ProUni 2012: Universidades aderem ao programa a partir de amanhã

Universidades e instituições de ensino superior podem aderir ao ProUni 2012 a partir de amanhã.

Começa amanhã, 16 de Novembro o prazo para as instituições de ensino superior manifestarem interesse em oferecer vagas pelo ProUni 2012. O prazo é de 16 de Novembro até 23h59 do dia 5 de Dezembro de 2012. A adesão deve ser feita exclusivamente pelo Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni), disponível na internet.

As instituições de ensino superior que possuírem mais de um local de oferta de cursos para o Prouni 2012, deverão firmar termo de adesão para cada campus específico, abrangendo todos os cursos e turnos.

As instituições também precisam informar o tipo de bolsas de estudo que pretendem oferecer – integral ou parcial, em cursos de graduação ou sequenciais de formação específica. O cálculo do valor da bolsa deve incluir, além das mensalidades, a matrícula e os custos extras, como no caso de estudantes que precisam refazer uma matéria em caso de reprovação.

Fique atento, as instituições não podem cobrar taxas na seleção, devendo informar antes aos estudantes pré-selecionados quais os critérios de aprovação, que não poderão ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos estudantes selecionados em seus processos seletivos regulares. O bolsista do ProUni 2012 deve ser avaliado no mesmo nível que os demais estudantes.

Quanto ao número de vagas do ProUni 2012, as universidades devem informar, nos editais de seus processos seletivos, quantas vagas para bolsas integrais e quantas vagas para bolsas parciais do ProUni 2012 e isso em todos os cursos e turnos e em cada local de oferta.

O Programa:

O Programa Universidade para Todos – ProUni faz a concessão de bolsas de estudo integrais (100% do valor da mensalidade) e parciais (50% do valor da mensalidade) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Aluno:

Para se inscrever no programa de bolsas é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e obtido pelo menos 400 pontos de média nas cinco provas do exame (matemática, linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e redação).

Número de bolsas ofertadas pelo governo para o primeiro semestre de 2012 você encontra aqui, para ter uma ideia de quantas bolsas existem para cada região do país, mas ainda não é a lista das Universidades que aderiram.

O candidato à bolsa do ProUni 2012 não precisa fazer o Vestibular daquela instituição mas precisa verificar se a Universidade faz algum processo seletivo para os alunos de ProUni, que nao deve ter taxa. Isso você acompanha no site da Universidade que escolheu cursar.

As bolsas do ProUni 2012 valem para toda a duração do curso, mas para permanecer recebendo o benefício durante o curso, o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.

Legal né? Fica esperto nas datas!

ProUni 2012

Para você: nosso calendário Enem 2012!

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; (UFA, já passou!)

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação; (UFA, já passou!)

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;  E ai, foi bem??

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Fonte: JM Online

MEC