De nada adianta você escrever um texto que esteja de acordo com todas as normas gramaticais e fugir do tema. É zero na certa. Descubra em que casos a prova de redação do Enem recebe nota zero.
Não há nada pior para um aluno que se preparou o ano todo para as provas do Enem e de vestibular do que zerar a redação do Enem. Você não quer ver todo seu esforço desperdiçando por falta de atenção, não é mesmo? É por isso que vou explicar tudo o que você precisa saber para garantir sua vaga no ensino superior. Vamos lá?
Como não zerar a redação do Enem
Primeiramente, você precisa dominar o sistema de pontuação da correção da Redação. No Enem, por exemplo, todo candidato é avaliado em cinco competências. Todas essas aptidões serão cobradas na redação. Cada uma delas soma 200 pontos. Portanto, a maior nota que o estudante pode tirar na prova de redação do Enem é 1000. A mínima é zero.Para garantir um bom resultado, é fundamental estar atento a todos os pontos que serão avaliados pela banca examinadora. Os profissionais que vão ler sua redação vão exigir de você, aluno, cinco aptidões básicas para produzir um texto de qualidade. A seguir, confira o que pede cada uma das competências da redação do Enem.
Primeira competência
Você precisa dominar pelo menos o básico da Língua Portuguesa para ser pontuado nessa competência. O avaliador vai buscar indícios de o que candidato conhece as regras gramaticais e se ele consegue produzir um texto que tenha sentido. O texto que não estiver estruturado de uma forma que possibilite a leitura ou que apresente erros muito graves de ortografia receberá nota zero nessa competência.
Segunda competência
A fuga do tema é um dos principais motivos que levam o aluno a tirar nota zero na redação. É justamente esse critério avaliado na segunda competência. A banca vai entender que o aluno não tem nenhum conhecimento sobre o assunto proposto.
Por isso, preste muita atenção na hora de ler a proposta. Afinal, você não vai querer a falta de concentração prejudique tanto seu desempenho. O modelo de texto cobrado na redação do Enem é dissertativo-argumentativo. O aluno que produzir uma poesia, por exemplo, também vai tirar nota zero. Confira abaixo videoaula do professor Dimitri Sarmento.
Dica 1: Veja o que mais cai na prova de Linguagens no Enem e as principais dicas para você mandar bem em Português e Literatura: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/linguagens/
Dica 2: Você conhece todas as características do texto dissertativo-argumentativo? https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/
Terceira competência
Nessa competência, será avaliada a organização das ideias apresentadas. O aluno que começa a discorrer sobre um tema e, de repente, interrompe o raciocínio ou muda a argumentação sem avisar o leitor, não terá uma boa pontuação nesse requisito.
O que avaliador quer é um texto fluido, fácil de entender e com os argumentos claros e ordenados. A relevância das justificativas apresentadas para defender a principal tese do autor também será considera. Tudo isso significa que você precisa conhecer o tema sobre o qual está discorrendo. Somente assim, é possível saber quais pontos são mais pertinentes e merecem ser destacados.
Dica 3: entenda como as redações do Enem são corrigidas: https://blogdoenem.com.br/corrigem-redacoes-enem-vestibular/
Quarta competência
Aqui, serão avaliados os mecanismos linguísticos do candidato. O termo parece complicado, mas não é tão difícil assim de colocar em prática. Não é possível produzir um texto claro repetindo termos ou usando as preposições da forma errada, não é mesmo? Tais equívocos dificultam a compreensão do texto e, por isso, são descontados.
Quinta competência
O que será avaliado nesse item é a parte final do texto. Basicamente, o aluno precisa estar atento na hora de escrever a conclusão. Na introdução do texto, devem-se apresentar as perguntas que serão discutidas ao longo da redação. No parágrafo final, é o momento de apresentar as soluções e o seu posicionamento.
Dicas para fugir do zero na redação
Confira agora com a professora Daniela Garcia, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas para não zerar a redação do Enem:
Dica 4: você sabe quando empregar o “há” em suas redações? Confira as dicas do professor Wilson Nunes: https://blogdoenem.com.br/redacao-ha-enem-vestibular/
Outros casos de Redação nota zero!
O aluno que entregar a folha em branco ou escrever menos do que o mínimo necessário também vai zerar a prova de redação do Enem. O candidato também recebe a nota mínima quando escreve termos ofensivos, desenha na folha da redação ou faz qualquer interferência que não corresponda ao tema.
Tenham sempre em mente que não atender a segunda competência acarreta em nota zero. O aluno que fugir do tema terá sua redação anulada mesmo que atenda a todas as outras competências. Por isso que o exercício mais importante na hora de treinar a redação é desenvolver a habilidade de identificar o tema e desenvolvê-lo em todas as linhas.
Fuja da Nota Zero na Redação:
O Ministério da Educação colocou dentro do Guia da Redação do Enem os problemas no texto dissertativo-argumentativo que provocam a Nota Zero na Redação. Veja a lista e fuja deles:
– fuga total ao tema;
– não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
– extensão de até sete linhas;
– cópia integral de texto(s) motivador(es) da proposta de redação e/ou de textos
motivadores apresentados no caderno de questões;
– impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
– parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
– assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a
assinatura do participante;
– texto integralmente em língua estrangeira;
– desrespeito aos direitos humanos (critério suspenso provisoriamente pela Justiça Federal); e
– folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
Este post sobre como não zerar a redação enem foi escrito por Victor Toscano, jornalista, e que mora em São Paulo. Foi professor de inglês em diversas escolas e trabalhou como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano