Aprenda a diferença entre Tema e Título – Redação Enem

Saber diferenciar o Título do Tema da Redação é fundamental para fazer um bom texto no Enem e no vestibular. Veja duas videoaulas gratuitas sobre título e tema na Redação.

Escolher um título para a Redação é uma das tarefas que mais nos causam dúvidas. Como não cair no clichê, e fazer confusão entre o Tema e o Título? Como fazer um título que chame atenção? Como destacar a ideia central do texto?  Vamos lá, sem medos. É compreensível que se tenha esses questionamentos, pois a Redação vale muitos pontos no Enem e no vestibular.

Tema e Título na Redação

Por isso, não descuide de nenhum detalhe, muito menos do Título. Para ficar claro, vamos à definição de Tema e de Título numa Redação:

  • Tema: é o assunto a ser desenvolvido em seu texto dissertativo argumentativo, que é o estilo cobrado na Redação do Enem.
  • Título: o título indica o enfoque do texto, traz o aspecto central das ideias desenvolvidas no texto da Redação do Enem. Por isso, recomenda-se que seja o último elemento criado.

 

O Título não é obrigatório, e nem vale pontos. Mas, para alguns candidatos, criar um titulo ajuda a organizar as ideias e a elaborar os parágrafos. Então, se te ajudar colocar um título, pode sim colocar.

Exemplo de diferença entre Tema e Título:

Vamos supor que o Tema da Redação fosse “Amor incondicional”. Você começou a desenvolver seu texto listando tudo o que você conhece sobre o assunto: amor de mãe e filho; amor de irmãos; amor pelos animais; amar o próximo e assim por diante.

Em seguida, você optou por dar o seguinte enfoque ao seu texto: “amor de mãe e filho”.  Sua Redação poderia ter Títulos como: “Um amor que nasceu no ventre” ou “Mãe: meu amor e gratidão”.

No entanto, se você repetir no Título da redação o Tema sugerido (Amor incondicional), ou criar algo muito próximo, “Mãe: amor incondicional”, provavelmente sua redação vai perder pontos por falta de criatividade.

Pior que não ser criativo é se esquecer de escrever o Título, então não fique de bobeira. Confundir Tema e Título e perder pontos.

Aula Gratuita sobre Tema e Título da Redação do Enem

Confira com a professora Daniela Garcia, do  canal do Curso Enem Gratuito, as dicas para você não vacilar na hora de colocar o título no texto dissertativo-argumentativo. Depois da aula veja os 10 erros mais comuns na Redação. Se liga para não perder pontos:

A dica do Blog do Enem, então, é esta: Na hora de revisar sua redação,  antes de passar a limpo, deixe na primeira linha o espaço de colocar um título, se você quiser. Porém, o principal é não fugir do Tema!!!

Os erros mais comuns na Redação:

1 – Fuga ao tema

A proposta da Redação Enem tem um tema dado em um enunciado e três textos de apoio relacionado ao assunto. Supondo que o tema sugerido pelo exame seja “combate à crise hídrica” e o candidato escreve um texto apresentando boas informações sobre a questão da escassez de água.

Pode apresentar dados geográficos e informações sobre o abastecimento, sem falar, no entanto, de ações efetivas de combate e prevenção do gasto excessivo de água. A nota é zero.

É preciso abordar todo o tema, evitando focar-se em um único aspecto do assunto. A proposta do tema e os textos de apoio estão aí para colocá-lo no caminho certo. Considerar apenas um deles é um pecado muito grande. É preciso ler e considerar todos os textos antes de escrever a redação.

2 – Ambiguidade

Ela resulta de textos mal elaborados, Surgindo quando uma mesma frase possui sentidos diferentes, até mesmo contrários, obscurecendo a interpretação do autor em relação ao tema e suas intenções a partir daquele texto. Veja alguns exemplos de frases ambíguas:

Errado: A mãe de Pedro entrou com seu carro na garagem. (De quem era o carro?)
Correto: A mãe de Pedro entrou na garagem com o carro dela.
Uso indevido de pronomes possessivos

  • Errado: A mãe pegou o filho correndo na rua. (Quem corria? A mãe ou o filho?)
    Correto: A mãe pegou o filho que corria na rua.
    Uso indevido de formas nominais
  • A orientação é que o candidato seja bastante específico naquilo que escreve e certifique-se de que as frases expressem exatamente aquilo o que está querendo dizer. Para isso, é essencial reler cada sentença posta no papel.

3 – Períodos muito longos

Frases longas podem ser um problema na hora de manter a coesão do texto. Uma frase comprida, geralmente com mais de 25 palavras, dá maior chance aos erros, pois o uso inadequado de conectivos pode prejudicar o entendimento do texto. Além disso, as frases longas prejudicam a compreensão e abrem margem para problemas de concordância.

O ideal é preferir frases curtas e médias. Perceba quando um período está ficando longo demais e identifique um ponto de corte. Suas ideias ficarão bem mais claras.

4 – Generalização e terceirização de problemas

Uma das cinco competências da Redação Enem exige que o candidato elabore uma proposta de intervenção do tema. No entanto, é preciso evitar argumentos que coloquem terceiros na luta pela causa. A ideia é que o alune pense a proposta de intervenção detalhadamente a partir de suas próprias ações.

Além disso, a generalização é um problema que deve ser evitado, nada de falar “vamos todos agir”. O candidato deve detalhar como algo pode ser feito, sugerindo, por exemplo, programas sociais nas escolas públicas. Evite palavras como “todos”, “nunca”, “jamais” e “sempre”, pois elas tendem a nos fazer cair em generalizações indevidas.

Veja exemplos de Redação Enem Nota 1000

Quer melhorar ainda mais as suas chances? Veja aqui uma seleção completa de textos de Redação Nota 1000.  São redações aprovadas com nota máxima no Enem. Confira 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000.

5 – Primeira pessoa do singular

No texto dissertativo-argumentativo, é necessário escrever na terceira pessoa do singular. “Eu penso”, “eu acho”, “na minha opinião” e “no meu ponto de vista” devem ser evitados, pois fogem da impessoalidade característica do gênero textual.

6 – Gírias e expressões da oralidade

A primeira competência da Redação Enem avalia a capacidade dos candidatos de demonstrar seu domínio sobre a norma padrão da língua portuguesa. Desta maneira, o candidato deve evitar expressões típicas da língua falada, registros de oralidade de gírias como “né”, “daí”, “tipo assim”, “tá ligado”.

Além disso, cabe destacar que também é preciso evitar o uso de abreviações da internet, como “vc”, “cmg” “tb”, “q”, “pq”, “qdo”, “pra”. Use sempre as palavras por extenso.

Dica do Blog: Veja como fazer a Redação do Enem

Você já viu uma coleção de erros que precisa evitar para não se prejudicar. Agora, veja com a professora Dani, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido sobre Como elaborar o texto dissertativo-argumentativo da Redação do Enem:

Então, ficam as dicas da Dani pra você mandar bem na Redação do Enem. Continue agora a ver os principais erros que derrubam os candidatos.

7 – Erros ortográficos

Nem é preciso entrar muito neste tema. Todos sabemos que estes erros devem ser evitados a todo custo, pois ganham a antipatia do corretor na mesma hora. Mas como evitá-los? Com muita leitura em um momento anterior ao exame, e com muita atenção dos autores para os recursos utilizados e para a forma e o tom com que escrevem.

Alguns erros ortográficos mais comuns são “concientização” no lugar de “conscientização”, “pretencioso” no lugar de “pretensioso”, “compreenssão” no lugar de “compreensão”.

Veja O Guia Oficial do MEC para a Redação Enem.

O Ministério da Educação publicou um guia de Redação com uma seleção de textos aprovados com nota máxima pela equipe de avaliadores contratada para corrigir as redações do Enem.  O Guia apresenta ainda as dicas e orientações completas sobre como elaborar o texto dissertativo-argumentativo. Acesse o Guia da Redação Enem para mandar bem.

8 – Uso incorreto das palavras “mal” e “mau”

Mau é um adjetivo, ou seja, qualifica um substantivo, como ocorre em “menino mau”. Já mal pode assumir a função de substantivo ou advérbio, ou seja qualifica um verbo, como em “mal feito” ou rege um adjetivo, como em “um mal irreparável”.

Para facilitar, procure substituir as palavras por seus antônimos: “mau” está sempre em oposição a “bom” e “mal” está sempre em oposição a “bem”.

9 – Falta de progressão textual

As ideias do texto devem fluir da maneira mais compreensível e natural possível. Antes de iniciar a redação, elabore um roteiro com as suas ideias sobre o tema e a ordem em que serão trabalhadas. O texto dissertativo divide-se em três grandes blocos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Defina previamente o que e como será abordado em cada um desses blocos. Planeje cada parágrafo com cuidado e apenas comece a escrever o texto quando já tiver bem claro na sua cabeça como o texto ficará no final.

No momento específico da redação do texto, para ajudar a dar fluência, faça uso de conectivos – conjunções que ligam as orações e ajudam a estabelecer ligação entre as orações. “Contudo”, “entretanto”, “porém”, “todavia”, “no entanto”, “embora”, “ainda”, “uma vez que”.

10 – Não use palavras que não façam parte do seu vocabulário

Na ânsia de demonstrar o domínio da norma culta, muitos candidatos podem empregar termos sofisticados e incomuns de maneira equivocada. Se você não tem certeza sobre o uso de uma palavra ou outra, seja pela grafia ou pela sua significação, evite-a. Não troque o certo pelo duvidoso.

11 – Crase

Equívocos com relação ao uso da crase são muito comuns. Lembre-se que a crase denota a junção da preposição “a” com o artigo feminino “a”.

Portanto, a crase nunca será utilizada diante de nomes masculinos, verbos ou pronomes como “você”, “ele”, “ela”. Tire todas as suas dúvidas sobre crase com este artigo do Blog do Enem.

12 – Uso incorreto do pronome relativo “onde”

Os pronomes relativos substituem nomes de uma oração anterior e estabelecem relação entre duas orações. Este pronome só deve ser utilizado como referência a lugares: “a briga aconteceu na escola onde o professor dava aulas”.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel