MEC confirma o Calendário 2015 do Sisu e do ProUni

Você passou o ano de 2014 inteiro estudando para o Enem e, agora está ansioso para fazer sua inscrição no Sisu ou no ProUni? Saiba quando você vai poder fazê-las aqui no Blog do Enem! Confira abaixo as datas e veja os editais.

O Ministério da Educação (MEC) já publicou no Diário Oficial da União os dois editais que definem o período de inscrições das edições 2015 do Sisu  – Sistema de Seleção Unificada, para as vagas em cursos de graduação de Universidades Públicas pela Nota do Enem, e também do ProUni – Programa Universidade para Todos, com Bolsas de Estudo em instituições privadas. Pegue sua agenda, programe um alarme no celular e anote todos os detalhes para não perder o prazo e a tão sonhada vaga na universidade!

2015 sisu prouni

As inscrições para o Sisu começam no dia 19 de janeiro e vão até as 23h59 do dia 22 do mesmo mês. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vaga pelo site oficial do programa – www.sisu.mec.gov.br – e a primeira chamada será divulgada no dia 26 de janeiro. Podem concorrer a uma vaga em universidades públicas pelo Sisu quem fez o Enem 2014 e não zerou a redação.

Veja aqui como fazer a sua inscrição no Sisu. Todas as dicas de como funciona o Sistema de Seleção Unificada – https://blogdoenem.com.br/sisu/

prouni

Já as inscrições para o ProUni começam no dia 26 de janeiro e vão até as 23h59 do dia 29 do mesmo mês e também serão feitas exclusivamente pelo site do programa. A primeira chamada será divulgada dia 2 de fevereiro.

Para conquistar uma bolsa em uma universidade particular pelo programa do MEC, o estudante deve ter feito mais de 450 pontos no Enem 2014, não pode ter diploma do ensino superior e deve comprovar renda familiar de até três salários mínimos. Também é preciso ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista em escola particular. E não vale ter zerado na redação também!

Inscrições Prouni 2015 – Veja aqui tudo sobre o programa que pode bancar sua faculdade, e as dicas de como conseguir uma Bolsa de Estudo do Prouni – https://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

FIES E PROUNI AO MESMO TEMPO NÃO PODE

O MEC proibiu o uso simultâneo de bolsas do ProUni e recursos do Fies pelo mesmo estudante. Os dois benefícios só poderão ser utilizados ao mesmo tempo quando o estudante conquistar uma bolsa parcial pelo ProUni e quiser utilizar o Fies para pagar o restante do valor, sendo que ambos deverão ser destinados para o mesmo curso, na mesma instituição de ensino.

Em caso de situação irregular, o estudante deverá optar por um dos benefícios, podendo encerrar o financiamento do Fies, caso escolha ficar com a bolsa do ProUni, ou desistir da bolsa para contratar ou renovar o Fies.

edital 2015 e dicas de inscrição

Edital do Sisu 2015 – Confira todas as regras de operação do Sistema de Seleção Unificada 2015 no Edital publicado pelo Ministério da Educação no Diário Oficial da União do dia 5 de janeiro de 2015. Tem apenas três páginas, e você confere tudo na fonte: https://blogdoenem.com.br/edital-sisu-2015/

Veja aqui o Edital do Prounihttps://blogdoenem.com.br/prouni-2015-inscricoes-edital/