Encceja 2018: inscrições em abril e provas em agosto para Certificar o Ensino Médio

As inscrições para o Exame começam dia 16 de abril e vão até o dia 27. Quem foi que disse que você não vai conquistar o Diploma do Ensino Médio? - Com o Encceja dá sim. É apenas um dia de provas para quem tiver 18 anos até a data de aplicação. Veja!

Sim, você pode tirar o Certificado do Ensino Médio com apenas um dia de provas através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). São quatro aplicações em 2018. Veja o calendário e como fazer sua inscrição.

O Encceja 2018 terá provas em 5 de agosto no Brasil, e o Encceja Exterior em 16 de setembro. Quem acerta 50% das questões de cada Área já elimina esta matéria. Se passar em todas e na Redação, já sai com o Diploma do Ensino Médio para depois entrar na faculdade.  Veja como fazer a Inscrição Encceja 2018.As edições direcionadas a adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (PPL) serão realizadas em setembro. Enquanto o Encceja Exterior PPL terá as provas aplicadas entre 17 e 21, o Encceja Nacional PPL será realizado em 18 e 19.Inscrição Encceja 2018

Veja como fazer a Inscrição Encceja 2018:

As inscrições são muito simples. No ato da inscrição, basta informar o número do CPF e a data de nascimento para iniciar o formulário. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis na inscrição Encceja 2018.Candidatos travestis ou transgêneros podem pedir para fazer o exame com o nome social adotado. Mas, tem um prazo específico para isso: 30 de abril a 4 de maio. No final do post tem um Passo a Passo completo para você fazer a sua inscriçãoinscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação ou pelos Institutos Federais de Educação.

Veja como estudar para o Encceja:

As questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos com o dia a dia na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil.Ou seja, o conteúdo é o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio, mas as questões tem foco interpretativo e de aplicações no dia a dia, e não com ênfase na teoria. Aumente suas chances  de aprovação com os Simulados e Apostilas Gratuitas do Encceja:

Simulados Encceja Gratuitos – Teste agora seus conhecimentos:Simulado Encceja Online

Apostila do Encceja Gratuita

Confira as quatro versões oficiais exclusivas. Tem Apostila do Encceja para Ciências da Natureza; Ciências Humanas, Linguagens e para Matemática também. Apostila do EnccejaTodas foram publicadas pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o INEP, que cuida do Exame. Escolha nos links abaixo a Apostila Enceja com a primeira Área de estudos.

Escolha sua Apostila Encceja Grátis:

  1. Apostila Encceja Ciências da Natureza
  2. Apostila Encceja Ciências Humanas
  3. Apostila Encceja Linguagens
  4. Apostila Encceja Matemática

 

Edital da Inscrição Encceja 2018

No dia 14 de março, o edital do Encceja Nacional 2018 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). A novidade da edição é relacionada à necessidade de justificar ausência. Gratuito, o Encceja Nacional teve uma taxa de ausência de 60% em 2017.

Para evitar mais prejuízos aos cofres públicos, a partir de agora, o participante que não comparecer à aplicação das provas das áreas de conhecimento para as quais se inscreveu e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Inep o custo gasto com ele, acrescido da correção do IPCA, se tiver interesse em fazer o exame novamente.

Quem faltar ao Encceja 2018 e quiser fazer o Encceja 2019, por exemplo, terá que justificar a ausência no Sistema de Inscrição do próximo ano para manutenção da gratuidade. Se a justificativa não for aprovada, o participante deverá ressarcir os cofres públicos para realizar o exame. Apertou na Inscrição Encceja 2018.

Cronograma

As inscrições para o Encceja Nacional 2018 serão realizadas das 10h de 16 de abril às 23h59 de 27 de abril (horário de Brasília – DF). Entre 30 de abril e 4 de maio serão recebidas as solicitações para atendimento por nome social. A aplicação, em todas as unidades da federação, ocorrerá em 5 de agosto de 2018.

As provas no turno matutino serão aplicadas às 9h e as do turno vespertino, às 15h30. Em todas as localidades deverá ser seguido o horário de Brasília – DF. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.

Objetivos

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa à certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Quem visa à certificação de conclusão do ensino médio precisa ter 18 anos completos.

Certificação X Declaração de proficiência

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a certificação de conclusão de ensino fundamental ou do ensino médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a declaração parcial de proficiência, para o participante que obtiver a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que obtiver, adicionalmente, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no ensino fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias no ensino médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Orientações para inscrição

O Inep elabora, aplica e corrige as provas, mas a certificação é competência das secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep. Durante a inscrição, o participante precisa escolher a instituição certificadora na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.

Ao fazer a inscrição, o participante também precisa ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem visa ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação. O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deve escolher fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação.

O Encceja é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha por prova. No ensino fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia. No ensino médio, as áreas são: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias

O Encceja Nacional é realizado em parceria com as 27 secretarias estaduais de educação – todas celebraram termo de parceria com o Inep. O Encceja Nacional PPL é uma parceria com o Ministério da Justiça, enquanto o Encceja Exterior e o Encceja Exterior PPL são viabilizados graças a uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Clique aqui para ver a apresentação

Confira o edital publicado no Diário Oficial da União

Fonte: Portal do MEC

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui: Simulado Enem Gratuito

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação