e direto: Faça o que é o certo, e nada de ficar pensando em enfeites ou firulas. Uma redação é apenas uma redação, e não ‘o livro da sua vida’. Primeiro você passa no vestibular ou tira uma boa nota do Enem. O livro fica para você contar como foi a sua experiência. Combinado?

Então, vamos à aula sobre redação: – Como estudar para as provas de redação? Facinho, facinho: é só estudar os temas e redações anteriores.

É claro que ninguém aprende a escrever redação por osmose! Mas é preciso entender que é possível produzir bons textos a partir de outros tomados como exemplo.

1 – Avalie um tema anterior com cuidado e depois leia algumas das redações classificadas como melhores, dentro do tema estudado. Essa é uma boa alternativa.

2 – Leia e compreenda o tema e depois reescreva várias redações consideradas boas pela Fuvest. Identifique a estrutura: como foi feita a introdução – a contextualização, a tese e a apresentação dos argumentos; o desenvolvimento – a defesa da tese e a consistência da argumentação e a conclusão, na qual se encerra o pensamento e, muitas vezes, apresentam-se soluções.

3 – Observe que as redações consideradas boas contêm muitas informações; isso mostra o nível de conhecimento e de leitura do candidato. A criticidade é outro quesito importante: uma crítica bem fundamentada traz qualidade ao seu texto.

4 – Veja os exemplos utilizados para promover a argumentação, os elementos coesivos, o vocabulário utilizado. Certamente não há nada de tão excepcional, porém são períodos bem estruturados e um vocabulário bem escolhido.

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão
redação nota 1000 horizontal
veja redação nota 1000

Dica do Blog: Veja aqui 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000.  Confira os textos aprovados com nota máxima e perceba que eles não têm nada de espetacular. Você também pode chegar lá. Veja.

5 – Atente para a originalidade do seu texto, não use frases-clichês; a Fuvest valoriza o texto original, que foge do senso comum. Observe esse quesito nas redações que você vai estudar. O Enem valoriza um texto propositivo.

Dica 1- Veja a diferença entre assunto e tema de uma redação: https://blogdoenem.com.br/fuvest-tema-assunto-redacao/

Dica 2- Aprenda o que são pressupostos e implicações: https://blogdoenem.com.br/redacao-fuvest-pressupostos-implicacoes/

Depois de estudá-las, é possível produzir sua própria redação, mas não copie partes dos textos lidos. Seja original, produza seu texto e tente identificar as partes dele.

Deixa de lado a preguiça e pratique bastante. Vai valer a pena!

Assista à videoaula de 9 minutos e 50 segundos  da Professora Carolina Pavanelli com dicas para a redação da Fuvest.

Wilson Redação
Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.