Provas do Encceja: download grátis com gabarito

Baixe as provas para resolver as questões e conferir quantos pontos você faz. É fácil, e você vai ganhando coragem. Veja nossas aulas para se encher de esperança. E faça os simulados para você ter a certeza da vitória. Vem, que o Diploma está na sua mão, e nós estamos com você nessa Jornada.

Faça o download das provas do Encceja de todas as matérias e confira no Gabarito quantas questões você acertou. Não é nada complicado para ter sucesso. Acertando metade das questões do Encceja você já tira o Certificado do Ensino Médio em apenas 1 dia.  Tirou 5 na Redação, eliminou também.

Tire suas dúvidas e teste o seu nível nas aulas e nos simulados do Curso Gratuito do Encceja. Resolver exercícios é o melhor teste para conferir como está o nível em cada área do conhecimento e saber o que precisa estudar mais.  Veja tudo o que tem aqui pra você: 

Simulados, Apostilas e Curso Grátis

  1. Simulados Encceja Gratuitos , com provas de todas as matérias;
  2. Como fazer a Redação do Encceja Começando do Zero;
  3. Apostilas Encceja Online – conteúdo oficial do MEC
  4. Curso do Encceja Gratuito 
  5. Como fazer a inscrição do Encceja
  6. Confira a seguir as dicas da Redação e acesse o Download das provas do Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos:

Como fazer a Redação do Encceja:

Baixe o E-book gratuito e veja com a professora Daniela Garcia, do curso de Redação do Encceja Começando do Zero:

Download das provas do Encceja

Estudar pelas provas anteriores do Encceja é o primeiro passo para para mandar bem e sair do Encceja 2023 confiante de que vai conseguir o diploma do Ensino Médio.

A dica é fazer o download gratuitamente de todos os cadernos de provas do Encceja para o Ensino Médio, resolver as questões e conferir seu desempenho nos gabaritos oficiais. 

AnoProvas do Ensino MédioGabaritos
2022Ciências da natureza e suas tecnologiasGabarito
2022Ciências humanas e suas tecnologiasGabarito
2022Linguagens, códigos e suas tecnologiasGabarito
2022Matemática e suas tecnologiasGabarito
2019Ciências da natureza e suas tecnologiasGabarito
2019Ciências humanas e suas tecnologiasGabarito
2019Linguagens, códigos e suas tecnologiasGabarito
2019Matemática e suas tecnologiasGabarito
2018Ciências da natureza e suas tecnologiasGabarito
2018Ciências humanas e suas tecnologias Gabarito
2018Linguagens, códigos e suas tecnologias Gabarito
2018Matemática e suas tecnologiasGabarito
2017Ciências da Natureza e suas TecnologiasGabarito
2017Ciências Humanas e suas TecnologiasGabarito
2017Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e RedaçãoGabarito
2017Matemática e suas TecnologiasGabarito

Dicas de Estudo

Veja as dicas da professora Juliana Evelyn Santos, coordenadora do Curso Gratuito do Encceja, para você mandar bem nas provas e tirar logo o Diploma do Ensino Médio:

Inscrições abertas para o Curso Intensivo do Encceja – Gratuito

A nota mínima para tirar o Diploma – Para passar no Encceja e conquistar o certificado de conclusão do Ensino Médio basta acertar 50% das questões de cada uma das quatro áreas do Exame. E, na Redação, basta tirar 5 (cinco), dentro do limite máximo de nota 10 (dez).

Simulados do Encceja

Continue estudando com os simulados do Encceja, teste seu nível nas matérias cobradas no exame com questões reais. Escolha agora a matéria e resolva o simulado com 10 questões:

A correção das provas

Não é  nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. Até 2016 o cálculo da nota indicava que o desempenho máximo era o equivalente a 180 pontos, e que se você fizer pelo menos 100, já passava em cada Área (são quatro áreas de prova).

Era como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos possíveis. Não era difícil. E, na Redação, a nota ia até 10, e você passava com 5 (cinco). É o mesmo critério da maioria dos Supletivos do Ensino Médio. Mas, as regras de correção das provas objetivas mudaram.

Agora o Encceja utiliza também o sistema da TRI (Teoria da Resposta ao Item) onde o peso das questões varia de acordo com a taxa de acerto de todos os candidatos. Porém, segundo o INEP, quem acerta a metade das questões, passa na prova.

Ficou assim no Edital do Encceja:  O desempenho do PARTICIPANTE na prova objetiva, calculado com base na Teoria de Resposta ao Item – TRI será quantificado em cada prova numa escala de proficiência com média 100 (cem) e desvio padrão de 20 (vinte) pontos.  

No dia 21 de novembro de 2018, o INEP publicou a informação de que esta nota de aprovação equivale a 50% de acertos em cada prova objetiva. E, para Linguagens e Redação, para obter aprovação é preciso ter os 50% de acertos na prova objetiva e pelo menos 5 (cinco) pontos na Redação, cuja nota máxima é 10 (dez) pontos.

No caso da Redação, a nota global será dada conforme descrito no item 12.4 numa escala que varia de 0 (zero) a 10 (dez). O PARTICIPANTE será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja.

O nível 100 (cem) dessa escala significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.

No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, o PARTICIPANTE deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação para obter certificação.

O PARTICIPANTE será considerado habilitado na Redação quando obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

O Encceja tem duas provas diferentes:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos.

Os interessados em participar do Exame poderão se inscrever e selecionar uma ou mais áreas de conhecimento de acordo com a opção feita para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio. O Exame terá quatro provas objetivas, de 30 questões cada uma.

Provas para Certificação do Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para Certificação do Ensino Médio – Supletivo:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para garantir a certificação, o participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores das provas do Encceja. Após tirar o certificado de conclusão do Ensino Médio você poderá cursar o Ensino Superior, mas o certificado do Encceja não substitui a nota do Enem nos processos seletivos do Sisu, do Prouni e do Fies.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel