As Notas de Corte do Sisu: veja e calcule suas chances

Confira os pontos para Medicina, Direito, Engenharias, Psicologia, Enfermagem, Administração e todos os cursos nas Universidades Federais, Universidades Estaduais e nos Institutos de Educação. Uma vaga pode ser a sua!

Veja as Notas de Corte Sisu em todas as Universidades Federais, nas Universidades Estaduais, e nos Institutos Federais de Educação.

Você tem duas chances por ano para conquistar a sua vaga pública e gratuita pelas Notas de Corte do Sisu.  Uma em janeiro, outra em junho. O Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação funciona como um ‘vestibular nacional’, e a nota vale na USP, UFRJ, UFMG, UnB, UFBA, UFRGS, UFMA, UFPR, UFOP, UFAM, UFG, UFSC e em todas as universidades públicas e institutos federais. Veja abaixo nas tabelas as notas de corte em cada instituição.São mais de duzentas mil vagas para Medicina, Direito, Engenharias, Psicologia, Administração, Pedagogia, Enfermagem, Odontologia, Moda, Design, Computação, Educação Física e todos os outros cursos de graduação. Em cada uma das instituições o ranking das notas de corte do Sisu é diferente. Escolha a instituição e veja as notas do curso que você quer.

Vagas pela Nota de Corte do Sisu – O candidato escolhe a instituição onde quer estudar e seleciona o curso pretendido. O sistema ‘joga as notas do Enem’ de todas as quatro Áreas e a nota da Redação também. Cada instituição define ‘um peso’ para as diferentes notas, e sai então a pontuação do candidato. Veja abaixo as notas de corte do Sisu para todos os cursos nas universidades públicas e institutos federais.

As Notas de Corte do Sisu:

Veja no quadro as dez maiores notas de Corte do Sisu na edição de 2017. A rodada de janeiro é sempre a mais puxada, com as notas mais altas:

Não tem moleza. Para entrar nos cursos mais puxado é preciso ralar bastante. Mas, há boas chances também na faixa dos 600 pontos em universidades e cursos menos procurados.

Notas de Corte do Sisu nos Institutos Federais

A disputa de vagas pelas Notas de Corte do Sisu funciona como um leilão. A moeda que vale é a nota do Enem na edição do ano imediatamente anterior. Ou seja, no Sisu 2018 vale a nota do Enem 2017, e assim sucessivamente.  Veja na imagem como funciona o jogo das Notas de Corte: Como funcionam as Notas de Corte do SisuTodas as noites durante o período da disputa o sistema calcula os pontos de todos os candidatos ao mesmo curso, e a lista dos aprovados fica na ordem das Notas de Corte do Sisu. Veja a seguir as notas de corte para todos os cursos nas universidades e institutos federais.

As Notas de Corte do Enem podem definir o seu futuro na conquista de uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada nas universidades públicas, ou na disputa pelas bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos. Na prática é um anova forma de Vestibular.
As notas de corte do Enem é que definem quem passa e quem fica de fora no funil do Sisu e na peneira fina do Prouni.As Notas de Corte do Sisu e do Prouni são, em essência, as Notas de Corte do Enem. A sua nota no Enem é a chave para passar no Sisu, no Prouni, e também no Pronatec e para conseguir (ou não) um financiamento pelo Fies.

Na Europa a Nota do Enem já vale para entrar em cinco universidades de Portugal.Curso Enem Online Gratuito – Você pode aumentar as suas chances nas Notas de Corte do Enem estudando com as apostilas e aulas do Curso Enem Gratuito Online. Todas as matérias das provas objetivas e as dicas de Redação para você mandar bem estão no Curso Enem. 
Acesse aqui o Curso Enem, Online e Gratuito para você.
curso enem gratuito
Curso Enem Online
Veja a Lista das 15 Melhores Universidades do Brasil. Na maioria delas você entra somente pelas Notas de Corte do Enem. Na Universidade de São Paulo uma parte das vagas já é pela Nota de Corte do Enem, e o restante pelo Vestibular da Fuvest. Na Unicamp e na Unesp a Nota do Enem entra como um complemento no desempenho dos candidatos no vestibular. Confira aqui o ranking das 15 melhores Universidades do Brasil.

Bolsas de Estudo para o Ensino Superior

Veja as oportunidades que estão abertas para você começar a faculdade neste semestre ou no próximo. São mais de 200 mil bolsas de estudo por semestre oferecidas por faculdades e universidades privadas, independente da nota do Enem. Veja as chances de Bolsa de Estudo da Rede Alumni em mais de 400 universidades e faculdades conveniadas ao Programa Quero Bolsa.

Veja como fazer seu cadastro gratuito para Bolsas de Estudo
Veja como fazer seu cadastro gratuito para Bolsas de Estudo
João Vianney dos Valles Santos

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem, Notas de corte, Sisu Tags: ,