Comunicação Humana – Revisão de Gramática Enem

Que tal uma revisada para arrasar em Linguagens, Códigos e suas tecnologias no Enem? Se liga nessa super aula sobre Comunicação Humana! Veja a teoria e a prática com um conjunto de exercícios. Confira abaixo.

Comunicação Humana: Veja as características básicas do Ato de Comunicação (Linguagem, Palavra, etc.). Confira o conteúdo e faça os exercícios.

Vamos lá? Então, para iniciar esta revisão sobre Comunicação Humana, observe sem pressa e com atenção a frase e a imagem a seguir. Depois, relacione-as e conclua a ideia que se estabelece.

“A comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social.” (Juan Diaz Bordenave)

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Você compreendeu o que o autor da frase disse? Ele reforça que o ser humano se comunica por necessidade de compartilhar, de dividir uma informação, uma emoção, um estado, uma história, uma representação, e assim por diante. Na imagem com um fragmento histórico de comunicação por imagens nas pedras também está inscrustrada uma comunicação.

Cada um desses tipos redacionais mantém suas peculiaridades e características. Nesta aula, falaremos, basicamente, do texto narrativo. A palavra “comunicação” origina-se do latim comunnicare e, conforme a etimologia apresentada no dicionário Houaiss, significa “ação de comunicar, de partilhar, de dividir”.

Então, podemos definir que comunicação humana consiste em um processo que envolve a troca de pensamentos, conhecimentos, sensações e ideias. Sendo o ato comunicativo a base da vida em sociedade, fica claro o motivo pelo qual o homem cria diferentes linguagens para se fazer compreender.

Linguagem

Consiste no conjunto de sinais (códigos) que podemos empregar na comunicação. Esse código pode ser representado por meio da linguagem verbal (oral ou escrita) ou não verbal. Vejamos a seguir alguns exemplos das variadas linguagens: pintura, gestos, cores, símbolos, expressões faciais e corporais, libras, escultura, desenho, fotografia, música, palavra, entre outros exemplos.

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“Presságios Favoráveis” (1944), de René Magritte

Observação: Tanto o homem quanto os bichos possuem linguagem, mas apenas os seres humanos são dotados da linguagem verbal.

Palavra

Conjunto de letras ou sons o qual estabelece uma ideia. A palavra é considerada um signo linguístico, ou seja, para se constituir uma palavra dois elementos inseparáveis se fazem necessários na composição do signo: o significante e o significado. Veja a seguir um esquema dessa situação.

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Assim, o significado é a ideia criada no cérebro da pessoa com base em um estímulo sonoro ou visual ou ambos, que é o significante. Logo, o signo é um símbolo utilizado para substituir a realidade.

Língua

Segundo o dicionário Houaiss, “sistema de representação constituído por palavras e por regras que as combinam em frases que os indivíduos de uma comunidade linguística usam como principal meio de comunicação e de expressão, falado ou escrito”.

O português, francês, espanhol, inglês, japonês são exemplos de língua.

Veja a seguir a mesma mensagem “Eu te amo” em outras línguas.

Africane – ek het jou lief

Albanês – Të dua

Esperanto – Mi amas vin

Alemão – Ich liebe dich

Italiano – lo ti amo

Francês – Je t´aime

Guarani – Rohayhu

Espanhol – Yo te amo

Inglês – I love you

Elementos do Ato da Comunicação

Para que ocorra a comunicação, deve existir a necessidade de interação, ou melhor, uma ação mútua. Em cada ato comunicativo podem
os identificar os seguintes elementos:

1- Emissor ou interlocutor: é a pessoa ou grupo de pessoas que envia a mensagem.

2 – Receptor ou interlocutor: é a pessoa ou grupo de pessoas que recebe a mensagem.

3 – Mensagem: é a informação que a pessoa ou grupo de pessoas deseja transmitir.

4 – Canal de comunicação ou contato: é o meio físico que possibilita a condução da mensagem.

5 – Código: é a linguagem utilizada pelo emissor para se expressar. Essa será recebida pelo receptor. Para que haja a eficácia da comunicação, ambos (emissor e receptor) devem dominar o mesmo código.

6 – Referente ou contexto: é o contexto, o assunto que define a mensagem.

Observação final:

Para Fiorin (2005, p.74), quando alguém comunica algo, sua intenção é agir no mundo, isto é, produzir um sentido que influencie outros. Como podemos verificar, o ato comunicativo impulsiona as pessoas a saírem de dentro de si mesmas, motivando-as a construir pontes para interagir com o outro. Sem dúvida, ela favorece a aproximação de culturas, a troca de idéias e o alargamento das visões de mundo que podem abrir caminho para o conhecimento, a convivência harmoniosa e as inovações. (Disponível em: www.orlandoribeiro.trd.br.)

Quer saber mais sobre o tema? Então veja este super resumo que a profª Kel, do canal Curso Enem Gratuito, preparou. Em seguida, resolva os exercícios.


Exercícios

Questão 1

O conhecimento dos componentes do ato de comunicação permite-nos exercer uma avaliação mais consciente de nossa posição nas diferentes situações comunicativas do cotidiano. No caso da leitura da tira de Mafalda, que segue abaixo, assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

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(Disponível em: clubedamafalda.blogspot.com)

a) ( ) No segundo quadrinho da tirinha, observamos um diálogo entre pai e filha.
b) ( ) Ainda no segundo quadrinho, o homem assume a posição de emissor.
c) ( ) O código utilizado pela garota (Mafalda) no último quadrinho é a língua portuguesa.
d) ( ) Mafalda assume na história dois papéis do ato comunicativo: o primeiro de ouvinte e, o outro de emissora.
e) ( ) O canal utilizado pelos personagens foi a internet.

[box type=”info” ]Dica 1 – Redação do Enem: Veja como evitar os vícios de linguagem mais comuns – https://blogdoenem.com.br/redacao-vicios-linguagem/[/box]

Questão 02

Com base nos estudo sobre comunicação humana, assinale a alternativa que apresenta uma incorreção.

a) A comunicação só se efetiva quando o receptor entende o significado da mensagem.
b) Não há necessidade de se conhecer o código para compreender o significado de uma mensagem.
c) As mensagens podem ser elaboradas com base em diversos códigos.
d) Para entender bem um idioma, é preciso conhecer suas regras.
e) A fala é o uso individual da língua pelos falantes de uma comunidade linguística.

[box type=”info” ]Dica – Você domina a leitura e a interpretação de textos? Que tal estudar um pouco mais o assunto? [/box]

Questão 3

Analise a situação transcrita, considerando os elementos do ato de comunicação. Em seguida assinale a alternativa correta.

Amir enviou um e-mail para sua esposa que está na África. Esse e-mail contém as seguintes palavras: “Amor, chego em dois dias. Tô com saudade! I Love you! Vc é D+. Beijos.”

a) Os códigos, que o emissor usa, são apenas a língua portuguesa e o inglês.
b) O canal utilizado pelo personagem é o meio físico ou virtual, que assegura a transmissão da mensagem. Nesse caso o e-mail encaminhado pelo internet.
c) O destinatário é o Amir.
d) A mensagem, que é o conteúdo transmitido, constitui tudo o que foi escrito pelo remetente.
e) O referente é o contexto, ou seja, o aviso da chegada de Amir da África.

[box type=”info” ]Dica 3 – Entenda como as redações do Enem são corrigidas.[/box]
Questão 4

Levando-se em consideração os elementos constitutivos de um cartaz e a mensagem estabelecida; conclui-se que o autor do cartaz abaixo teve como objetivo:

a) utilizar uma linguagem sintética, amplamente objetiva, contendo informações necessárias para sensibilizar o leitor em relação ao problema do abandono de animais de estimação.
b) criar suspense em relação a um problema social e despertar medo no leitor.
c) Apenas nos informar sobre o problema do abandono de animais.
d) Destacar o emprego da linguagem figurada.
e) Ironizar um problema social, a fim de provocar uma tomada de consciência do leitor para as dificuldades vividas pelos animais de estimação que são abandonados.

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Questão 05

Estabeleça a relação entre as colunas, numerando a segunda de acordo com os elementos do processo de comunicação expressos na primeira:

( 1 ) emissor
( 2 ) receptor
( 3 ) código
( 4 ) canal
( 5 ) mensagem
( 6 ) referente
a) ( ) Língua portuguesa formal
b) ( ) Diário Oficial, documentos e publicações
c) ( ) Órgãos Públicos e público em geral
d) ( ) Programas e projetos da Administração Pública
e) ( ) Informações, comunicados e registros
f) ( ) Órgãos Públicos

Para completar sua revisão, acompanhe essa videoaula do canal Língua P, disponível no Youtube.

Você consegue solucionar os exercícios logo acima? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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