Veja os 10 temas que mais caem no Enem com resumos gratuitos

Regra de Três e Interpretação de Texto são os temas que mais caem. Depois tem História do Brasil e Meio-Ambiente. Veja a lista completa com resumos e aulas de revisão. Vem!

Veja agora na lista da revisão Enem os 10 temas que mais caem nas provas. 1 – Interpretação de Texto no Enem; 2 – Conjuntos Numéricos; 3 – Porcentagem; 4 – Proporção; 5 – Meio-Ambiente; 6 – História do Brasil; 7 – Geometria Plana; 8 – DNA & RNA; 9 – Regra de Três; e 10 – Variação Linguística. os temas que mais caem no enemA Lista com os dez temas que mais caem no Enem considerou todas as provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio. Confira os tópicos e veja as aulas do canal do Curso Enem Gratuito com os resumos gratuitos para você mandar bem:

Os 10 Temas que mais caem no Enem

1 – Interpretação de texto no Enem;

A interpretação é a sua principal aliada ao lado do conhecimento prévio dos conteúdos que são cobrados nas quatro provas. Além disso, saber interpretar um texto é uma habilidade fundamental na vida escolar, acadêmica e em situações do cotidiano. E vale para o Enem, para o Encceja, e para o Vestibular.

 

2 – Conjuntos Numéricos;

Definimos por conjunto o agrupamento de termos com características parecidas. Na Matemática, especificamente, os números são agrupados em conjuntos denominados numéricos. Quando esse conjunto é representado por extenso, escrevemos os números entre chaves { }. Se o conjunto for infinito, irá possuir incontáveis números, então o representamos com reticências.

 

3 – Porcentagem;

O Cálculo de Porcentagem, certamente, é um dos temas da matemática que você mais vai encontrar no seu cotidiano. Quem nunca ouviu falar em 6% de aumento salarial? Ou, de aumento de 8% na cesta básica? Ou, ainda de lojas oferecendo promoções com desconto de até 50%?

 Mas, então, o que é mesmo uma porcentagem? Você lembra? – Vamos lá: As frações (ou razões) que possuem denominadores (o número de baixo da fração) iguais a 100, são conhecidas por razões centesimais e podem ser representadas pelo símbolo “%”. O símbolo “%” é lido como “por cento“. “5%” lê-se “cinco por cento.

 

4 – Proporção;

Razão e Proporção – Conteúdo muito comum no Enem e em todos os vestibulares, não só nas questões de matemática e física, mas também nas de geografia, química e biologia, a Razão pode ser aplicada para resolver diversos tipos de problemas.  Muitas vezes o cálculo sobre razão pode ser organizado em regra-de-três.  

A razão entre dois números é simplesmente o quociente entre eles. Por exemplo, queremos saber a razão entre o número de meninos e meninas em uma sala de aula. Se há 12 meninos e 18 meninas, então a razão entre eles é 12/18. Simplificando esta fração por 6, encontramos 2/3, ou seja, para cada 2 meninos há três meninas.

 

5 – Meio-Ambiente;

Os problemas ambientais são causados, principalmente, pelo crescimento acelerado da industrialização, da urbanização e do consumo desenfreado. É uma ação antrópica, determinada pela ação dos humanos, é uma consequência de determinadas ações.

 

6 – História do Brasil;

Veja os diversos ciclos da História do Brasil. Desde a descoberta, a exploração inicial de pau-brasil e depois os ciclos do açucar, da mineração, das revoltas coloniais, e de como tudo mudou em três grandes episódios: 1808, com a vinda da Família Real de Portugal para o Brasil; 1822, com a Independência; e 1889, com a Proclamação da República.

 

7 – Geometria Plana;

É hora de dar uma relembrada em Retas e Geometria Plana. Se liga nas dicas de Matemática que separamos pra você arrasar nas questões de matemática nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio!  Você domina os conceitos e os cálculos e procedimentos para resolver problemas de cálculo de Área, de cálculo de Perímetro, e de cálculos envolvendo os ângulos internos e externos das figuras planas.

 

8 – DNA & RNA;

Os Ácidos Nucleicos são moléculas muitos grandes (o DNA maior que o RNA), formadas por subunidades – os nucleotídeos.

Cada nucleotídeo é formado por um açúcar de 5 carbonos (a desoxirribose, no DNA e a ribose no RNA), um radical do ácido fosfórico (o fosfato) e um composto cíclico de com nitrogênio (a base nitrogenada).Existem cinco tipos de bases nitrogenadas: adenina (A), guanina (G), citosina (C), timina (T) e uracila (U). Estas moléculas são responsáveis pela formação dos genes.

 

9 – Regra de Três;

Regra de três, em matemática, é a maneira pela qual podemos descobrir uma quantidade que tenha para outra conhecida a mesma relação que outros dois valores numéricos conhecidos têm entre si.

Esta é a regra de três simples. Mas, se complicou para você compreender com esta definição,vamos tentar simplificar para que você aprenda de vez. Vamos lá: Existem dois tipos de regra de três: a simples e a composta.

 

10 – Variação Linguística.

Toda língua sofre mudanças no decorrer do tempo, e isso ocorre porque ela está em uso e integrada com o cotidiano dos falantes. Sabemos que uma língua não é falada do mesmo modo por todas as pessoas.

Ao contrário, dependendo da região, classe social, da idade, do sexo, da época, apresenta variações linguísticas. Podemos dividir em três núcleos: variação histórica, variação regional, variação social e variação estilística.

Gostou dos resumos com os 10 temas que mais caem nas provas do Enem? Então, agora prossiga com os Planos de Estudo Enem Gratuitos.

Planos de Estudos Enem Gratuitos

 Acompanhe a cada semana no Curso Enem Gratuito lista especial de aulas recomendadas para você ficar tinindo nos conteúdos para o  próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Todo o material desta Revisão Enem é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Você monta o seu Curso Enem Gratuito.

Revisão Enem

Aproveite esta super oportunidade. Não é todo dia que você encontra uma Revisão Enem Gratuita por aí! Você pode estudar em casa, no transporte, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo. Na prática você faz um Curso Enem Gratuito e se prepara para as provas do colégio e do Enem.

Revisão Enem Gratuita

Se você está começando agora, nesta primeira semana os professores prepararam as seguintes aulas e apostilas gratuitas para você começar sua revisão ou o seu Curso Enem gratuito:

Biologia

Biologia e os métodos científicos

Características básicas dos seres vivos

Os termos da biologia

A origem da vida

10 conteúdos top de biologia destacada
Veja o que mais cai de Biologia no Enem

 

Química

Introdução ao átomo

A definição de matéria

Mol e o número de Avogadro

Histórico da química orgânica

Fórmula empírica e molecula

Veja o que mais cai de Química no Enem
Veja o que mais cai de Química no Enem

Física

Repouso e Movimento

Os princípios da luz

Carga e corrente elétrica

Os sistemas de medida

Veja os 10 temas de física que mais caem no Enem

Curso Enem Gratuito com Simulados Online

Agora você pode entrar sem custos no Curso Enem Gratuito oferecido pela Rede Enem e pelo Blog do Enem. O programa de estudos contempla os dez temas que mais caem de todas as matérias, organizados para uma revisão Enem com o básico de todas as áreas do Exame.

Acesse o Curso Enem Gratuito aqui na imagem: Curso Enem GratuitoCurso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação

Matemática

A teoria dos conjuntos

Triângulos – definições e propriedades

Escala, razão e proporção

Veja o que mais cai de Matemática no Enem
Veja o que mais cai de Matemática no Enem

Geografia

Conceitos fundamentais da geografia – parte 1

Conceitos fundamentais da geografia – parte 2

O movimento de translação da Terra

Os 10 temas que mais caem de Geografia no Enem
Os 10 temas que mais caem de Geografia no Enem

Revisão Enem de História

Teorias da história e as linhas abordadas pelo Enem

Os 10 Temas de História que mais caem no Enem
Os 10 Temas de História que mais caem no Enem

Revisão Enem de Revisão Filosofia

O que é filosofia

Filosofia no Brasil e os filósofos brasileiros

Veja o que é 'Filosofia' para o Enem
Veja o que é ‘Filosofia’ para o Enem

Revisão Enem de Literatura

Funções da linguagem comunicativa

Os tipos textuais

 

Redação Enem

Normas da gramática

Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000
Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000

Gramática

Sentido figurado

Figuras de linguagem

Morfologia

Veja o que mais cai de Português no Enem
Veja o que mais cai de Português no Enem

Inglês

O plural dos substantivos

Pronomes pessoais

Dica: Acesse aqui as aulas gratuitas de todas as disciplinas para a sua Revisão Enem! 

Semana que vem tem mais Curso Enem Gratuito para você!

Agora é assim: Toda semana tem uma lista nova de aulas para você no Blog, e você monta o seu Curso Enem Gratuito.

Martha Ramos

Post escrito por Martha Ramos sobre os 10 temas que mais caem no Enem. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel