História: os 10 temas que mais caem no Enem e no Vestibular

Revise com aulas e apostilas gratuitas no Blog do Enem os 10 temas que mais caem nas provas de História no Enem nos Vestibulares do Brasil. Tem desde a Idade Média, Renascimento, o movimento Iluminista, a Revolução Industrial, o Brasil Colonial (ciclo do Açúcar e Ciclo do Ouro), e Martinho Lutero com a Reforma protestante. Seleção feita pela professora Carla Regina. Veja abaixo.

Confira 10 tópicos que estão entre os que mais caem nas provas de História do Enem e do Vestibular.

Apesar de existirem muitos conteúdos para serem cobrados nas provas do Enem e dos Vestibulares, há sempre os preferidos pelas bancas. Aqui você confere 10 conteúdos recorrentes entre os temas mais frequentas nas provas de História do Enem e dos Vestibulares.

Assim como na História nas outras matérias também se repetem os conteúdos de fundamentos de cada disciplina. No estilo de questões do Enem, que são ‘interdisciplinares’, estes conteúdos clássicos podem ser articulados com assuntos mais atualizados. As questões podem virar multidisciplinares, e o enunciado pode envolver diversas competências.

Estude na lista abaixo 10 tópicos entre os mais prováveis de aparecerem nas questões de História no Enem. Em cada um deles você encontra uma aula completa com textos, vídeos, exercícios e dicas para melhorar o seu desempenho. É contigo!

1 – Revolução Industrial: o cotidiano nas fábricas

A história da humanidade mudou por completo desde o domínio da máquina a vapor movida a carvão e que passou a ser utilizada como força motriz para os equipamentos industriais na Inglaterra do século XVIII. A Revolução Industrial Nesta aula  sobre a Revolução Industrial você fica sabendo como era o cotidiano nas fábricas. Cai no Enem, no Encceja, e nos vestibulares do todo o Brasil. Veja aula gratuita com o professor Felipe, do canal Curso Enem Gratuito:

Muito bom este resumo!

2 – Brasil Colonial – As missões jesuíticas

É hora de relembrar o conteúdo sobre as missões jesuíticas. Veja como os padres Jesuítas iniciaram o processo educacional no Brasil.

Eles desenvolveram uma rede educacional voltada para as etnias indígenas do cone Sul, mas foram bombardeados pela Corte de Portugal no Brasil e pela Corte da Espanha.As Missões Jesuítas no BrasilSoldados a mando de Portugal praticamente destruíram as Missões Jesuítas em nosso país. Confira aula gratuita sobre o povoamento do interior do país.

Com este resumo você revisa Entradas e Bandeiras, e também as Missões Jesuíticas. Confira:

Agora, vamos continuar com o Ciclo do Ouro.

3 – O Ciclo do Ouro no Brasil – A Guerra dos Emboabas

Nas terras do Estado de Minas Gerais o Brasil viveu uma grande corrida do ouro no Século XVII. A mão de obra era escrava, tanto de origem indígena quanto de origem africana. A Guerra dos EmboabasAs disputas pela riqueza envolviam os “residentes” nas regiões de garimpo e os “forasteiros” que chegavam para se aventurar.

O maior destes conflitos ficou conhecido com A Guerra dos Emboabas.. Veja aula gratuita. Confira no resumo em vídeo como foi o Ciclo da Mineração no Brasil Colonial.

Excelente o resumo.

 

04

 O Absolutismo: Como os reis tornaram-se tão poderosos?

Veja o que foi o Absolutismo e saiba como os reis na Europa do século XVII tornaram-se tão poderosos. O mais famoso deles foi o rei francês Luís XIV, o Rei Sol > https://blogdoenem.com.br/absolutismo-reis-historia-enem/

 

05
A População no Brasil Colônia

Sociedade Mineradora: uma sociedade diversificada

É hora de relembrar o conteúdo sobre a sociedade mineradora. Nesta aula você vai entender porque esta sociedade era tão diversificada.

https://blogdoenem.com.br/sociedade-mineradora-historia-enem/

 

 

06
O ILuminismo

Iluminismo: a valorização da razão – História Enem

Chegou a hora de você relembrar o conteúdo sobre o Iluminismo. Este movimento filosófico valorizava a razão. Cai no Enem e nos vestibulares do todo o Brasil.https://blogdoenem.com.br/iluminismo-historia-enem-2/

 

07
A Economia Açucareira no Brasil

História Enem: A economia açucareira do Brasil colonial

Confira tudo sobre a economia açucareira do Brasil colonial. Nesta aula você fica conhecendo um pouco mais sobre a produção do açúcar na época colonial.https://blogdoenem.com.br/economia-acucareira-brasil-colonial/

 

 

 

 

08
O Ciclo da Mineração

Mineração: o controle português sobre o ouro colonial

É hora de relembrar o conteúdo de história sobre a Mineração no Brasil colonial. Nesta aula você fica sabendo como ocorreu o controle português nas regiões das  minas. https://blogdoenem.com.br/mineracao-brasil-colonial-historia-enem/

 

09

Martinho Lutero: A Reforma Protestante e a Igreja católica

Vamos conhecer um pouco mais sobre Martinho Lutero e as críticas à Igreja católica? Você sabia que ele fundou uma nova religião?https://blogdoenem.com.br/martinho-lutero-protestante/  

 

10

Os movimentos religiosos da Idade Média

Vamos estudar sobre as Cruzadas? O movimento das Cruzadas faz parte do conteúdo sobre a Idade Média e Feudalismo.

https://blogdoenem.com.br/cruzadas-historia-enem/

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel