Planejamento: técnicas para render mais nos estudos para o Enem

Não tem pra onde correr. Se não ralar, a nota não vai chegar. Seis milhões de candidatos para poucas vagas. Só fica na frente quem consegue eficácia nos estudos. Veja as dicas da professora Ana Célia Bohn!

Olá amigo/amiga na ralação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares. Como estão seus estudos? Já conseguiu se organizar? Parece difícil, mas, com jeito, dá sim para se resolver bem e aumentar suas chances.  Vencer as Notas de Corte é a meta. Bora lá:

planejamentoIndependente do curso superior que você escolher para concorrer por meio das notas de corte do Enem, a questão maior é alcançar um bom resultado nas provas, certo? Como na guerra das notas de corte, um décimo conta muito e faz a diferença!

Por isso, lembre-se: seus estudos precisam atingir um grau de eficácia que permita a realização de seu sonho! Medicina, Engenharia Aeronáutica, Direito, e Engenharias Mecânica e Elétrica passam de 800 pontos nas disputas mais puxadas. Veja as 10 maiores notas de corte do Enem: As 10 maiores notas de corte do Enem

A Estratégia para você vencer: Vou te contar o que sempre funcionou para mim (sou professora universitária, mas eterna estudante. Agora mesmo estou fazendo um doutorado). O meu dia a dia de professora envolve atividades de orientação de alunos para o começo da vida profissional e realizar os exames do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Então, eu entendo o que você está passando agora na preparação para o Enem e os Vestibulares, e posso te ajudar. Vamos seguir com o que faz a diferença.

1 – Planejamento:

É importante você a alocar durante a semana um tempo de pelo menos duas horas por dia para dedicar-se aos estudos. Os horários podem variar. O importante é ‘estudar todo dia’.

2 – Disciplina:

Se bem planejado o tempo, o próximo passo é a disciplina. A partir de então, você vai adquirir uma nova postura, de uma pessoa comprometida com o seu próprio futuro (que será brilhante!). Mas, como estudar, se tudo está tão caro nos cursinhos mais puxado? Tem jeito sim. O Blog do Enem tem todos os conteúdos do Exame para você no Curso Enem Gratuito.

3 – Simulados e Provas do Enem

Você pode ir testando o que já estudou com Simulados Online Gratuitos e também fazer o download das três últimas provas aplicadas do Enem e os respectivos gabaritos. Todas as provas e os resultados estão aqui para você baixar. É claro que você deve separar os gabaritos em uma pasta para consulta posterior. Realize as provas, e depois responda a estas duas perguntas:

3.A – Quanto tempo você demorou para fazer cada caderno? – Quantos acertos, por caderno?

3.B – Você teve facilidade em desenvolver a redação?

4 – Agora, de forma processual, você analisa sua performance:

4.A ) Se errei proporcionalmente mais questões em matemática do que em química, precisarei reforçar a matemática primeiro. Se acertei mais questões em português do que língua estrangeira, reforçarei a estrangeira, e assim por diante…autoavaliação - planejamento

4.B) Para cada questão que você errou, busque o conteúdo inerente nas Apostilas Gratuitas do Blog do Enem e compreenda aonde foi que você errou.  Apostilas Enem Online Consulte o conteúdo, leia a respeito ou refaça os cálculos quando for o caso. Estude conteúdos complementares no Curso Enem OnlineCurso Enem Online

4.C) Para você começar a tirar proveito desta estratégia demora até quatro semanas ‘para acontecer’ e você ganhar novo ritmo na aprendizagem. É importante insistir em fazer as provas ou simulados, autoavaliar-se e estudar novamente as fragilidades. A partir de então, recomece o mesmo processo, “estudando outras provas do Enem 0u simulados”. Veja: Download de provas do Enem

Esta é a dica da semana. É claro que, cada um de nós tem sua própria forma de aprendizagem, que difere de um indivíduo para outro. Mas, este processo é eficaz e funciona para a maioria das pessoas. Comece hoje mesmo, tendo em vista o curto espaço de tempo que você terá até os exames do Enem e dos Vestibulares.

Aumente suas chances: Curso Enem Gratuito

Planos de Estudos Gratuitos com aulas  de todas as matérias do Enem 2017. Marque nos favoritos os Temas que você precisa revisar e veja as dicas de Redação, Matemática, Biologia, Química, Inglês, História, Física, Filosofia, História, Geografia, e Literatura. É aula hoje, e amanhã também.

curso Enem online gratuito

10 Temas que mais caem no Enem – Plano de Estudos

Plano de Estudos de Química Enem

Plano de Estudos de Biologia Enem

Plano de Estudos de Matemática Enem

Plano de Estudos de Geografia Enem

Simulado Enem 2017 Gratuito – Provas Online de todas as matérias

Plano de Estudos Enem Completo – Todas as matérias

Plano de Estudos de História Enem

Física: os 10 temas que mais caem no Enem

Plano de Estudos de Português Enem

10 dicas de História para o Enem e Vestibulares

10 conteúdos que mais caem de Química

Curso Enem 2017 Gratuito – Comece pelas aulas de Redação:

Quatro passos para uma Redação Enem Nota 1000
1 – A Estrutura da Redação
2 – Como fazer a Introdução da Redação
3 – Como defender um ponto de vista
4 – Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

Neste período, não descarte os cuidados consigo, que incluem alimentação adequada e exercícios físicos regulares. Descanse, pois as noites de sono são reparadoras para recarregarmos a energia necessária de um “empreendedor do Enem”.

Na próxima semana vou te apresentar as portas das Universidades, os cursos, o que fazer, o que pensar, vocação, formas de entrada, etc. A “transição do ensino médio para o ensino superior”, ok?

Post escrito por Ana Célia Bohn. Ana é professora do Centro Universitário Católico de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul e doutoranda em Ciências Contábeis e Administração – Furb (Blumenau /SC).

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Destaques, Dicas de Estudo, Enem Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel