Resultado do Encceja 2018 será divulgado a partir de 12 de novembro

A sua nota no Encceja pode valer uma vaga na Universidade, e com bolsa de estudos. Fique ligado, pois logo, logo você poderá conferir como se saiu no Exame de 2018!

Finalmente o Inep divulgou a data dos resultados do Encceja 2018! O desempenho dos candidatos será divulgado a partir do dia 12 de novembro.

O endereço de consulta dos resultados é a página do participante do Encceja. Se você tiver alcançado a pontuação mínima nas provas objetivas e na redação o caminho está aberto para você entrar na universidade.

É preciso fazer pelo menos 100 pontos em cada prova objetiva (acertar 50% das questões) e tirar pelo menos nota 5 na redação, sendo que a nota máxima que é 10.

Agora a nota do Encceja vale bolsas de estudos e descontos nas mensalidades em diversas universidades e faculdades de todo o país. No dia 12 de novembro o Blog do Enem vai divulgar uma lista de cursos, bolsas e as cidades onde estão as vagas promocionais pela nota do Encceja. Aguarde!

Veja como tirar o Certificado do Ensino Médio

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o diploma pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Em 2019 tem nova rodada de provas. Fique alerta para não perder a chance, e veja aqui Apostilas e Simulados gratuitos.

A Correção das provas do Encceja

Não é nada complicado tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. A regra básica é ter pelo menos 18 anos completos na data do Exame. Na época das inscrições o Blog do Enem vai divulgar tudo para você.

São 30 questões de cada uma das quatro áreas (Matemática; Ciências Humanas, Linguagens e Redação; e Ciências da Natureza.). Para passar basta acertar a metade das questões objetivas, e tirar 5 (cinco) na Redação,  cuja nota vai até 10 (dez).

O Encceja utiliza também o sistema da TRI (Teoria da Resposta ao Item) onde o peso das questões varia de acordo com a taxa de acerto de todos os candidatos. No dia 21 de novembro de 2017 o INEP publicou a informação de a nota de aprovação no Encceja equivale a 50% de acertos em cada prova objetiva. E, para Linguagens e Redação, para obter aprovação é preciso ter os 50% de acertos na prova objetiva e pelo menos 5 (cinco) pontos na Redação.

Veja como estudar para o Encceja

As questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro áreas do exame são de contextualização dos conteúdos com o dia a dia na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Ou seja, o conteúdo é o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio, mas as questões tem foco interpretativo e de aplicações no dia a dia, e não com ênfase na teoria. Aumente suas chances  de aprovação com os Simulados e Apostilas Gratuitas do Encceja!

Simulados Encceja Gratuitos – Teste agora seus conhecimentos:Simulado Encceja Online

Apostila do Encceja Gratuita

Confira as quatro versões oficiais exclusivas. Tem Apostila do Encceja para Ciências da Natureza; Ciências Humanas, Linguagens e para Matemática também. Todas foram publicadas pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o INEP, que cuida do Exame. Escolha nos links abaixo a Apostila Enceja com a primeira Área de estudos.Apostila do Encceja

  1. Apostila Encceja Ciências da Natureza
  2. Apostila Encceja Ciências Humanas
  3. Apostila Encceja Linguagens
  4. Apostila Encceja Matemática

O Exame do Encceja tem duas provas diferentes:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos.

Os interessados em participar do Exame poderão se inscrever e selecionar uma ou mais áreas de conhecimento de acordo com a opção feita para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio. O Exame terá quatro provas objetivas, de 30 questões cada uma.

  • Para Certificação do Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.
  • Para Certificação do Ensino Médio – Supletivo:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para garantir a certificação, o participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Exame. Após tirar o Certificado do Ensino Médio você poderá cursar o Ensino Superior. Mas, o Certificado do Encceja não substitui a nota do Enem nos processos seletivos do Sisu, do Fies e do Prouni.

A Redação do Encceja:

A Redação do Encceja não é um bicho de see cabeças.  Ela é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos.

Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.