Biologia: o filo dos Cordados. Cai no Enem e no vestibular

Os cordados são animais triblásticos, celomados, deuterostômios e possuem simetria bilateral. Você conhece todas as características do Filo dos Cordados? Você lembra das aulas sobre a 'Notocorda'? - Se a resposta foi Não, então é hora de revisar, agora.

O filo dos Cordados, ou filo Chordata, é o filo dentro do qual estão os vertebrados. Porém, há também nesse filo  alguns animais invertebrados, como as ascídias. Mas, então, que características são comuns a estes seres vivos?

Os Cordados

Bem, uma das principais características desses animais é o fato de terem, em pelo menos uma fase de suas vidas uma estrutura chamada de notocorda ou corda dorsal, que tem como função dar sustentação ao animal.  Vamos revisar?  o filo dos Cordados Os cordados são animais triblásticos, celomados, deuterostômios e possuem simetria bilateral. Os animais pertencentes a esse grupo possuem, em pelo menos uma fase da vida (como durante a fase embrionária), as seguintes características:

  1. – Possuem notocorda ou cordão dorsal, que é uma espécie de “bastão” flexível que dá sustentação ao animal;
  2. – Sistema respiratório derivado da faringe que possui, pelo menos no embrião, fendas faríngeas, também chamadas de fendas branquiais;
  3. – Sistema nervoso tubular, oco e dorsal;
  4. – Cauda musculosa pós-anal.

 

Introdução aos Cordados

Veja com a professora Juliana Eveyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, as características únicas dos Cordados agora no resumo gratuito. Você vai compreender que já na origem da vida ocorrem a Neurulação e a Organogênese. Confira:

Mandou muito bem a professora Juliana. Agora é com você para dominar mais características dos Cordados:

Os três subfilos dos Cordados 

Cephalocordata (cefalocordados), Urochordata ou Tunicata (urocordados ou tunicados) e Vertebrata ou Craniata(vertebrados). Veja a seguir, as principais características destes três subfilos:

1 – Cefalocordados:

Os cefalocordados são animais pisciformes (com formato de peixes) que possuem como principais representantes o anfioxos. São animais pequenos, medindo geralmente até 6 cm de comprimento. Vivem no substrato marinho, mantendo boa parte do corpo enterrada.

Neste grupo, a notocorda acompanha o animal por toda a sua vida, assim como as fendas branquiais ou faríngeas.Biologia - CordadosEssas fendas, além de realizarem a respiração, tem como função filtrarem a água para a obtenção de alimento. Possuem sistema circulatório aberto, com um cordão ventral principal, sem coração bem demarcado.

Ligados à notocorda estão vários músculos segmentados que se movimentam conforme a deformação na notocorda. Em cada músculo encontram-se protonefrídeos, responsáveis por filtrar as excretas presentes no celoma.

São animais de sexos separados, que realizam reprodução sexuada com fecundação externa e desenvolvimento indireto.

2 – Urocordados:

Os urocordados ou tunicados são animais cuja aparência pode lembrar animais do filo dos cnidários, cujo representante mais famosa é a ascídia.  São animais sésseis, que vivem fixos no substrato marinho ou aderidos às rochas, podendo formar colônias em alguns casos.

Seus corpos são revestidos por uma túnica complexa, que tem textura macia ou cartilaginosa. Os tunicados são animais filtradores, que removem alimento do zooplâncton marinho.Biologia - CordadosA notocorda nestes animais está presente apenas em sua fase larval. Possuem um sistema circulatório curioso, em que o coração pode bombear sangue para as fendas faríngeas para oxigená-lo, assim como pode bombear sangue na direção oposta, para levar sangue aos tecidos. E

stes animais são monoicos ou hermafroditas, realizando reprodução sexuada com fecundação externa. Podem também realizar reprodução assexuada através de brotamento, originando colônias.

3 – Vertebrados:

Os vertebrados ou Craniatas são animais que possuem notocorda apenas na fase embrionária, sendo, em geral, substituída pela coluna vertebral composta de ossos ou cartilagem.

A maior parte dos vertebrado possuem vértebras que protegem o tubo neural com uma região anterior dilatada – o crânio, que protege os órgãos do encéfalo. Possuem esqueleto interno cartilaginoso ou ósseo, que cresce à medida que o animal se desenvolve.

Ao esqueleto encontram-se aderidos os músculos estriados esqueléticos que permitem o movimento dos vertebrados. Os vertebrados são animais que possuem uma série de adaptações às variações de temperatura. Veja as classificações a seguir:

– Animais endotérmicos: São animais que conseguem manter a temperatura corporal constante independentemente da temperatura ambiente, utilizando a energia do metabolismo para se manterem constantemente aquecidos. Ex.: mamíferos e aves.

– Animais ectotérmicos:  São os animais que não possuem mecanismos internos de manutenção de temperatura, por isso, terão a temperatura do ambiente.  Para ajustarem sua temperatura podem se expor ao Sol. Ex.: Peixes e anfíbios.

Dica 1: Que tal revisar também os conceitos e características básicas do Reino dos Animais? Então, veja este super post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/

Dica do Blog do Enem:

Antes de continuar a estudar as principais característica do Filo dos Cordados, revise também as principais características desse filo! Para isso, dê uma espiadinha nesta aula com vídeo-aula do professor Arthur Ramos.equinodermos destacada

Dica 3: Revise também a Classe dos Crustáceos do Filo dos Artrópodes! Veja este post com muitos vídeos interessantes sobre o assunto: https://blogdoenem.com.br/biologia-crustaceos-filo-arthropoda/
Dica 4: Os insetos constituem o maior grupo de animais do mundo! Eles podem aparecer no Enem e nos vestibulares! Revise aqui com o Blog do Enem! https://blogdoenem.com.br/classe-insetos-filo-arthropoda/

Aula Gratuita

Para concluir sua revisão, veja esta super vídeo-aula do professor Zé Rucker, do canal Aula livre do Youtube.

E aí, gostou da vídeo-aula? Muito legal, não é mesmo? Beleza! Agora, para você ficar “fera” em Biologia para as questões do Enem, veja a coleção de aulas do Curso Enem Gratuito:

Curso Enem Gratuito

Aumente suas chances nas notas de corte do próximo Enem com as aulas gratuitas do Curso Enem Online Gratuito. Todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio para você revisar, fazer simulados, e mandar bem no próximo Enem. Confira aqui o Curso Enem Online:

curso enem gratuito blue fino
Aumente suas chances no Enem

Dica 5: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel