Confira o passo a passo para descobrir o local de provas do Enem 2020

Veja no post o passo a passo para ver o seu local de prova e todas as informações sobre o Enem 2020. Acesse o cartão de inscrição com antecedência para conferir tudo certinho.

Começa nesta terça (5/1) a divulgação do local de provas para os participantes da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio 2020. Baixando o Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante você pode conferir as orientações detalhadas sobre a prova deste ano. Ali estarão registrados todos os seus dados, horário e local de provas e instruções para os dois dias de aplicação do Enem 2020. Para quem se inscreveu no Enem digital, o local de provas será divulgado no dia 15 de janeiro.

Passo a passo para ver o local de provas do Enem 2020

1- Primeiramente, você deve acessar a Página do Participante. Para fazer o login, você deve clicar em “Página do Participante – Entrar com gov.br”.

Local de provas

2- Dessa forma você será redirecionado para o portal do Governo Federal. Nessa página será solicitado o número do documento informado no momento da inscrição.

Local de provas

3- Após preencher o número do seu documento, você poderá inserir a senha que você criou no momento da inscrição.

Local de provas

4- Em seguida você será redirecionado novamente para a Página do Participante. Lá você será informado que seu local de prova foi definido. Para conferir, é só clicar na mensagem.

Local de provas

5- Depois disso irá abrir uma nova página. Clique de novo em “Local de Prova”.

Local de provas

6- Por fim, seu Cartão de Confirmação de Inscrição aparecerá na tela e será baixado para o seu computador ou celular. Nele estão presentes os seus dados, o local de prova do Enem e as instruções para os dias de aplicação do Enem.Cartão de Confirmação de Inscrição

Depois de visualizar seu local de prova, você também poderá baixar a declaração de comparecimento de cada um dos dias de prova:

declaração de comparecimento enem 2019

Os candidatos que precisarem de uma comprovação formal de que fizeram o Enem (para poder faltar ao trabalho, por exemplo) terão que imprimir esta declaração (antes de ir para o local de provas!) e pegar uma assinatura do coordenador da sala onde realizar as provas.

Objetos que devem ser levados no Enem

De acordo com o edital, é permitido apenas o uso  de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Além disso, a apresentação de documento de identificação com foto é obrigatória. São considerados documentos, por exemplo, carteira de identidade, passaporte e carteira nacional de habilitação. Carteira de estudante não será aceita como documento de identificação.

O candidato também deve ficar atento aos itens que não permitidos nos dias 17 e 24 de janeiro, quando será aplicado o Enem 2020 impresso, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, quando será aplicado o Enem digital. Veja a lista de objetos que não são permitidos:

  1. lápis,
  2. caneta de material não transparente,
  3. lapiseira,
  4. borracha,
  5. livros,
  6. manuais impressos,
  7. anotações,
  8. dispositivos eletrônicos (máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, alarmes de qualquer espécie),
  9. chaves,
  10. fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens,
  11. óculos escuros, e,
  12. artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

Uma vez que os objetos citados acima são proibidos em sala, aqueles que estiverem com algum desses itens precisarão depositá-los em um porta-objeto diante do fiscal antes do ingresso no local da prova.

O envelope será lacrado e identificado com o nome do candidato. Celulares e outros dispositivos eletrônicos também serão guardados e precisarão, obrigatoriamente, estar desligados.

Lanches são permitidos, mas serão vistoriados pelo fiscal de sala. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala.

Dica importante: Não precisa levar o cartão de prova. Mas, para não errar de local de provas ou de sala, bata uma foto e leve no celular ou imprima o cartão.

O uso de máscaras no dia do Enem

O uso da máscara é obrigatório para todos os participantes do Enem durante todo o período de permanência no local de prova. Para quem estava na dúvida, será permitido aos candidatos a retirada da máscara para lanchar e tomar água.

Também é permitido levar mais de uma máscara para trocar ao longo do dia. É importante lembrar que após a retirada ou troca da máscara, os participantes deverão higienizar as mãos com álcool em gel.

Caso seja necessário, o descarte da máscara de proteção facial deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras do local de provas.

Além disso, o Inep divulgou que tomará outras medidas de segurança contra a disseminação do novo coronavírus. Dessa forma, no dia das provas, estarão instalados os equipamentos de segurança e higiene em todos os espaços de recepção aos candidatos, portões, corredores, banheiros e salas de aula.

E quem estiver com sintomas de Covid ou infectado pelo novo Coronavírus?

As regras desta edição do Enem são bem claras. Basta apresentar no sistema um atestado médico ou resultado de exame  com data compatível que os inscritos nesta condição poderão participar de uma segunda aplicação, dias 23 e 24 de fevereiro.

Nesta mesma data será aplicada a prova do Enem para os detentos em condição de privação de liberdade. Então, a dica é ficar de olho!

E-book gratuito de Redação

Os professores do Blog do Enem prepararam um e-book de redação para você aumentar suas chances. Têm o e-book completo e mais 10 aulas com todos os tópicos que você precisa saber. Confira agora o e-book do Curso de Redação Enem Gratuito.

Como estudar na reta final do Enem

Estudar para o Enem nunca foi tão desafiador, não é mesmo? Mas não é hora para desanimar. Neste vídeo, trouxemos algumas dicas bastante práticas para você manter o ritmo até os dias das provas.

Veja o que mais cai nas provas do Enem

Como fazer a Redação do Enem

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Dicas Enem, Enem Tags: ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel