Saiu o Resultado do Encceja 2017 para o Ensino Médio

Já saiu o Resultado do Encceja 2017 para quem buscava o Certificado do Ensino Médio. O MEC ofereceu a prova do Encceja para que os estudantes maiores de 18 anos que ainda não haviam completado o Ensino Médio pudessem obter seu diploma. O Exame tem 120 questões e uma redação. Confira!

A longa espera de muita ansiedade para o Resultado do Encceja 2017 terminou para os candidatos que fizeram o Exame em busca do Certificado do Ensino Médio. A previsão oficial do INEP era para o mês de março, mas a data foi antecipada para 5 de fevereiro. Veja como acessar:

Veja como acessar o Resultado do Encceja: O INEP já indicou que o endereço de consulta dos Resultados será a Página do Participante do Exame.

Resultado do Encceja 2017

O caminho é o mesmo que você utilizou para fazer a inscrição e ver o local de prova. Clique na imagem para acessar o sistema: Resultado do Encceja

Certificado do Ensino Médio 2018: veja como tirar o seu:

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o diploma pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Em 2018 tem nova rodada de provas. Fique alerta para não perder a chance, e veja aqui Apostilas e Simulados gratuitos.

A Correção das provas do Encceja:

Não é nada complicado tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. A regra básica é ter pelo menos 18 anos completos na data do Exame, previsto para acontecer no 2º semestre de 2018. Na época das inscrições o Blog do Enem vai divulgar tudo para você.Para você vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio.  São 30 questões de cada uma das quatro áreas (Matemática; Ciências Humanas, Linguagens e Redação; e Ciências da Natureza.). Para passar basta acertar a metade das questões objetivas, e tirar 5 (cinco) na Redação,  cuja nota vai até 10 (dez).

O Encceja utiliza também o sistema da TRI (Teoria da Resposta ao Item) onde o peso das questões varia de acordo com a taxa de acerto de todos os candidatos. No dia 21 de novembro de 2017 o INEP publicou a informação de a nota de aprovação no Encceja equivale a 50% de acertos em cada prova objetiva. E, para Linguagens e Redação, para obter aprovação é preciso ter os 50% de acertos na prova objetiva e pelo menos 5 (cinco) pontos na Redação.

Veja como estudar para o Encceja:

As questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos com o dia a dia na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Ou seja, o conteúdo é o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio, mas as questões tem foco interpretativo e de aplicações no dia a dia, e não com ênfase na teoria. Aumente suas chances  de aprovação com os Simulados e Apostilas Gratuitas do Encceja:

Simulados Encceja Gratuitos – Teste agora seus conhecimentos:Simulado Encceja Online

Apostila do Encceja Gratuita

Confira as quatro versões oficiais exclusivas. Tem Apostila do Encceja para Ciências da Natureza; Ciências Humanas, Linguagens e para Matemática também. Todas foram publicadas pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o INEP, que cuida do Exame. Escolha nos links abaixo a Apostila Enceja com a primeira Área de estudos.Apostila do Encceja

  1. Apostila Encceja Ciências da Natureza
  2. Apostila Encceja Ciências Humanas
  3. Apostila Encceja Linguagens
  4. Apostila Encceja Matemática

O Exame do Encceja tem duas provas diferentes:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos.

Os interessados em participar do Exame poderão se inscrever e selecionar uma ou mais áreas de conhecimento de acordo com a opção feita para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio. O Exame terá quatro provas objetivas, de 30 questões cada uma.

  • Para Certificação do Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.
  • Para Certificação do Ensino Médio – Supletivo:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para garantir a certificação, o participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Exame. Após tirar o Certificado do Ensino Médio você poderá cursar o Ensino Superior. Mas, o Certificado do Encceja não substitui a nota do Enem nos processos seletivos do Sisu, do Fies e do Prouni.

A Redação do Encceja:

A Redação do Encceja não é um bicho de see cabeças.  Ela é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos.

Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Veja o Balanço do Encceja 2017

Até o ano passado, aqueles que buscavam obter o diploma do Ensino Médio por meio de prova, sem frequentar aulas presenciais ou a distância, deveriam fazer o Enem e atingir no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação. Agora, é tudo pelo Encceja. Veja como foi o exame e faça o download das provas para conferir o gabarito.

Segundo o MEC, dos 1.076.092 candidatos que fizeram a prova do Enem no ano passado com o objetivo de conseguir a certificação do Ensino Médio, apenas 7,7% conseguiram atingir esta nota mínima.

Por conta desse baixo desempenho, o MEC decidiu fazer uma prova menos abrangente para estes alunos, facilitando o seu acesso. O conteúdo é o mesmo, mas a lógica de compreensão e de aplicação dos conhecimentos é preponderante sobre a realização de cálculos específicos.

De acordo com a professora Juliana Evelyn dos Santos, escritora dos conteúdos de Biologia e coordenadora pedagógica do Blog do Enem, a maior parte das questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias eram de nível fácil, abordando temas amplamente discutidos na mídia e aqueles que podem ser aplicados no cotidiano.Ao contrário da prova do Enem, que até o ano passado era necessária para obtenção do certificado do Ensino Médio para aqueles que escolhiam esta modalidade de avaliação, as questões do Encceja foram bastante objetivas, com enunciados simples e alternativas curtas facilitando a compreensão e a rápida resolução das questões.

Tema de redação do Encceja 2017 agradou os participantes

A Proposta de Redação do Encceja 2017 foi A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil. Como no Enem, o candidato deveria apresentar proposta de intervenção que respeitasse os direitos humanos. Com quatro textos motivadores para apoio da construção da redação de gênero dissertativo-argumentativo, o tema da Redação Encceja 2017 agradou os candidatos.

A Redação do Encceja não é um bicho de sete cabeças.  Ela é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos.Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Faça o download das provas e confira o Resultado do Encceja 2017 no gabarito extraoficial:

Faça o download gratuitamente de todos os cadernos de provas do Encceja 2017 para o Ensino Médio para ter acesso à Proposta de Redação do Encceja 2017.  Abra as provas para lembrar das alternativas que você marcou e depois confira seu desempenho nos Gabaritos. Quem sabe você já se garantiu  no nível da avaliação que pode te dar o certificado do Ensino Médio! Clique nos links a seguir!

resultado do encceja 2017

Download gratuito das provas do Encceja 2017:

Em seguida, confira os gabaritos do Resultado do Encceja 2017:

https://blogdoenem.com.br/gabarito-encceja/

Encceja foi mais tranquilo que Enem

Com estas características, o Encceja provavelmente aumentará as chances de sucesso para você que busca o seu diploma do Ensino Médio. Em contrapartida, o Enem deste ano se mostrou ainda mais trabalhoso, com questões mais longas e que exigiam conhecimento bastante aprofundado em diversos temas, especialmente nas exatas. Muito provavelmente este aumento no nível de dificuldade das questões do Enem se deve ao fato da separação da avaliação do Encceja.

A correção das provas do Encceja 2017:

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. Até 2016 o cálculo da nota indicava que o desempenho máximo era o equivalente a 180 pontos, e que se você fizer pelo menos 100, já passava em cada Área (são quatro áreas de prova). Era como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos possíveis. Não era difícil. E, na Redação, a nota ia até 10, e você passava com 5 (cinco). É o mesmo critério da maioria dos Supletivos do Ensino Médio.

As Regras de Aprovação no Encceja 2017

Mas, no edital do Enem 2017 as regras de correção das provas objetivas mudaram. Agora o Encceja utiliza também o sistema da TRI (Teoria da Resposta ao Item) onde o peso das questões varia de acordo com a taxa de acerto de todos os candidatos. Ficou assim no Edital do Encceja 2017:  O desempenho do PARTICIPANTE na prova objetiva, calculado com base na Teoria de Resposta ao Item – TRI será quantificado em cada prova numa escala de proficiência com média 100
(cem) e desvio padrão de 20 (vinte) pontos. 

No caso da Redação, a nota global será dada conforme descrito no item 12.4 numa escala que varia de 0 (zero) a 10
(dez). O PARTICIPANTE será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. O nível 100 (cem) dessa escala significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.

No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, o PARTICIPANTE deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação para obter certificação.

O PARTICIPANTE será considerado habilitado na Redação quando obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Simulados Encceja Gratuitos – Teste agora seus conhecimentos:Simulado Encceja Online

O Encceja tem duas provas diferentes:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos.

Os interessados em participar do Exame poderão se inscrever e selecionar uma ou mais áreas de conhecimento de acordo com a opção feita para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio. O Exame terá quatro provas objetivas, de 30 questões cada uma.

  • Para Certificação do Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.
  • Para Certificação do Ensino Médio – Supletivo:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para garantir a certificação, o participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Exame. Após tirar o Certificado do Ensino Médio você poderá cursar o Ensino Superior. Mas, o Certificado do Encceja não substitui a nota do Enem nos processos seletivos do Sisu, do Fies e do Prouni.

 

Divulgação dos gabaritos:

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o 10º dia útil depois da realização do Encceja, por este link.

Juliana Evelyn dos Santos

Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007.
Categorias: Encceja Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel