O que não pode faltar na Redação Enem nota máxima

Veja o que não pode faltar na sua redação: Uso da Norma Culta; Entender a proposta; Defender um ponto de vista; Coesão e Coerência; e A Proposta de Intervenção. Confira:

A prova da Redação é o grande momento para mandar bem e tirar 1000.  Se não der a nota maxima, acima de 700 pontos já é muito bom. Você sabe o que não pode faltar na Redação, e se prepara por muitos anos até chegar o grande momento. Assiste noticiários, revisa regras gramaticais, lê livros e assiste filmes para aumentar seus conhecimentos.

Está afiado para ler com a atenção o tema a ser escrito e desenvolver seu texto.  Quando chegar a hora, não precisa esquentar a cabeça. Mas só pra dar aquela reforçada, deixamos aqui as dicas essenciais para a Redação do Enem.

O que não pode faltar na redação

Então, vamos relembrar os 5 aspectos indispensáveis na Redação Enem: a) Domínio da Norma Culta; b) Compreensão da Proposta; c) Defender um ponto de vista; d) Coesão e Coerência no texto; e) A Proposta de Intervenção.

E, além destes aspectos formais da elaboração do texto, há uma exigência complementar que é a forma de escrita no estilo dissertativo-argumentativo. Confira no resumo com a professora Tharen Teixeira como mandar bem no seu texto:

Execente este resumo sobre o que não pode faltar na sua Redação do Enem. E têm mais aulas da Tharen no canal do Curso Enem Gratuito. Veja lá!

As cinco exigências da Nota Mil

  1. Domínio da norma culta da Língua Portuguesa: Deixe de lado as gírias e abreviações.  Na Redação Enem vai ser avaliado a sua capacidade de desenvolver o tema e o seu domínio da língua. Ou seja, fique atento a acentuação, pontuação e demais aspectos gramáticas.

  2. Compreensão da proposta de redação: Desenvolva a sua Redação Enem dentro do padrão dissertativo-argumentativo. Utilize o seu conhecimento sobre outras disciplinas e aproveite para expor também seu conhecimento de mundo, tudo o que você captou dos livros, músicas, filmes, noticiários entre outros. Os avaliadores vão analisar se você compreendeu o tema da Redação Enem e a sua percepção (conhecimento) sobre o assunto.

  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: Além de observar seu conhecimento sobre o tema proposto na Redação Enem, a relevância dos seus argumentos e como você os desenvolveu vão ser levados em conta. Por isso, seja claro na hora de escrever.

  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação: Aqui vai ser visto se o seu texto tem coesão e coerência. Vai ser avaliado se o texto está bem estruturado, se um parágrafo não contradiz o outro, se as referências estão bem empregas (por exemplo, a substituição de termos com a colocação de pronome, evitando a repetição excessiva de uma palavra.).

  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: Propor uma solução ao problema é uma boa opção para o desfecho do texto, ou seja, para a conclusão. Você demonstra que não somente visualiza o problema, mas que pensou em modos de resolvê-lo.

Como mandar bem na Introdução

Veja agora com a professora Daniela Garcia, uma campeã na preparação de alunos para a Redação do Enem, as dicas para você conquistar os avaliadores já na Introdução:

Gostou das dicas da professora Daniela? Vale a pena ver de novo. Bora lá!

Selecionamos alguns posts do Blog Enem que abordaram tópicos importantes para se escrever uma boa redação. Tire suas últimas dúvidas:

Gramática para Redação

– Redação Enem – Aula Grátis de Acentuação Gráfica para vocês!: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-acentuacao/
– Redação Enem – Ganhe pontos com o emprego correto dos ‘Porquês’: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-ganhe-pontos/
– Redação Enem: Veja aula grátis sobre o uso correto da Crase: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-aula-gratis/
– Redação Enem – Tire dúvidas sobre Regência verbal com aula grátis: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-regencia-verbal/
– Redação Enem: Revisão sobre Pronomes Relativos com aulas grátis:
https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-pronomes-relativos/
– Redação Enem: Você sabe o que é Coesão Textual? Aulas grátis aqui: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-gratis/

Atualidades e literatura
– Redação Enem – Professores avaliam possíveis temas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-redacao-temas-2/
– Atualidades Enem: Fique atento e garanta uma boa nota no exame: https://blogdoenem.com.br/atualidades-enem/
– Redação e Literatura no Enem: 5 filmes pra você ver antes da prova: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-filmes-pra-ver-antes-da-prova/

Dicas
– Redação Enem – utilize sua criatividade para enriquecer seu texto: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-criatividade/
– Redação Enem – Dicas para mandar bem na Redação: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dicas/
– Redação do Enem 2013 – Dicas e aulas gratuitas para uma super nota: https://blogdoenem.com.br/redacao-do-enem-2013-dicas/
– Redação Enem – Desvende as cinco competências rumo à nota 1000: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-competencias/
– Redação Enem – Como escrever corretamente para o exame:
https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-editora-contexto/

Redação Enem

Este post sobre o que não pode faltar na redação do Enem foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066.

Zemanta Related Posts Thumbnail

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel