Saiu o resultado do Encceja – Agora ele também vale Bolsas de Estudo.

A sua nota no Encceja pode valer uma vaga na Universidade, e com bolsa de estudos. Fique ligado para conferir as suas chances de entrar na universidade em 2020, e de maneira descomplicada. Confira!

Finalmente saiu o resultado do Encceja! O Inep divulgou e agora o desempenho dos candidatos já está disponível. Confira suas notas e veja como conseguir uma Bolsa de Estudos.

O endereço de consulta para ver o resultado do Encceja é a página do participante do Encceja. Se você tiver alcançado a pontuação mínima nas provas objetivas e na redação o caminho está aberto para você entrar na universidade.

Dica do Blog: Agora o resultado do Encceja vale bolsas de estudos e descontos nas mensalidades em diversas universidades e faculdades de todo o país.

Bolsas de Estudo pela nota do Encceja

Você já pode conferir onde estão as oportunidades para entrar em um curso de graduação com as bolsas de estudo pela nota do Encceja. Veja onde estão as vagas e bolsas da sua cidade no Guia de Bolsas de Estudo 2020.

Valem as notas do Encceja desde o ano de 2010, e você já pode fazer sua reserva de Bolsa:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

As pesquisas do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que é um órgão oficial do Governo Federal, encarregado das pesquisas socioeconômicas no Brasil, mostram que entrar na faculdade muda a vida das pessoas.

No mercado de trabalho a mudança é radical. Quem termina o Ensino Superior ganha 219% a mais do que uma pessoa que para de estudar no Ensino Médio. Este é um dado real, que vale para as médias salariais encontradas no país todo.

Veja como tirar o Certificado do Ensino Médio

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o diploma pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Em 2019 tem nova rodada de provas. Fique alerta para não perder a chance, e veja aqui Apostilas e Simulados gratuitos.

A Correção das provas do Encceja

Não é nada complicado tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. A regra básica é ter pelo menos 18 anos completos na data do Exame. Na época das inscrições o Blog do Enem vai divulgar tudo para você.

São 30 questões de cada uma das quatro áreas (Matemática; Ciências Humanas, Linguagens e Redação; e Ciências da Natureza.). Para passar basta acertar a metade das questões objetivas, e tirar 5 (cinco) na Redação,  cuja nota vai até 10 (dez).

O Encceja utiliza também o sistema da TRI (Teoria da Resposta ao Item) onde o peso das questões varia de acordo com a taxa de acerto de todos os candidatos. No dia 21 de novembro de 2017 o INEP publicou a informação de a nota de aprovação no Encceja equivale a 50% de acertos em cada prova objetiva. E, para Linguagens e Redação, para obter aprovação é preciso ter os 50% de acertos na prova objetiva e pelo menos 5 (cinco) pontos na Redação.

Veja como estudar para o Encceja

As questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro áreas do exame são de contextualização dos conteúdos com o dia a dia na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Ou seja, o conteúdo é o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio, mas as questões tem foco interpretativo e de aplicações no dia a dia, e não com ênfase na teoria. Aumente suas chances  de aprovação com os Simulados e Apostilas Gratuitas do Encceja!

Simulados Encceja Gratuitos – Teste agora seus conhecimentos:Simulado Encceja Online

Apostila do Encceja Gratuita

Confira as quatro versões oficiais exclusivas. Tem Apostila do Encceja para Ciências da Natureza; Ciências Humanas, Linguagens e para Matemática também. Todas foram publicadas pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o INEP, que cuida do Exame. Escolha nos links abaixo a Apostila Enceja com a primeira Área de estudos.Apostila do Encceja

  1. Apostila Encceja Ciências da Natureza
  2. Apostila Encceja Ciências Humanas
  3. Apostila Encceja Linguagens
  4. Apostila Encceja Matemática

O Exame do Encceja tem duas provas diferentes:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos.

Os interessados em participar do Exame poderão se inscrever e selecionar uma ou mais áreas de conhecimento de acordo com a opção feita para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio. O Exame terá quatro provas objetivas, de 30 questões cada uma.

  • Para Certificação do Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.
  • Para Certificação do Ensino Médio – Supletivo:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para garantir a certificação, o participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Exame. Após tirar o Certificado do Ensino Médio você poderá cursar o Ensino Superior. Mas, o Certificado do Encceja não substitui a nota do Enem nos processos seletivos do Sisu, do Fies e do Prouni.

A Redação do Encceja:

A Redação do Encceja não é um bicho de see cabeças.  Ela é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos.

Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

João Vianney dos Valles Santos

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Encceja Tags: