Lista de Espera Sisu 2016 – Inscrições Abertas até dia 29. Veja!

MEC confirma inscrições para a Lista de Espera do Sisu 2016: 18 a 29 de janeiro. Fique de olho para colocar o seu nome se não 'passar de primeira', porque sempre aparecem vagas na Lista de Espera. Dia 19 tem inscrições para o Prouni 2016. Depois vem o Fies também. Confira abaixo.

Está aberta a Lista de Espera do Sisu 2016.  A emoção continua com as Inscrições para o Prouni 2016 nesta semana. E, de 26 a 29, têm as inscrições do Fies 2016.  Confira!

grito pequenoQual foi o grito que você deu ao ver o Resultado do Sisu 2016?
( ) Passei direto!       ( ) Lista de Espera, eu te amo!    ( ) Eu me F#§0$@’º%    ( ) Putz, raspei!       ( ) Vou ter que ralar é muito

Se ainda não deu para você na primeira chamada do Sisu 2016, prepare-se para colocar seu nome na Lista de Espera do Sisu, e veja também como se inscrever no Prouni. Tem chances anda nos dois programas. Depois vem o Fies e a temporada de Bolsas de Estudo e descontos nas faculdades privadas!  

Resultado do Sisu 2016 coloca a Lista de Espera na perspectiva de 2,4 milhões de candidatos

A matemática do Sisu já está fechada pelo MEC. Foram 2.712.937 candidatos inscritos para 228.071 vagas. Basta fazer as contas para perceber que 2.484.866 terão que ficar ligados na Lista de Espera, no Prouni, no Fies, ou em Bolsas de Estudo e descontos nas universidades particulares.

 Clique aqui para a Lista de Espera do Sisu – O endereço é o mesmo em que que você fez a inscrição: http://sisu.mec.gov.br/ Quem passou e não fizer a matrícula entre os dias 22 a 26, ‘perdeu’, e a vaga cai para Lista de Espera.

A primeira chamada da Lista de espera será dia 4 de fevereiro, diretamente no site das Instituições. É super simples de participar. Entre no seu Boletim de Desempenho e logo dentro do campo da sua 1ª opção aparece o botão ‘Participar da lista de espera’. Basta clicar. Veja na imagem. Automaticamente já aparece a sua classificação.

Lista de espera passo 1a

Importante: Lista de Espera Sisu 2016 apenas no curso da sua 1ª Opção. Esta é a regra e ouro, e não dá mais para trocar a opção de curso ou de instituição. Ou seja, o Resultado do Sisu e as chances da Lista de Espera já estão amarrados à sua 1ª  opção de curso.

Veja porque abrem muitas vagas na Lista de Espera do Sisu:

A  Lista de Espera sempre chama muita gente, porque pessoas que passam para estudar longe de casa nem sempre se adaptam às condições do lugar ou dos custos envolvidos. 

Outro fator de desistência do curso é a falta de vocação mesmo para o curso selecionado. No último dia de lances com as notas do Enem para disputar as vagas do Sisu muitos candidatos mudam a opção para cursos em que a nota do Enem 2015 ‘encaixa’ e dá para passar. Mas, depois do Listão, as pessoas tem uns dias para pensar e desistem.

E, ainda, há a questão do dinheiro. Custa caro morar fora de casa. Mesmo para quem tem o apoio da família é preciso fazer as contas: aluguel, alimentação, transporte e etc. pode somar muito mais do que fazer um curso em faculdade ou universidade privada na cidade onde a pessoa já mora.

Para quem já trabalha e paga os custos da própria vida, ter que largar o emprego nem sempre é possível.

A soma de todos estes fatores leva a um fenômeno de muitas vagas nas listas de espera. A dica do Blog do Enem é uma só: Se você não estiver no Listão do Resultado do Sisu, coloque o nome na Lista de Espera do Sisu se não aparecer o seu nome na 1ª Chamada.

Balanço do Sisu:

No dia 18 o MEC vai publicar o balanço completo do Sisu 2016. Mas, em linhas gerais os números são estes: 228 mil vagas ofertadas por 131 instituições públicas de Ensino Superior. O número de candidatos passou de 2,5 milhões. Ou seja, na prática, 2,3 milhões de candidatos não estarão contemplados na 1ª Chamada, por mais doloroso que isto possa parecer para o sonho de tantos jovens.

Por isso o Blog recomenda a Lista de Espera, e logo depois tentar o Prouni ou Financiamento pelo Fies.  Se você não tem o perfil para concorrer no Prouni ou no Fies há uma possibilidade muito boa que é ver Bolsas de Estudo e políticas de Descontos de até 80% em faculdades privadas.

Bolsas de Estudo – Veja aqui uma lista de 300 universidades e faculdades que dão Bolsas de Estudo parciais para você começar o Ensino Superior ainda no primeiro semestre.

quero bolsa face 80 pc
Veja aqui a lista de faculdades com Bolsa de Estudo

 

Pirâmide das Notas de Corte do Sisu

Não tem moleza para entrar dentro das Notas de Corte do Sisu nas universidades mais procuradas. Veja aqui o post completo sobre a Pirâmide, e confira abaixo como ficam as notas de corte médias para os cursos mais disputados:

Pirâmide das notas de corte

Prouni 2016 com inscrições abertas de 19 a  a 22 de janeiro

Fique de olho. Tem inscrição aberta no Prouni agora em janeiro também. O Prouni 2016 de janeiro terá mais de 200 mil vagas para Bolsas de Estudo de 100% e de 50% do valor das mensalidades.  Veja sobre as Inscrições aqui.

cálculo da renda familiar
Veja como fazer o cálculo da renda familiar
Dica 2 – Veja aqui tudo o que você precisa saber para se inscrever no Prouni e concorrer a bolsas de estudo de 100% ou de 50%:  http://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

FIES 2016 – Inscrições abertas de 26 a 29 de janeiro. Veja aqui todas as dicas sobre como conseguir financiamento pelo FIES.

Veja a lista dos aprovados do Sisu 2016 aqui no http://sisu.mec.gov.br/selecionados

Coloque seu nome na Lista de Espera do Sisu a partir do dia 18.

A matemática das vagas pelo Sisu deixa de fora muita gente com notas boas e com vontade de vencer na vida. Mas, as chances não acabam aí. Já estão abertas as inscrições para a Lista de Espera do Sisu. Vai até o dia 26!
Parece incrível, mas muita gente desiste porque não consegue morar longe de casa, ou porque não se adapta ao novo lugar, ou mesmo porque a vida é mais cara do que se imaginava. E as vagas não preenchidas retornam para o sistema. Por isso mesmo o Resultado do Sisu sempre se altera com as Listas de Espera. Fique de olho!
lista de espera Sisu
Entre na Lista!
compartilhe

 Vai encarar o próximo Enem ou Vestibular?

Aumente suas chances estudando com as Apostilas Pré-Enem Gratuitas do Blog do Enem. Veja apostilas gratuitas aqui. Dicas para todas as matérias.

Balanço do Resultado do Sisu 2015

Na edição de junho de 2015 a disputa alcançou 55 571 vagas.  A concorrência média geral foi muito puxada. No total foram 1.192.622 candidatos (Mulheres: 677.681 Homens: 514.941). Isso dá uma média de 21,46 candidatos por vaga. Mas, em cursos de  Medicina chegou a 131,79 candidatos por vaga. Direito, em segundo lugar, bateu 75,27 candidatos por vaga. Difícil, muito difícil de entrar!

Confira na tabela os 10 cursos mais concorridos no Sisu 2015 de junho:

10 cursos mais concorridos Sisu 2015 2

Agora, veja onde a disputa foi mais puxada no Brasil: Minas Gerais bateu o recorde de inscrições para as vagas ofertadas no Sisu 2015 de junho, com 435.055 inscrições para 10.695 vagas. O maior aperto, porém, foi em São Paulo. Eram 70.101 inscrições para apenas 1.080 vagas, o que deu 64,91 opções para cada vaga. Confira na tabela.

candidatos por vaga sisu 2015 junho