Plano de Estudos: Biologia no Enem – Revise o que mais cai.

Para ter sucesso nas questões de Biologia do Enem fique de olho nas dicas do Juvenal Carlos, do Colégio Bandeirantes, de São Paulo. Ele preparou para você a lista com os 10 temas que mais caem no Enem. Bora lá revisar!

Quer mandar bem no próximo Enem? Então, aproveite as dicas do professor de Biologia do Colégio Bandeirantes, Juvenal Carlos. Ele apresenta os 10 temas  de Biologia que mais caem no Enem, e destaca que os testes costumam mesclar informações estudadas em diversas disciplinas.

Neste post você tem aulas gratuitas sobre todos os dez temas que mais caem nas questões de Biologia no Enem. Veja a lista, e logo abaixo escolha as aulas que você precisa revisar entre estes conteúdos: 1 – Biogeografia, como por exemplo as Formações Vegerais;  2 – Citogenética, onde estão os estudos de Clonagem e de Transgênicos; 3 – Biologia + Física, como o sistema muscular esquelético; 4 – Bioquímica, como as sínteses proteicas; 5 – Fisiologia Humana, como os processos digestórios e o sistema hormonal; 6 –  Fisiologia Animal; 7 – Fisiologia Vegetal; 8 – Parasitas; 9 – Ecologia; e, 10 – Evolução das Espécies. Aqui estão os tópicos do Plano de Estudos de Biologia Enem.

O professor Juvenal Carlos reforça que é importante você dar atenção especis dez temasal ao contexto e fazer associações frequentes com matérias como Geografia, Química e Física. As dicas valem ouro. O Colégio Bandeirantes é um dos melhores do Enem em todo o Basil. Confira para aumentar suas chances!biologia-enem

Aulas do Plano de Estudos de Biologia Enem:

1• Biogeografia: Neste tema, que mescla conceitos da Geografia com a Biologia, o principal ponto é compreender a adaptação da cobertura vegetal à geografia do território.

Formações Vegetais no Brasil e no mundo – Geografia Enem e vestibular

2• Citogenética: Redobre a atenção ao estudar este assunto, pois ele é um dos mais recorrentes. Aqui são abordados conceitos como os mecanismos de defesa do nosso organismo, a imunologia.

Podemos encontrar questões sobre vacina, soro e anticorpos, por exemplo. Células-tronco e conjuntos gênicos são temas muito esperados para a prova de 2016.

Células-tronco, Transgênicos e Clonagem – Revisão de Biologia Enem.

3• Física + Biologia: O encontro entre Física e Biologia é bem interessante, pois analisa processos como visão e audição sob os dois pontos de vista. A ação muscular e seus reflexos também são frequentemente abordados nas provas.

O Sistema Muscular esquelético – Biologia no vestibular e no Enem

Tecido Muscular: resumo de biologia para arrasar no Enem

4• Bioquímica: Esta área da Biologia influencia a fisiologia celular, envolvendo suas estruturas e transformações moleculares. Síntese proteica, glicídios e polissacarídeos são comumente abordados dentro deste assunto.

Estes conteúdos que sempre caem no Enem estão aqui no Plano de Estudos de Biologia do Enem. Veja:

Bioquímica Celular: a Composição Química dos Seres Vivos – Biologia Enem

Síntese Proteica – Aula de Biologia Enem

5• Fisiologia Humana: Os sistemas digestório, circulatório, endócrino e hormonal e seu funcionamento costumam ser bastante discutidos nas provas do Enem.

É importante se aprofundar em questões como o diabetes e a reposição hormonal em pacientes com disfunções tireoidianas, assim como hormônios ligados ao ciclo menstrual.

Veja o Sistema Endócrino no resumo Enem de Biologia

Digestão Humana – Resumo de Biologia Enem & Ensino Médio

6• Fisiologia Animal: Os sistemas, assim como na fisiologia humana, ganham destaque neste tema, com ênfase em circulatório, respiratório e excretor. A produção de ácido úrico também deve estar na ponta da língua.

Circulação Humana – Biologia para vestibular e Enem. Revise!

Digestão Humana – Resumo de Biologia Enem & Ensino Médio

O Aparelho Urinário – Aula de revisão para Biologia Enem

7• Fisiologia Vegetal: Vale revisar os hormônios vegetais e sua influência no crescimento do vegetal.

Os processos de fotossíntese e respiração (sim, os vegetais fazem os dois!) também são pontos importantes. Adaptação dos vegetais a diferentes ecossistemas.

Tropismos – Revise o crescimento orientado das plantas

Os hormônios dos vegetais – Revisão de Biologia – Enem

Veja o papel dos Cloroplastos na realização da fotossíntese

A influência da luz na velocidade da Fotossíntese: Biologia Enem

Fotossíntese bacteriana e Quimiossíntese – Biologia para o Enem

Fotossíntese – Veja a ‘Fase Clara’ do processo no Cloroplasto

O Ciclo de Calvin: a Fase Escura da Fotossíntese: biologia Enem

8• Parasitas: Não podemos deixar de fora os vírus, as bactérias, os vermes e as doenças por eles transmitidos.

Veja os Zumbis que existem na natureza: resumo de Biologia Enem

Malária, Chagas e Bicho Geográfico: doenças causadas por vermes e protozoários

Doenças causadas por Bactérias – Biologia Enem e Vestibular

O Reino das Bactérias: resumo de Biologia com a Khan Academy

Zika vírus e Microcefalia – Conteúdo de Biologia e Atualidades no Enem

Mosquitos Transgênicos: nova arma de combate à dengue e ao Zika vírus. É Biologia Enem!

O crescimento do HIV-AIDS entre os jovens – Tema de Redação Enem

9• Ecologia: Ecologia é um assunto em alta. Vale redobrar a atenção em temas como cadeia alimentar, níveis tróficos, ciclos biogeoquímicos e poluição das águas (esgoto). Problemas como o acidente em Mariana (MG), poluição da atmosfera, buraco na camada de ozônio e chuva ácida também devem aparecer, assim como o aquecimento global.

Equilíbrio dos ecossistemas: resumo Enem de Ecologia & população

Tudo sobre Eutrofização: resumo de ecologia e biologia Enem

Ciclo do Nitrogênio: Ecologia para você arrasar em Biologia

Pirâmides Ecológicas – Revisão de Biologia Enem

As cadeias alimentares – Cai nas questões de ecologia e meio ambiente no Enem

10• Evolução: É preciso conhecer as ideias fundamentais da evolução dos seres vivos, sabendo quais são as teorias aceitas e não aceitas atualmente.

Lamarck e Darwin: as teorias da evolução das espécies

Evidências Confirmam a Evolução das Espécies. É Biologia no Enem

Além das dicas específicas para a prova de biologia, o professor Carlos Juvenal deu sugestões valiosas para quem quer fazer uma última revisão antes da prova:

– Temas prioritários: se você precisar escolher temas para revisar, opte por Citogenética e/ou ecologia. São temas que vêm sendo bastante discutidos e têm grandes chances de serem abordados na prova deste ano.

Fique calmo e confie em você! Confie nos seus conhecimentos. A tranquilidade é essencial para manter-se focado numa prova longa.

Este post foi produzido para o Blog do Enem em cooperação com a equipe de professores do Colégio Bandeirantes, de São Paulo e com as dicas do professor Juvenal Carlos Schalch. Juvenal é formado pelo Instituto de Biociências da USP, trabalha há 32 anos no Colégio Bandeirantes, onde é professor de Biologia. Contato: [email protected]

colégio bandeirantes logo

O Blog do Enem agradece a colaboração dos professores e a direção do Colégio Bandeirantes. Veja aqui mais sobre o Colégio Bandeirantes.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel