O resultado do Encceja é você com o Diploma na mão

A sua nota pode valer bolsa de estudos na faculdade. Você pode fazer concursos de Nível Médio, pode se cadastrar para novas oportunidades de emprego, e ainda fica coma maior moral. O resultado do Encceja é o seu diploma na mão. Veja como chegar lá:

Finalmente você pode conquistar o Certificado do Ensino Médio nas provas do Encceja 2022! O Inep liberou o calendário das provas: a data principal é 28 de agosto.. Agora, se você quer chegar no resultado do Encceja com o diploma na mão, veja agora como passar nas provas, e depois entrar na faculdade com bolsa de estudos.

É muito simples para você participar. A única regra oficial é ter 18 anos completos até o dia das provas para tirar o diploma do Ensino Médio. E ter 15 anos completos para tirar o Ceertificado do Ensino Fundamental.  A inscrição é 100% gratuita, e você pode fazer o Curso do Encceja gratuito também.

Como tirar o Certificado pelo Encceja

O endereço das inscrições no Encceja 2022 é a página do participante do Encceja. Se você alcançar a pontuação mínima nas provas objetivas e na redação, o caminho estará aberto para você entrar na universidade! Basta acerar metade das questões objetivas, e tirar nota 5 na redação que garante o  resultado do Encceja

Como estudar para o Encceja

As questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro áreas do exame são de contextualização dos conteúdos com o dia a dia na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Ou seja, o conteúdo é o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio, mas as questões têm foco interpretativo e de aplicações no dia a dia, e não com ênfase na teoria. Aumente suas chances  de aprovação com os Simulados e Apostilas Gratuitas do Encceja!

As dicas para passar no Encceja 2022

  1.  Curso Gratuito do Encceja – Preparatório completo. Aulas, E-books e Simulados de todas as matérias. Inscrições abertas para você começar hoje mesmo.
  2. Simulado – Uma boa dica é fazer simulados rápidos, com apenas dez questões de cada vez. É como se fosse um game. Você faz um Simulado Encceja 2022 Gratuito bem rápido, e se não acertar uma questão, o sistema já mostra uma aula de revisão na mesma hora.
  3. Redação – Para mandar bem na Redação , os professores do Blog do Enem prepararam um roteiro simples e direto sobre Como fazer a Redação do Encceja.
  4. Apostilas – Outra boa dica para perder o medo é Fazer o Download das Provas do Encceja e tentar resolver as questões para ver o que consegue acertar.
  5. Matemática – Para revisar Regra de Três, Frações, Triângulos e os temas de Matemática que mais caem, acesse a página dos Resumos de Matemática do Encceja;

Simulados Encceja Gratuitos

Bolsas de Estudo pela nota do Encceja

Você pode conferir onde estão as oportunidades para entrar em um curso de graduação com as bolsas de estudo pela nota do Encceja. Veja onde estão as vagas e bolsas da sua cidade no Guia de Bolsas de Estudo a seguir.

Valem as notas do Encceja desde o ano de 2010, e você já pode fazer sua reserva de Bolsa:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

As pesquisas do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que é um órgão oficial do Governo Federal, encarregado das pesquisas socioeconômicas no Brasil, mostram que entrar na faculdade muda a vida das pessoas.

No mercado de trabalho a mudança é radical. Quem termina o Ensino Superior ganha 219% a mais do que uma pessoa que para de estudar no Ensino Médio. Este é um dado real, que vale para as médias salariais encontradas no país todo.

Certificado de conclusão do Ensino Médio

Não é nada complicado tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. A prova tem 30 questões de cada uma das quatro áreas do conhecimento.

Ou seja, são 30 questões de Matemática, 30 de Ciências Humanas 30 de Linguagens e 30 de Ciências da Natureza. Além disso, o candidato também precisa elaborar uma redação. Para passar e conquistar o certificado de conclusão do ensino médio, basta acertar a metade das questões objetivas e tirar 5 (cinco) na Redação, cuja nota vai até 10 (dez).

Conferindo o resultado do Encceja e o seu desempenho individual, você já pode verificar se tem direito ao certificado de conclusão do Ensino Médio. Com ele, você poderá entrar na faculdade e dar continuidade aos seus estudos!

Apostila do Encceja Gratuita

Confira as quatro versões oficiais exclusivas. Tem Apostila do Encceja para Ciências da Natureza; Ciências Humanas, Linguagens e para Matemática também. Todas foram publicadas pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o INEP, que cuida do Exame. Escolha nos links abaixo a Apostila Enceja com a primeira Área de estudos.

  1. Apostila Encceja Ciências da Natureza
  2. Apostila Encceja Ciências Humanas
  3. Apostila Encceja Linguagens
  4. Apostila Encceja Matemática

Encceja do ensino fundamental e do ensino médio

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos.

Os interessados em participar do Exame poderão se inscrever e selecionar uma ou mais áreas de conhecimento de acordo com a opção feita para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio. O Exame terá quatro provas objetivas, de 30 questões cada uma.

Para Certificação do Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para Certificação do Ensino Médio – Supletivo:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para garantir a certificação, o participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Exame. Após tirar o Certificado do Ensino Médio você poderá cursar o Ensino Superior. Mas, o Certificado do Encceja não substitui a nota do Enem nos processos seletivos do Sisu, do Fies e do Prouni.

A Redação do Encceja:

A Redação do Encceja não é um bicho de see cabeças.  Ela é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos.

Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel