As 10 universidades mais procuradas no Sisu. Uma delas pode ser a sua!

A USP é líder nas Notas de Corte. Mas, em número de candidatos em primeiro lugar está a UFMG, com mais de 170 mil inscrições. Em seguida vêm a UFPE, a UFC, a UFMA e a UFG. A lista inclui ainda o Instituto Federal de São Paulo. Veja todas as universidades e as Notas de Corte do Sisu em cada uma delas. Uma vaga pode ser a sua.

Confira a lista das institutições de Ensino Superior públicas que são as preferidas pelos candidatos que tentam conseguir uma vaga através das Notas de Corte do Sisu. Elas estão ‘no topo da cadeia alimentar’ da educação brasileira, e são todas de referência. Veja a relação completa, os cursos e as Notas de Corte do Enem para conseguir passar. Pode ser a sua chance.

Todo ano o Ministério da Educação informa nos resultados de cada etapa do Sistema de Seleção Unificada (SISU) a lista das universidades mais procuradas no Sisu. São as preferidas pelos candidatos. O diploma de todas elas ‘faz a diferença’ no mercado de trabalho depois da formatura.   A USP tem o maior conjunto de Notas de Corte no topo da cadeia alimentar. Nem tem o recorde em número de inscritos, mas é a campeã das notas altas. Veja na imagem as Notas de Corte da USP:notas de corte do Sisu na USP

A edição recente do SISU com o maior número de candidatos aconteceu em 2017, na etapa do primeiro semestre. A relação das instituições mais procuradas tem nove Universidades e um Instituto Federal de Educação. Veja a lista das universidades mais procuradas no Sisu considerando o número de inscrições, e clique em cada uma para ver as Notas de Corte do Sisu para Medicina, Direito, Engenharias e todos os cursos:

  1. UFMGUniversidade Federal de Minas Gerais
  2. UFPEUniversidade Federal de Pernambuco
  3. UFCUniversidade Federal do Ceará
  4. UFMAUniversidade Federal do Maranhão
  5. UFGUniversidade Federal de Goiás
  6. UFBAUniversidade Federal da Bahia
  7. UFRJUniversidade Federal do Rio de Janeiro
  8. UFPBUniversidade Federal da Paraíba
  9. UFFUniversidade Federal Fluminense
  10. IFSPInstituto Federal de São Paulo
  11.  Veja o Listão Geral: Notas de Corte de todas as universidades

Os candidatos nas Universidades mais procuradas no SISU:

A instituição com o maior número de inscrições foi a UFMG, com 171.825 registros. Em seguida ficou a UFPE, com 144.211 inscritos. No 3º lugar, a UFC teve 140.849 inscritos. A UFMA, com 131.859, e a UFG com 130.077 fecham o grupo das cinco universidades mais procuradas no Sisu.

Veja também os 10 cursos mais procurados no Sisu

Há uma outra lista importante que o MEC divulga todo ano, e que mostra os cursos mais procurados pelos candidatos. Não há vínculo obrigatório entre uma lista e a outra, pois um curso de uma institutição fora da lista das top 10 pode atrair um grande número isolado de inscrições.

os 10 cursos mais procurados no SisuMuita gente que o curso de Medicina teria a maior procura. Mas, isto não ocorre, apesar de estar ali a maior concentração de candidatos com notas muito altas no Enem, o que leva o curso de graduação em Medicina a ser o campeão nas Notas de Corte do Sisu e do Prouni na maioria das instituições.

Veja também as Notas de Corte do FIES e do PROUNI

Os cursos líderes em número de inscrições:

E, o quadro abaixo mostra o volume de inscrições ‘num único curso’, em uma instituição participante do Sisu 2017. O campeão isolado foi o curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Instituto Federal de São Paulo, com 21 mil e 787 candidatos. Em seguira ficou o curso de Direito da UFMG, com 17 mil 166 candidatos. Na mesma instituição, Medicina ficou no 3º lugar geral com 12.084 candidatos:Mas, estes números não mostram as maiores notas de corte. O volume de candidatos não está, necessariamente, alinhado com as maiores ou menores notas de corte. Veja a próxima tabela para entender a diferença com a lista das universidades mais procuradas no Sisu.

As 10 maiores Notas de Corte no Sisu

Uma outra forma de você olhar os números para os cursos mais procurados é ver as maiores notas de corte no Sisu. Elas ocorrem em cursos de graduação que têm alta concentração de candidatos com notas altas no Enem. São os cursos de Medicina, Engenharia e Direito. Veja como ficaram as 10 maiores notas de corte do Sisu 2017: 

Observe que sete das dez maiores notas de corte no Sisu 2017 ficaram com disputas para Medicina. Direito levou uma, e as engenharias ficaram com duas posições. Você pode conferir também as notas de corte para todos os cursos da USP, UFRJ, UFMG, UFC, UFRGS, UFBA, UFPR, UFSC, UnB, UFMA e todas as universidades federais e estaduais aqui nesta imagem: As notas de corte do EnemConfira os pontos e veja que há chances para todos, desde cursos com mais de 800 pontos de notas de corte, e também muitas chances de bons cursos a partir de 600 pontos.

Veja na lista os cursos mais procurados no Prouni 2017. Muita gente pensa que Medicina ficaria em 1º lugar, mas isto não acontece. O maior volume de procura é para Direito, Administração, Pedagogia, Enfermagem e depois Educação Física:Ainda na lista dos 10 cursos mais procurados no Prouni de 2017 ficaram os cursos de graduação em Psicologia, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Engenharia Civil, e o curso de graduação em Serviço Social.

Veja as 10 maiores Notas de Corte do Prouni 2017 – Até o ano de 2016 as notas de corte do Prouni eram bem mais baixas do que as notas do Sisu. Mas, a realidade mudou rapidamente, e mesmo nas vagas para bolsas de estudo as notas ficaram mais altas. Veja:Mas, o número de vagas no Prouni é muito grande. São mais de 300 mil bolsas de estudo de 100% ou de 50% do valor da mensalidade. Então, em cursos com menor procura as notas de corte caem bastante, e dá para encontrar boas oportunidades na faixa dos 500 pontos.

As 10 Universidades mais procuradas no Sisu

 

 

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Notas de corte, Sisu, Universidades Públicas Tags: ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel