A crítica ao capitalismo e proposição do comunismo foram ideias de Karl Marx que provocaram enorme impacto na humanidade. Teste seus conhecimentos sobre o assunto com nossa lista de exercícios!
O alemão Karl Marx é um dos clássicos pensadores da Sociologia, ao lado de Max Weber e Émile Durkheim. Como seus colegas, viveu na sociedade em transformação do final do século XIX, época de desenvolvimento do sistema capitalista de produção industrial. Teste seus conhecimentos com exercícios sobre Karl Marx e prepare-se para o Enem com nosso resumo!
Resumo sobre Karl Marx
Karl Marx (1818-1883) foi contemporâneo ao crescimento das fábricas na Europa após o início da Revolução Industrial na Europa. Ele documentou em seus escritos as desigualdades sociais advindas dos novos modos de produção, e as péssimas condições de trabalho e de remuneração dos operários daquela época.
Marx foi crítico da sociedade capitalista ao dizer que os detentores do capital, os donos dos meios de produção e chamados capitalistas, formavam uma classe dominante que utiliza de sua ideologia para manipular os dominados, o proletariado, e que possuíam apenas sua força de trabalho.
As análises críticas de Marx a respeito da sociedade capitalista tiveram grande impacto nos meios intelectuais e serviram de inspiração para ações políticas orientadas para a implantação do socialismo e do comunismo.
Karl Marx foi influenciado pelo pensamento do filósofo alemão Georg Hegel (1770-1831), que criou o método dialético com os conceitos de tese, antítese e síntese. A fim de elaborar suas ideias, Karl Marx partiu do método de Hegel e sugeriu uma proposição onde a sociedade capitalista iria caminhar através de sucessivas teses e antíteses para uma síntese futura.
Na ótica de Marx, essa síntese seria o comunismo, com o exercício do poder pela classe proletária que seria detentora dos meios de produção.
Videoaula sobre Karl Marx
Em seguida, assista à aula da professora Anna para conhecer as principais ideias e teorias de Marx. Se quiser aprofundar seus estudos, tem mais conteúdo logo depois dos exercícios sobre Karl Marx.
Exercícios sobre Karl Marx
Marx é um dos pensadores que mais caem nas questões de Sociologia do Enem. Então teste seus conhecimentos com nossa lista de exercícios e confira o que você precisa revisar:
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(Mackenzie SP/2015)
Ao analisar os acontecimentos e consequências de 1848, na França, Karl Marx denominou de “18 brumário de Luís Bonaparte” o golpe de Estado realizado por esse último. A denominação é historicamente possível, pois
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UFGD MS/2013)
Karl Marx e Friedrich Engels são importantes e destacados autores das teses do socialismo científico, cuja proposição se baseou
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UEG GO/2013)
Em sua 11.ª tese sobre Feuerbach, Karl Marx (1818-1883) afirma que “Os Filósofos até hoje interpretaram o mundo, cabe agora transformá-lo”. Muitos marxistas interpretaram mal a frase de Marx e abandonaram livros, teoria e partiram para a prática, negligenciando o significado da noção de práxis em Marx. Nesse sentido, tem-se que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEG GO/2013)
A respeito do materialismo histórico de Karl Marx, verifica-se que é uma
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFT TO/2013)
Em 1848, foi editada uma obra de Karl Marx e Friedrich Engels em que os autores difundiram as bases políticas e ideológicas da chamada “Luta de Classes.” Trata-se do livro:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ACAFE SC/2011)
Karl Marx, mediante análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, criou uma série de conceitos econômicos, políticos e sociais que foram a base da ideologia socialista.
Acerca do Marxismo, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UFRRJ/2006)
Sobre as primeiras ações socialistas, Karl Marx e Friedrich Engels, no Manifesto Comunista de 1848, afirmaram o seguinte:
“As primeiras tentativas do proletariado para impor diretamente o seu próprio interesse de classe, num tempo de agitação geral, no período da revolução que pôs termo à sociedade feudal, falharam necessariamente por não estar ainda desenvolvida a figura do próprio proletariado e por faltarem ainda condições materiais da sua libertação, que são precisamente o produto da época burguesa.”
Em relação aos primórdios do movimento operário na Europa, é correto afirmar que:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNIMONTES MG/2004)
A revolução dos bolcheviques é a revolução contra O capital de Karl Marx..
(GRAMSCI, Antônio. A revolução contra O capital. Citado por DIVALTE. História.São Paulo: Ática, 2002, p.302)
A interpretação CORRETA da frase do renomado pensador marxista Antônio Gramsci é:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNCISAL AL/2015)
Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a Natureza.
Marx, Karl. O capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983. v. I. p. 149.Partindo das concepções marxianas sobre o trabalho, assinale a alternativa correta.
Correto
Resposta correta! Parabéns. Continue com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNESP SP/2016)
A condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos particulares, a formação e o crescimento do capital; a condição de existência do capital é o trabalho assalariado. […] O desenvolvimento da grande indústria socava o terreno em que a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação dos produtos. A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.
(Karl Marx e Friedrich Engels. “Manifesto Comunista”.
Obras escolhidas, vol. 1, s/d.)Entre as características do pensamento marxista, é correto citar
Correto
Resposta correta! Parabéns. Continue com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!
Materialismo Histórico
O materialismo histórico é o método desenvolvido por Karl Marx para explicar o funcionamento das sociedades humanas em diferentes épocas. Marx explica que as relações sociais são construídas de acordo com as relações materiais de existência.
A forma como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente aquilo que são. Portanto, o que são coincide com sua produção, tanto com aquilo que produzem como com a forma como produzem.
Assim, Karl Marx analisa a sociedade a partir da existência de seres humanos que, por meio da interação com a natureza e com outros indivíduos, buscam sua sobrevivência. Nessa atividade, recriam a si próprios e reproduzem sua espécie num processo que é continuamente transformado pela ação de sucessivas gerações.
De acordo com Marx, a principal atividade humana é o trabalho, como um processo de produção e reprodução da vida. Desse modo, o homem constrói sua história por meio do trabalho.
Essa reprodução da vida humana por meio do trabalho é o fundamento do materialismo histórico, que foi utilizado nas ideias de Karl Marx para analisar a economia, a política e a sociedade.
Marx explica também que os fenômenos sociais e culturais são transitórios. Portanto, as formas econômicas de produção e de consumo são também transitórias e históricas. Ao adquirir novas forças produtivas, os homens modificam seu modo de produção, gerando mudanças nas relações econômicas.
Além disso, as ideias, gostos, crenças, ideologias, elementos gerados socialmente são transitórios e dependem do modo como os homens se organizam para produzir.
Para relembrar de outros temas tratados por Karl Marx como luta de classes e mais-valia, confira nossa aula completa sobre o pensador.
Aproveite para assistir também à paródia sobre luta de classes feita pelo professor Felipe do Curso Enem Gratuito: