[VEJA] – 10 estratégias para vencer as notas de corte do Sisu

Você tem apenas 4 dias para tomar suas decisões e vencer no jogo das Notas de Corte do Sisu. Mas, um lance errado pode derrubar toda a sua estratégia, e perder tudo. Veja agora as 10 Estratégias para você conseguir conquistar a sua vaga.

Entenda  como funciona o jogo das Notas de Corte do Sisu e do Prouni. É como num Game. Você ganha vidas se souber onde ‘encaixar’ a sua Nota de Corte no leilão de vagas no SISU.  Veja como se preparar para esta guerra. São apenas quatro dias para a inscrição e o jogo de estratégia para você conseguir a vaga.

O resultado do Enem é o tiro de largada pra você entrar na universidade. Têm as vagas do SISu, do PRouni, do FIES, e das bolsas de estudo direto com as universidades privadas. Medicina, Direito, Psicologia, Enfermagem, Engenharia Civil, Administração, Pedagogia e todos os cursos. Veja como conquistar a sua vaga.

As dicas para vencer as Notas de Corte

Mesmo lendo tudo a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),  sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu),  sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni), e sobre o Financiamento Estudantil (FIES) sempre fica uma dúvida das Notas de Corte, Tire suas dúvidas e veja como funcionam as notas de corte no E-book do Sisu, e no E-book do Prouni:

Veja agora:

  1. Como funcionam as notas de corte do Sisu?
  2. Como calcular minhas chances no Prouni?
  3. Como ver se tenho chance no Sisu?
  4. As notas de Corte nas Cotas do Sisu são mais baixas?
  5. Socorro, só tem pedreira nas Notas de Corte do Prouni e nas Notas de Corte do Sisu!

Chega de dúvidas: os sistemas de acesso ao ensino superior criados pelo Ministério da Educação (MEC) funcionam como um vestibular eletrônico, como um leilão praticamente em tempo real. O dinheiro neste jogo é a sua nota do Enem. Quem tem mais, leva a vaga em disputa.

10 Estratégias para mandar bem no Sisu

Confira com a diretora de conteúdo do Blog do Enem como você pode montar uma boa estratégia para vencer as Notas de Corte e conquistar sua vaga.

Gostou das estratégias para você mandar bem?

Entenda as Nota de Corte do Sisu

Para você entender o que são e como funcionam as Notas de Corte do Enem no Sisu, no ProUni e no FIES, pense o seguinte: a Nota de Corte é o limite mínimo de pontos que você precisa para ‘passar’ no curso que escolheu.

Veja nesta imagem como é o ranking das notas de corte do Enem. Os cursos mais valorizados pela maior parte dos candidatos ficam com as notas de corte mais altas no ProUni, no Sisu e no FIES:As Notas de Corte do Sisu, do Fies e do ProuniEste quadro mostra os ‘tetos’ de notas de corte do Enem na maior parte das carreiras na disputa por Ampla Concorrência. Mas, na disputa pelas Cotas de Escola Pública  as notas são mais baixas.

Veja no quadro as notas de corte das Cotas no Sisu

Medicina, pelas cotas, teve Nota de Corte média de 744,8 pontos no Sisu 2020. Na Ampla Concorrência a média subiu para 793,6 pontos. A diferença é de 48 pontos. Veja agora  as Notas de corte das Cotas no Sisu 2021:notas de corte das Cotas no SISU Este quadro acima mostra as notas médias. Mas, para Medicina nas universidades mais procuradas a nota de corte passa dos 800 pontos na disputa por Ampla Concorrência. Mas, pelas Cotas, tem como passar na faixa de 730 pontos.

Veja todas as notas de corte do Sisu, tem a nota das Cotas e da Ampla Concorrência. Veja também as Notas de Corte do ProUni. Outro fator importante para você conseguir passar pelas Cotas é saber a sua Renda Familiar Mensal Bruta Per Capital. Têm Cotas preferenciais para quem tem renda per capital de até 1,5 salário mínimo ao mês.

Veja como calcular sua Renda Per Capita

Muita gente perde a chance porque nâo sabe fazer a conta direito. É bem simples, e pode valer uma vaga de Medicina pra você. Confira nas dicas do canal do Curso Enem Gratuito:

Veja a seguir com  a Mariany Bittencourt, do Curso Enem Gratuito, as dicas para você se virar bem na hora de calcular a sua Renda Familiar Mensal Per Capita. Em cinco minutos você aprende a fazer a conta certa.

Mandou bem a Mariany!

É Simples entender as Notas de Corte do Enem:

Você precisa ter os pontos para ‘vencer’ os demais candidatos ao mesmo curso. Assim, com esta ‘nota mínima’ obtida no Enem você alcança a Nota de Corte necessária para ficar entre os pré-selecionados para cada curso no Sisu, no ProUni e no FIES.

A explicação oficial do MEC sobre as Notas de Corte

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o sistema calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

O que é a classificação parcial nas Notas de Corte? – Veja a resposta do MEC

Durante o período de inscrição nos programas o candidato pode consultar as notas de corte indicadas em cada curso. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.

Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final. Fonte: http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas

As Notas de Corte mudam todo dia

Uma Batalha por dia – Após você se inscrever no Sisu, no Prouni ou no Fies a sua nota do Enem fica disputando a posição com as notas dos outros candidatos. O sistema coloca em ordem de preferência, da maior para a menor nota entre os competidores de cada categoria (Ampla Concorrência ou Cotas).

Por exemplo, se o curso tem 40 vagas,  as 40 primeiras da lista (as maiores) ficam dentro das Notas de Corte do Sisu.  Compreendeu a pegada?

Como vencer para conseguir a sua vaga

Os sistemas são dinâmicos, e as posições mudam o tempo todo. Se você ainda não estiver ‘dentro’, as chances continuam até o último minuto antes da meia-noite (horário de Brasilia) no dia em que terminam as inscrições. O MEC informa no final dos três primeiros dias de disputa qual é a Nota de Corte do Sisu, do Prouno ou do Fies em cada curso. Ou seja, o ministério informa a ‘menor nota do Enem’ que classifica o último candidato da lista daqueles que estariam ‘aprovados’.

Os sistemas do SISU, do Prouni e do Fies são transparentes para todos os candidatos, e no dia seguinte acontece a troca de posições. Quem ‘já está dentro’ pode permanecer onde está para ‘defender a posição’, ou pode até escolher o mesmo curso em outra universidade onde a nota de corte do Sisu, do Prouni ou do Fies esteja um pouco menor.

Veja a loucura que é a disputa nas Notas de Corte do Sisu para Medicina. Os números sobem a cada dia, e muitas vezes a melhor opção é mesmo trocar de Universidade para garantir a vaga: Notas de Corte para MedicinaA guerra das notas de corte é muito pesada no curso de Medicina nos três sistema. Basta um vacilo, e mesmo com uma nota muito boa no Enem,  na faixa dos 800 pontos, o candidato pode ficar de fora do Sisu, do Prouni ou do Fies se não souber escolher onde fazer o último lance.

As vagas ou bolsas de estudo, ou quantidade de financiamentos permanecem fixos, o que varia é o número de candidatos e as notas que eles tiraram no Enem e que colocam para dar os lances no leilão.

Notas de Corte nas Universidades mais procuradas:

Um exemplo real do jogo das notas de corte no Sisu

No primeiro dia da disputa para Medicina em edição anterior do Sisu, ainda sem muita referência das notas dos concorrentes, os candidatos colocaram a nota do Enem para o primeiro lance.

Na verdade cada candidato tentava ver ‘se encaixava’ com as notas de corte de Medicina no Sisu, e buscar assim garantir a vaga.  O leilão já estava funcionando, mas o primeiro lance era dado ‘no escuro’. Mas, a partir do segundo dia o jogo já ficou mais claro e mais pesado. Qualque vacilo pode ser fatal.

Na madrugada do dia seguinte o MEC divulgou o ranking das notas de corte Medicina no Sisu no 1º dia. A menor tinha sido na Unemat, com 723, 96 pontos no Enem 2014. Parecia moleza entrar na Universidade do Estado do Mato Grosso, e muitos candidatos mudaram a opção para concorrer na Unemat.

O resultado das mudanças de opção foi que,  já no segundo dia a disputa na Unemat, a nota de corte para Medicina pulou para 760,46 pontos. E, no  3º dia  subiu de novo para 761,82. E assim foi em todo o Brasil, com elevação em quase todas as cidades.

Mas, preste atenção! A nota de corte é só uma referência para lhe ajudar na hora da inscrição, não é uma garantia de pré-seleção para a sua vaga. Os sistemas do Sisu, do Prouni, do Pronatec e do Fies não fazem o cálculo em tempo real e a nota de corte vai mudando a medida que outros estudantes vão se inscrevendo e inserindo suas notas do Enem.

Veja as 10 maiores notas de corteConfira aqui os 10 cursos mais concorridos do Brasil

E lembre-se, a nota de corte de cada curso no Sisu, no Prouni, no Pronatec, ou de cada financiamento no Prouni ou disputa de bolsas de estudo no exterior só será informada pelos sistemas a partir do segundo dia de inscrição. Ou seja, a cada 24 horas o sistema ‘calcula’ e informa a nota de corte que indica o último classificado temporariamente.

Desta forma, após cada etapa ‘diária’ você tem a informação se está dentro ou fora do grupo minimo contemplado com as notas de corte definidas para a classificação dos candidatos.  Se você não tiver alcançado a pontuação mínima pode trocar de curso ou de instituição, procurando uma vaga onde a sua nota do Enem ‘encaixe’ na Nota de Corte da disputa.

Prouni 2013

Tira-dúvidas do ProUni

Tem alguma forma de fazer a minha inscrição no ProUni sem ser pelo computador?

Não. Você precisa de um computador com internet para se inscrever, e todas as instituições participantes do ProUni devem oferecer acesso gratuito à internet para os candidatos que quiserem se inscrever no programa.

Posso escolher qualquer curso em qualquer instituição?

Sim, desde que a faculdade seja participante do ProUni e o curso que você escolheu possua bolsa para o programa. Na hora de se inscrever você pode escolher até duas opções de curso, turno e instituição.

Existem requisitos extra para a matrícula?

Fique ligado! Há cursos que exigem outros requisitos para a matrícula. É o caso de alguns cursos de Ciências Aeronáuticas, por exemplo, onde você deve ter, entre outras exigências, uma licença de piloto privado e um número específico de horas de vôo para conseguir se matricular. Então preste bastante atenção na hora de se inscrever, pois, nestes casos,  se você não comprovar que possui estes conhecimentos, perderá a sua bolsa do ProUni.

O ProUni possui cotas especiais?

Sim, o Programa Universidade para Todos reserva bolsa para pessoas com deficiência e aos que se auto declaram indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual ao número de pessoas auto declaradas com essas características em cada estado brasileiro, no último senso realizado pelo IBGE.

Mas, é importante lembrar que mesmo o candidato sendo cotista, ele precisa se enquadrar nos outros critérios de seleção do ProUni.

Notas de Corte do Prouni – Calcule suas chances

Veja agora como ficaram as maiores e as menores notas de corte do Prouni em 2020

Notas de Corte do PROUNI 2020
Curso Maior Nota Menor Nota
1 Medicina 815 710
2 Farmácia 765 565
3 Engenharia Elétrica 760 625
4 Medicina Veterinária 755 600
5 Fisioterapia 755 560
6 Odontologia 745 520
7 Engenharia Civil 740 590
8 Letras / Português 735 500
9 Ciências Biológicas 730 625
10 Psicologia 735 470
11 Arquitetura e Urbanismo 730 610
12 Ciências Econômicas 730 680
13 Jornalismo 725 455
14 Biomedicina 715 640
15 Engenharia de Produção 715 600
16 Gestão de Rec. Humanos 715 460
17 Nutrição 715 460
18 Enfermagem 710 565
19 Publicidade e Propaganda 705 550
20 Direito 703 660
21 Comércio Exterior 705 450
22 Serviço Social 700 460
23 Marketing 700 455
24 Artes Visuais 695 455
25 Administração 680 610
26 Gestão Comercial 680 455
27 Logística 660 455
28 Pedagogia 655 480
29 Radiologia 655  –
30 Agronomia 650 540
31 Ciências Contábeis 640 460
32 Gastronomia 635 605
33 Segurança no Trabalho 630 455
34 Educação Física 610 595
35 Empreendedorismo 605 500

.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Enccejagapixel

Enccejagapixel