Veja como tirar o Diploma do Ensino Médio em 1 dia no Encceja

Quem foi que disse que você não ia tirar o Diploma do Ensino Médio? Vai sim. E depois ainda pode entrar na Faculdade com Bolsa de Estudos. Se liga no Encceja aqui: Inscrições de 22 de maio a 2 de junho. Provas marcadas para 27 de agosto. E você já pode começar a se preparar hoje mesmo, de graça, no Curso do Encceja. Confira agora:

ENCCEJA  2023 – Você pode tirar o seu Diploma do Ensino Médio em apenas 1 dia e seguir adiante na vida. Pode conseguir empregos ou fazer concursos de Nível Médio, ou pode avançar mais e entrar na Faculdade com bolsas de estudo.

Vale a pena fazer o Encceja? – Vale sim. Vale muito a pena fazer o Encceja 2023! Com a possibilidade de conquistar direto o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Inscrições de 22 de maio a 2 de junho. Provas dia 27 de agosto. Bora!

Como tirar o Diploma do Ensino Médio em 1 dia?

Acertando metade das questões das provas objetivas, e tirando 5 na Redação já dá para passar. E, a boa notícia é que as universidades e faculdades estão concedendo Bolsas de Estudo para quem se forma através do Encceja.

Todo ano o MEC abre inscrições gratuitas e realiza as provas do Encceja para quem precisa descontar o atraso e colocar logo a mão no Diploma do Ensino Médio. As provas de 2023 estão confirmadas para o final de agosto.

As pesquisas do IBGE mostram que os alunos que param de estudar no Ensino Médio acabam ganhando salários bem mais baixos ao longo da vida do que os colegas que seguem nos estudos e tiram o Diploma universitário.

Quem conclui a faculdade ganha, na média, 144% a mais do que os antigos colegam que não passaram do nível médio. Bora lá vencer este desafio em duas etapas? Primeiro o Encceja 2023, e depois entrar na faculdade!

As dicas para passar no Encceja:

  1.  SIMULADO – Uma boa dica é fazer simulados rápidos, com apenas dez questões de cada vez. É como se fosse um game. Você faz um Simulado Encceja 2023 Gratuito bem rápido, e se não acertar uma questão, o sistema já mostra uma aula de revisão na mesma hora.
  2. REDAÇÃO – Para mandar bem na Redação do Encceja, os professores do Blog do Enem prepararam um roteiro simples e direto sobre Como fazer a Redação do Encceja.
  3. PROVAS – Outra boa dica para perder o medo é Fazer o Download das Provas do Encceja e tentar resolver as questões para ver o que consegue acertar.
  4. MATEMÁTICA – Para revisar Regra de Três, Frações, Triângulos e os temas de Matemática que mais caem, acesse a página dos Resumos de Matemática do Encceja 2023;

.

  • 5 – APOSTILAS – Na página de Apostilas Encceja 2023 no Blog do Enem, tem uma coleção completa de aulas rápidas com todos os conteúdos do Ensino Médio. Basta você colocar o nome de um conteúdo na pesquisa que ele aparece para você estudar.
  • 6 – LIVROS – Outro excelente caminho para você aprender de maneira bem leve é fazer pelo menos uma  impressão e a encadernação completa das Apostilas do MEC para o Encceja;
  • 8 – Então, vem, que só depende de você para conseguir se organizar e conquistar o Diploma do Ensino Médio;
  • 9 – O Blog do Enem vai divulgar o Edital do Encceja 2023 assim que o MEC publicar;
  • 10 – Curso Gratuito do Encceja 2023 – Você pode começar hoje mesmo.

Como fazer a redação do Encceja

Veja com a professora Daniela Garcia os fundamentos que você precisa dominar para fazer a Redação do Encceja.

Confira agora as principais dicas de Matemática para o Encceja

Resumos de Matemática Encceja

Veja como resolver problemas simples, que sempre caem nas provas. Tem Regra de Três, Triângulos, Retas Paralelas, Funções e outros resumos com temas frequentes. Aulas grátis com exercícios resolvidos. Veja:

  1. Regra de Três – Matemática Básica
  2. Retas Paralelas & Perpendiculares
  3. Geometria Plana – Triângulos, Círculos e Quadriláteros
  4. Probabilidade – Estatísticas
  5. Funções de 1º Grau e de 2º Grau
  6. Trigonometria – Ângulos

Como passar na Redação do Encceja

Confira um resumo bem simples para fazer a Redação do Encceja em quatro parágrafos, e aula gratuita com a professora Dani, do canal Curso Enem Gratuito. Na correção do texto basta tirar nota cinco (o máximo é 10) para conseguir aprovação na Redação. Veja aula gratuita da Redação do Encceja.

Simulados Encceja 2023: veja como é fácil resolver as questões

Teste o seu nível para as provas com apenas dez questões de cada vez nos Simulados Gratuitos do Encceja. O gabarito sai na hora. Escolha uma matéria para ver o seu desempenho:

Simulado EnccejaResolver listas de exercícios é uma excelente forma de revisar os conteúdos e de aprender para nunca mais esquecer. Venha para os Simulados Gratuitos do Encceja para chegar com tudo na hora das provas!

Como estudar para o Encceja:

Veja no vídeo da coordenadora pedagógica do Curso do Encceja, com as  dicas de estudo para você mandar bem nas provas::

Veja como são as questões do Encceja:

As questões do Encceja são diferentes dos problemas apresentados nas provas do Enem. O foco no Encceja é o conhecimento aplicado às situações do cotidiano. Veja nos simulados acima que dá, sim, para você tirar o Certificado.

Apostilas oficiais do Ministério da Educação

Para que os candidatos se preparem para o Encceja, o Ministério da Educação (MEC) publicou apostilas oficiais de estudos para o Exame. Escolha nos links abaixo a área do conhecimento que deseja estudar:

  1. Apostila Encceja Ciências da Natureza
  2. Apostila Encceja Ciências Humanas
  3. Apostila Encceja Linguagens
  4. Apostila Encceja Matemática

Idade Mínima no Encceja:

Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos. Bora lá se garantir com as apostilas gratuitas e simulados online.

Certificado do Ensino Médio em 1 dia

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão do Certificado para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Se você não conseguir passar em todas as matérias, então, no ano seguinte basta fazer a prova que ficou faltando passar.

Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no ensino fundamental;

No Encceja 2023 do Ensino Médio entra ainda a prova de linguagens e códigos e suas tecnologias, e conseguir proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação (nota máxima de 10 pontos). Na prática é preciso acertar pelo menos a metade das questões de cada área, e tirar 50% da nota da Redação.

Estudos

Materiais para estudo, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), estão disponíveis no Portal do Inep.

Também podem ser acessados os cadernos de questões de todas as áreas do conhecimento do Encceja juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma ótima maneira de se preparar para o Exame, pois permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.

Encceja

O Inep é responsável pela aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), no Brasil e no exterior, desde 2002. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada. O

Fique ligado: um dia de provas do Encceja 2023 pode ser tudo que você precisa para conquistar o diploma do Ensino Médio e seguir adiante com os estudos. Saiba como participar e prepare-se com as apostilas oficiais.

Como funciona o Encceja

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar.

O Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular.

Funciona como um supletivo de Ensino Médio e de Ensino Fundamental. São dois exames, pois tem provas para o Ensino Fundamental, para quem tiver 15 anos completos na data do Exame, e as provas para a certificação do Ensino Médio, para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.

Os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio Médio serão emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação ou pelos Institutos Federais de Educação.

O que cai no Encceja

O Exame tem quatro provas objetivas, de 30 questões cada uma, além de uma redação. Veja as matérias cobradas em cada prova:

Certificação do Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Certificação do Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para garantir a certificação, o participante pode solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja.

Após tirar o certificado de conclusão do Ensino Médio você poderá cursar o Ensino Superior. Mas, para participar dos processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies, ter participado do Encceja não basta: candidato precisa da nota do Enem.

A correção das provas do Encceja

Para tirar o diploma do Ensino Médio pelo Encceja, basta acertar a metade das questões objetivas, e tirar 5 (cinco) na Redação, cuja nota vai até 10 (dez).

O Encceja utiliza também o sistema da TRI (Teoria da Resposta ao Item) onde o peso das questões varia de acordo com a taxa de acerto de cada questão de todos os candidatos. Quem fizer 100 pontos em cada área já consegue o certificado.

Uma questão bem legal do Encceja é que você pode ir “eliminando” as matérias da prova. Por exemplo, se passar em Ciências, mas não obtiver a nota mínima em Matemática, pode fazer apenas a prova de Matemática no ano seguinte. Ou seja, não precisa fazer todas as provas de novo, só as que ficaram faltando!

Inscrição no Encceja 2023

Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis no Encceja 2023.

As inscrições são feitas no link que está no botão logo aqui no início do Passo a Passo:

Passo 1 – Cadastre CPF e data de nascimento.

Acesse o site de Inscrições do Encceja, neste botão aqui:inscrições do Encceja

Preencha seus dados neste formulário, marque a resposta certa no quadro de figuras, e clique em ‘Enviar’Inscrição no Encceja

Passo 2 – Dados Pessoais

O formulário é  bem simples, e se você deixar algum espaço obrigatório sem responder o sistema ‘avisa você’ alertando sobre os campos que ainda não foram respondidos.

Passo 3 – Portadores de Necessidades Especiais

Neste campo você deve informar se é portador(a) de algum tipo de Necessidade Especial que demande apoio especializado na hora das provas. Quem tem cegueira, surdez ou mudez, por exemplos, ou dificuldade de locomoção, deve marcar este campo para obter o apoio necessário. Veja o campo:

Passo 4 – Confirmação dos dados na inscrição do Encceja

Veja no sistema uma tela com a repetição de todos os seus dados pessoais e os dados de Portadores (ou não) de Necessidades Especiais. Leia com calma para ver se precisa revisar ou corrigir alguma coisa, e depois confirme para avançar: 

Passo 5 – Escolha do Certificado e Local de Prova

Agora você precisa marcar se  vai faze a prova para obter o Certificado do Ensino Fundamental, ou o Certificado do Ensino Médio. Ainda, é hora de indicar a cidade onde vai realizar o Exame a a instituição que vai emitir o seu Certificado: O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação ou pelos Institutos Federais de Educação que aparecerem na lista para você durante a inscrição. Selecione o mais próximo de você.

Passo 6 – Questionário socioeconômico

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (o INEP) querem saber sobre a sua raça e sua cor, nível de renda e de escolaridade, e outros dados para compor o seu perfil socioeconômico. Pode responder tranquilamente pois estes dados não serão compartilhados pelo MEC. 

Passo 7 – Dados de Contato e criação de senha

Você já está chegando no final da inscrição para obter o Certificado do Ensino Médio. Coloque os seus dados de telefone e de e-mail, e crie a sua senha para acessar o sistema do Encceja: 

Passo 8 – Parabéns, você chegou ao final da inscrição do Encceja 2023

Sucesso para você com a inscrição confirmada. Agora, é hora de estudar com as Apostilas Gratuitas e fazer os Simulados Encceja gratuitos para mandar  bem. 

Passo 9 – Atendimentos Especiais nas Provas:

  • Candidatos com autismo, baixa visão,cegueira, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira, visão monocular.
  • Candidatas gestantes, idosos e lactantes.
  • Candidatos com Nome Social: para participantes travestis ou transexuais que
    querem ser tratados de acordo com a identidade de gênero.

Vale a pena fazer o Encceja 2023?

Sim, vale muito, pois abre o caminho da sua vida para o Ensino Superior. As pesquisas do IBGE mostram que os alunos que param de estudar no Ensino Médio acabam ganhando salários bem mais baixos ao longo da vida. Quem conclui a faculdade ganha, na média, 144% a mais do que os antigos colegam que não passaram do nível médio. Bora lá vencer este desafio?

Apostila do Encceja gratuita

Confira as quatro versões oficiais exclusivas. Tem Apostila do Encceja para Ciências da Natureza; Ciências Humanas, Linguagens e para Matemática também.

Todas foram publicadas pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o INEP, que cuida do Exame. Escolha nos links abaixo a Apostila Enceja com a primeira Área de estudos.

  1. Apostila Encceja Ciências da Natureza
  2. Apostila Encceja Ciências Humanas
  3. Apostila Encceja Linguagens
  4. Apostila Encceja Matemática

O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação ou pelos Institutos Federais de Educação.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel