Encceja 2019 – Já saiu o Cartão de Inscrição com o Local de Prova. Acesse o seu!

25 de agosto é o dia para você tirar o Certificado do Ensino Médio e seguir adiante na vida. Veja aqui como acessar o seu Cartão de Inscrição para saber onde é o seu Local de Prova do Encceja. Confira o passo-a-passo.

O INEP  já liberou o acesso aos Locais de Prova em que os candidatos ao Encceja 2018 deverão comparecer no dia 25 de agosto. É você com a mão mais perto do Certificado do Ensino Médio. Confira como chegar lá e veja também os Simulados Encceja Gratuitos. 

É muito simples para você acessar o seu Cartão de Inscrição e ver o Local de prova do Encceja 2019. Com ele você confere o endereço onde você deverá comparecer.

Basta acessar a Página do participante do Encceja e seguir o passo a passo aqui do Blog do Enem. Você pode clicar  direto na imagem para chegar lá. Mas, antes, veja o passo-a-passo: Página do Participante do Encceja

 Novidade no Encceja: Declaração de Comparecimento –  No Encceja 2019 o INEP repetiu uma informação criada em 2017 e que vai aparecer assim que você entrar na Página do Participante, antes de acessar o Cartão de Inscrição no Encceja 2019 com o seu local de prova.

O INEP colocou ali uma imagem com um alerta par quem precisa ‘comprovar’ o comparecimento nas provas. É uma medida simples, para desburocratizar.

Funciona assim: Os candidatos  que precisarem de uma comprovação formal de que fizeram o Encceja 2019 terão que imprimir esta declaração que está no sistema e levar no dia da prova para pegar uma assinatura do coordenador da sala onde realizar as provas.

É preciso dar o ‘OK’ neste aviso antes de acessar o Cartão de Inscrição com o seu Local de Prova do Encceja. Veja a seguir como acessar o seu, e também uma coleção completa de Apostilas Encceja e de Simulados Encceja gratuitos:

Em três passos você está lá!

 1 – Acesse aqui na imagem a Página do Participante do Encceja  Local de Prova do EnccejaÉ o mesmo endereço que você utilizou para fazer a sua inscrição.

2 – Agora, basta colocar o CPF, a Senha, e Confirmar a figura de validação indicada O sistema pede para você confirmar a imagem destacada porque é uma ferramenta anti-robô. É bem simples. Clique no ícone solicitado, e depois na barra verde ‘Enviar‘. Pronto. Você já está a um último passo para ver o Local de Prova do Encceja.

3 – Local de Prova do Encceja 2010 – Último passo. Você chegou lá.

Veja que aparece um menu à esquerda, com as opções para você selecionar. Lembre-se de que desde o ano passado é preciso ‘ler’ e dar o OK no aviso do INEP sobre a Declaração de Comparecimento. Depois, é só imprimir o seu Cartão e pronto.

 

Agora, você está com o Cartão de Inscrição do Encceja na mão e já sabe o Local da Prova.

Não é obrigatório levar uma via impressa não. Basta você anotar. Mas, a dica do Blog do Enem é sempre imprimir e levar. Se você não tiver acesso a uma impressora na hora, não tem problema. Pode acessar novamente de uma lanhouse, quantas vezes quiser.

Apostilas Oficiais do MEC e Simulados Encceja Gratuitos:

Simulados Encceja – Teste agora seus conhecimentos:Simulado Encceja Online

Apostila do Encceja Gratuita

Confira as quatro versões oficiais exclusivas. Tem Apostila do Encceja para Ciências da Natureza; Ciências Humanas, Linguagens e para Matemática também. Todas foram publicadas pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o INEP, que cuida do Exame. Escolha nos links abaixo a Apostila Enceja com a primeira Área de estudos.Apostila do Encceja

  1. Apostila Encceja Ciências da Natureza
  2. Apostila Encceja Ciências Humanas
  3. Apostila Encceja Linguagens
  4. Apostila Encceja Matemática

Veja Apostilas Pré-Enem e Pré-Encceja completas:

 

O Exame do Encceja tem duas provas diferentes:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos.

Os interessados em participar do Exame poderão se inscrever e selecionar uma ou mais áreas de conhecimento de acordo com a opção feita para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio. O Exame terá quatro provas objetivas, de 30 questões cada uma.

  • Para Certificação do Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.
  • Para Certificação do Ensino Médio – Supletivo:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para garantir a certificação, o participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Exame. Após tirar o Certificado do Ensino Médio você poderá cursar o Ensino Superior. Mas, o Certificado do Encceja não substitui a nota do Enem nos processos seletivos do Sisu, do Fies e do Prouni.

A Redação do Encceja:

A Redação do Encceja não é um bicho de sete cabeças.  Ela é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos.

Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Divulgação dos gabaritos:

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o 10º dia útil depois da realização do Encceja, por este link.

Aulas Gratuitas para você se preparar para o Encceja

O Blog do Enem preparou para você uma coleção completa de Apostilas Gratuitas com todo o conteúdo das matérias que caem nas provas do Encceja para conseguir o Certificado do Ensino Médio. Apostilas Encceja GratuitasVeja na imagem o acesso para as Apostilas Enem e Encceja Gratuitas:

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. EnccejaFunciona como um Supletivo de Ensino Médio e de Ensino Fundamental, pois tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para quem tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.  Veja abaixo todas as dicas, os Simulados Encceja, e as Apostilas Gratuitas publicadas pelo MEC.

Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Como fazer a inscrição no Encceja?

 

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Encceja, Enem Tags:
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel