Métodos Contraceptivos e mais 10 Temas de Biologia Enem

Plano de Estudos Completo com DNA & RNA, Mitose e Meiose, Mitocôndrias; Zika Vírus e Microcefalia, Herança ligada ao Sexo, Leis de Mendel, Divisão Celular e os temas top 10 que mais caem de Biologia Enem. Aulas com a professora Juliana Evelyn dos Santos.

Plano de Estudos de Biologia Enem & Encceja – Veja os 10 Temas de Biologia preferidos pelas bancas de professores que elaboram provas para o Enem, o Encceja e os vestibulares. Estes temas podem ser articulados com assuntos da atualidade e de outras matérias, em questões multidisciplinares.

Confira aulas completas para todos os temas: textos, vídeos, exercícios, dicas e simulados para melhorar o seu desempenho.  O Blog do Enem criou também um Curso Enem Gratuito, e uma bateria de Simulados Pré-Enem Online para você se preparar. Agora, é com você para mandar bem. Vem!

10 Temas de Biologia Enem & Encceja

01) As características básicas dos seres vivos – Veja o que é um ser vivo? Você sabe quais são as características básicas que definem os seres vivos? Revise aqui no Plano de Estudos de Biologia Enem & Encceja!  bio-características-basicas-seres-vivosE, depois da revisão, você ainda pode fazer um Simulado Enem sobre as características dos Seres Vivos. Aqui.

02) Métodos contraceptivos para o Homem e para a Mulher

Não perca a chance de revisar os métodos contraceptivos e arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!  Aprenda a se prevenir de uma gravidez precoce e das doenças sexualmente transmissíveis.

Veja aula completa dos Métodos Contraceptivos.Métodos ContraceptivosHá uma crise no campo das Doenças Sexualmente Transmissíveis no Brasil. Os casos de Sífilis entre mulheres grávidas estão crescendo. E, o alarme já soou no Ministério da Saúde sobre o aumento da contaminação por AIDS entre os adolescentes. São temas fortes para o Enem.

03) DNA e RNA no Plano de Estudos de Biologia Enem

DNA e o RNA aparecem praticamente todo ano nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares. Geralmente em questões relacionadas à manipulação do DNA para a produção de transgênicos ou utilização de seres vivos na produção industrial, e também para a explicação das diversas síndromes cromossômicas.

Veja aula completa de DNA e RNA, com vídeos da Khan Academy e explicações da professora Juliana.  dna destacada

Curso Enem Gratuito

Aumente as suas chances na disputa das vagas estudando com as Aulas, Exercícios e Simulados Online do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e os fundamentos da Redação nota 1000 estão no Curso Enem. curso enem gratuito blue finoVocê estuda quantas aulas por dia você quiser, e ainda tem simulados gratuitos.  Acesse o Curso Enem Gratuito.

04) Biologia: Introdução à mitose e meiose

Você acha que mitose e meiose são coisas místicas do além, e que só seu professor de biologia entende? Sem problemas! Nós vamos te ajudar a entender Meiose e Mitose direitinho.

Veja os processos de Divisão Celular – Mitose e Meiose!  mitose e meiose

Simulado Enem de Biologia

Veja o seu desempenho nos  Simulados Online com os 10 Temas da Biologia para as questões das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Encceja e os vestibulares. Provas Online Gratuitas, com Gabarito e aulas de revisão na mesma hora. Acesse aqui o Simulado Online de Biologia: Simulado Enem online

Genética no Enem

05) Cromossomos – alterações numéricas e estruturais

Revise aqui as principais alterações numéricas e estruturais cromossômicas. Veja o Daltonismo, a Hemofilia, e a Síndrome de Down.

É para você arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares. Veja doenças hereditárias ligadas ao sexoherança ligada ao sexo

 

6 – A 1ª Lei de Mendel e a Dominância Completa

A 1ª Lei de Mendel e a Dominância Completa sempre caem no Enem. Tratam da reprodução sexuada, que permite a mistura de materiais genéticos de dois indivíduos diferentes.

Clique para ver aula completa: A 1ª Lei de Mendel e a Dominância Completa

 

7 – Os Sete Principais Conceitos de Ecologia

Ecologia é o conteúdo mais explorado nas provas do Enem. Revise aqui os conceitos básicos de Ecologia com vídeos selecionados e texto preparado pela professora Juliana Santos. Clique para acessar a aula gratuita: Os Conceitos de Ecologia - Biologia Enem

 

08) Biologia – Principais teorias sobre “A origem da vida”

Há muitas perguntas que o campo da biologia tenta explicar, como quem surgiu antes: o ovo ou a galinha?  Porém, a mais radical de todas é sobre a origem a vida. Afinal, foi Deus que criou o Universo e todas as formas de vida?

Biologia - A Origem da Vida - Aula Gratuita

Ou, o Universo e a vida são uma decorrência das condições materiais e ambientais ao longo dos bilhões de anos desde o Big bang? Veja aula gratuita com as respostas da ciência para mandar bem no Enem e no Encceja Saiba mais sobre as teorias científicas sobre origem da vida.

09) Darwin X Lamarck – Revisão a Evolução das Espécies

O Enem, o Encceja e os vestibulares adoram explorar as diferenças entre as teorias de Charles Darwin e Jean-Baptiste Lamarck.  Darwin defendia a teoria da evolução das espécies pela sobrevivência dos mais aptos. Lamarck defendia a Lei do Uso e Desuso para definir a evolução das Espécies.

Charles Darwin ganhou esta briga, e a Evolução das Espécies tem a sua assinatura original. O Blog do Enem vai ajudar você a fugir das “pegadinhas” da Biologia Enem nas questões sobre a Evolução. Veja aula gratuita.

10)  Zika Vírus, e Vírus Ebola – Aulas Completas para o Enem

O surto recente de Ebola na África, e o novo ciclo mundial de Zika Vírus provocando a Microcefalia, em especial no Brasil, preocupou autoridades da OMS e da ONU.

Você conhece o vírus Ebola e o Zika Vírus? Então revise aqui tudo sobre o ciclo do vírus, a doença e o mosquito Aedes Aegypti com o Blog do Enem. Pode cair em Biologia Enem e também em Atualidades.

abc do zika virus
Veja o Zika vírus e a Microcefalia

Mande bem na Biologia do Enem

Mandar bem no Enem é fundamental para você abrir as portas do futuro. Uma boa nota no Exame vale para conseguir vaga em universidades públicas na disputa do Sistema de Seleção Unificada.Vale também para disputar bolsas de estudo pelo Prouni nas universidades particulares.

A Nota do Enem é critério para a seleção de candidatos ao financiamento estudantil do Programa FIES, e também para definir os alunos que vão ocupar as vagas dos cursos técnicos do Pronatec.

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

Veja as dicas de Redação Enem e aulas grátis de todas as matérias
Veja as dicas de Redação Enem e aulas grátis de todas as matérias
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel