Curso Enem Gratuito – Veja os resumos desta semana

Confira a revisão desta semana com resumos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Você só depende de você para mandar bem. Vem!

Curso Enem Gratuito: Acesse as aulas desta semana feitas pelos professores de cada disciplina. Aproveite, é conteúdo exclusivo e original direcionado para o Exame Nacional do Ensino Médio!

Acompanhe a cada semana no Blog do Enem a lista especial de aulas indicadas do Curso Enem Online Gratuito. É para você ficar tinindo nos conteúdos para o Exame no final do ano. Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem.curso-enem-onlineVocê pode estudar em casa, no ônibus, no carro, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo.

Biologia: O Reino das Bactérias

As Bactérias estão na ordem do dia da Biologia. Há bactérias ‘do bem’, e há também as ‘super bactérias’, que são praticamente fatais contra a vida humana. Veja o Reino das Bactérias para o Enem.

As bactérias estão por todos os lados. Habitam quase todos os ambientes da Terra, até mesmo ambientes improváveis, como as bactérias termófilas, que vivem em fontes hidrotermais submarinas suportando temperaturas de 100ºC. Podem ser extremamente danosas aos seres humanos, causando doenças sérias, como a meningite e a tuberculose.

 Veja a aula gratuita sobre as Superbactérias:

Quer ver agora um resumo completo sobre as Bactérias? Clica na imagem abaixo:

 

O Reino das Bactérias: resumo de Biologia com a Khan Academy

Veja agora as principais doenças causadas pelas Bactérias:

Confira no post a lista completa das doenças e a descrição de cada uma delas.

Doenças causadas por Bactérias – Biologia Enem e Vestibular

Resumo de Química:

Coeficiente de Solubilidade e Soluções – Revisão de Química Enem. Veja.

Os Estados das Soluções – As soluções podem ser líquidas, sólidas ou gasosas. Por exemplo a Coca-Cola, é uma solução líquida porque todos os seus componentes estão dissolvidos na água constituindo uma mistura homogênea, ou seja, uma solução. Entenda este básico antes de entrar no assunto de Coeficiente de Solubilidade.A aliança é um exemplo de solução sólida. Uma aliança de ouro 18 quilates é uma mistura homogênea contendo 75% de ouro e 25% de cobre. O ar atmosférico (puro) é um exemplo de solução gasosa.

Os Componentes de uma solução:

  • Soluto é a substância que está sendo dissolvida.
  • Solvente é a substância que efetua a dissolução. A água é conhecida como solvente universal por ser a substância que dissolve a maior quantidade de solutos.
  • Ex: NaCl(aq)= água é o solvente e NaCl é o soluto.
  • H2SO4(aq) = água é o solvente e H2SO4 é o soluto.
  • Obs: Solução aquosa é aquela que o solvente é a água.

Aula Gratuita sobre o Produto de Solubilidade:

Gostou do resumo? Agora, veja um post completo sobre Solubilidade em Compostos Orgânicos. Clique na imagem abaixo:

 

Solubilidade dos compostos orgânicos – Química Enem

Resumo de Literatura:

É mesmo incrível. O que chamamos de ‘Literatura Brasileira’ começou não com um brasileiro, mas com um português: o nosso velho conhecido Pero Vaz de Caminha, que, com a Carta a El-Rei D. Manuel, inaugurou a arte literária em terras brasucas, lá nos idos de 1500. Veja o resumo para o Vestibular e o Enem.

É o início da história da nossa Literatura, que teve continuidade com as seguinte Escolas ou Movimentos: Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo e Modernismo. Quanta coisa, né!?

A Literatura Brasileira é pra lá de rica e diversa, e faz parte dos conteúdos cobrados no Enem e no Vestibular. Bora estudar?lit-resumao-escolas-literarias-brasileiras

Tudo começa em 1500, com a carta de Pero Vaz de Caminha:

Sabemos que é melhor compreender os assuntos estudados a decorá-los. No entanto, ter em mente as principais características e saber a que época histórica as Escolas Literárias estão relacionada pode ajudar você nas provas.

Na origem da produção brasileira está o primeiro documento ‘made in Brazil’, que foi a Carta de Pero Vaz de Caminha. Ele era o Escrivão português que acompanhava Pedro Álvares Cabral, e fez o relato da descoberta enviado ao Rei Dom Manuel.Você consegue entender melhor qual o contexto das obras que estiver lendo ou que estiverem citadas nas questões das prova com as informações desta aula, que registram a época e as características de cada movimento literário.

E você poderá relacionar mais facilmente as obras literárias com os fatos sociais. Isto costuma ser sobrado nas questões de Literatura. Veja as aulas Gratuitas:

Romantismo

Impressionismo

Gostou do resumo? Clique na imagem abaixo para ver uma aula completa.

Pré-Modernismo – Revisão de Literatura Enem

Matemática:

Circunferência Trigonométrica, seno e cosseno de um arco

Cálculo do Apótema de polígonos regulares: veja como fazer

Gramática:

Verbos de ligação – Revisão de Gramática para o Enem

Acentuação Gráfica – Veja Gramática Enem e Encceja

Física:

Campo Elétrico: veja as linhas de força no resumo de Física

Geografia:

Tipos de rochas e suas características – Geografia Enem

História:

O Marquês de Pombal: reformas na mineração do Brasil Colonial

O Período Clássico na Grécia Antiga: resumo de História Enem

Veja a Grécia Antiga: Alexandre “O Grande”, e o Período Clássico

O Legado Cultural da Grécia Antiga: História e Filosofia Enem

Redação:

Veja o que vale mais pontos na correção da Redação Enem

Dicas de Gramática para você produzir uma boa Redação Enem

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Dica 1: Aproveite e teste os seus conhecimentos com o Simulado Enem: https://blogdoenem.com.br/simulado_enem/
Dica 2: Estude com as listas de exercícios que o Blog do Enem preparou para você: https://blogdoenem.com.br/exercicios-resolvidos-enem-vestibular/
Dica 3: Veja aqui todo o conteúdo do Curso Enem Gratuito: https://blogdoenem.com.br/apostilas-enem/. É gratuito, aproveite para revisar todo o conteúdo do Enem com as nossas apostilas!
Dica 4: Saiba tudo para o Enem no blog: https://blogdoenem.com.br/

Martha Ramos

Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel