Prouni 2013 ainda tem vagas! Veja como concorrer

Prouni 2013 tem portaria em Diário Oficial orientando o preenchimento de vagas remanescentes para 2013/1

Não tá entendendo muito sobre o que é o Prouni 2013?Você que está nos visitando e quer saber o que é o Enem e como ele pode te dar uma vaga na universidade, veja nas abas de navegação do nosso Blog (aqui mesmo, logo acima do post).  Então você vai saber que com o Enem, você pode participar de programas do Governo como o SISU (Sistema de Seleção Unificada) para vagas em universidades públicas e participar também do Fies (Financiamento Estudantil) e também o Prouni (Programa Universidade para Todos) e é do Prouni que vamos falar mais hoje para você.

O Prouni resumidamente é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Para participar do Prouni, o estudante deve vir  do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola, e para concorrer a uma bolsa integral (100%), o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%) pelo Prouni, a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Muito bem, você pode estar pensando que é só tirar uma nota boa no Enem 2013 e se inscrever pra UMA chance pelo Prouni, certo? Errado! Você tem no mínimo 4 (isso mesmo, quatro) chances de conseguir uma vaga. Como? O Prouni tem duas chamadas  (este ano os resultados  foram nos dias 24 de Janeiro a primeira chamada e dia 08 de Fevereiro a segunda) e ainda tem a Lista de Espera que você pode se inscrever mais tarde estando já matriculado pelo Prouni ou não. Este ano o resultado da Lista de Espera foi dia 28 de Fevereiro e a segunda chamada da Lista de Espera saiu dia 08 de Março. Vale muito a pena fazer o Enem 2013 pra entrar nessa, não acha??

Ainda assim, tem vaga sobrando pelo Prouni 2013 pelo Brasil, por isso, o Ministério da Educação publicou uma Portaria orientando as universidades sobre as vagas remanescentes (que sobraram).

A portaria Normativa n. 4 publicada em 14 de Março no Diário Oficial. Esta portaria dispõe sobre a ocupação de bolsas remanescentes do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao primeiro semestre de 2013. Quer consultar o texto na íntegra? Acesse AQUI!

Em Resumo, as Universidades poderão usar as bolsas remanscentes do Prouni 2013:
I – conforme a classificação em processo seletivo próprio,inclusive vestibular, para as turmas iniciadas no primeiro semestre de2013;
II – conforme o desempenho acadêmico, mensurado pelainstituição, para as turmas iniciadas anteriormente ao primeiro semestre de 2013.
II-  terão prioridade na ocupação das bolsas do Prouni 2013, os estudantes professores da rede pública de ensino regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia.
As Universidades devem divulgar em lugar acessível (físico e pelo próprio site) o número de vagas pelo Prouni 2013 para cada curso e turno assim como a lista dos alunos aprovados e também os reprovados e o motivo que os reprovou. A IES que optar por conceder as bolsas remanescentes nos termos deverá emitir os Termos de Concessão de Bolsa dos estudantes beneficiados, em módulo próprio do Sistema Informatizado do Prouni – Sisprouni, no período de 20 de março de 2013 até às 23 horas e 59 minutos do dia5 de abril de 2013, observado o horário oficial de Brasília.
Já pensou? Achar que vai esperar até o meio do ano e cair uma vaga assim no seu colo? Fique esperto e não perca esta chance, corra na Universidade para ver as opções pelo Prouni 2013 primeiro semestre!
prouni 2013

Agora que você já sabe o que é o Enem, conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem