Começaram as chamadas da Lista de Espera do Sisu: chances reais de conquistar sua vaga!

Chegou a hora das Listas de Espera do Sisu 2017. As instituições já começaram a fazer as chamadas com os nomes dos sortudos e sortudas que vão ficar com as vagas abertas na fase de matrículas. Fique de olho na Lista e nas oportunidades de Bolsas. Não dá é para não estudar. Confira!

A partir do dia 16 de fevereiro começaram as chamadas das Listas de Espera no Sisu 2017. As chances são muito grandes, pois todo ano as listas chamam milhares de candidatos. Só a UFMG chamou quase 2 mil nomes agora em 2017. E vem mais por aí! Desistir do sonho é que não dá.  Olha só as chances:

Listas de Espera do Sisu 2017 já publicadas:

UFMG; USP; UFPB; UFRPE; IFPI; UFMS; IFSC; UFAC; UTFPR; UFV; UFRRJ

Ainda têm Bolsas de Estudo pela Nota do Enem. Mais uma chance para você!

– No país todo há mais de 800 faculdades e universidades com vagas sobrando na maioria dos cursos de graduação. As Inscrições estão abertas para você começar a estudar ainda neste semestre. Ou, se quiser, no semestre que vem. O cadasro é gratuito.

Veja bolsas de estudo para Direito, Pedagogia, Engenharia Civil, Adminstração, Fisioterapia e para todos os cursos de graduação no Guia de Bolsas de Estudo:Bolsas de Estudo pela nota do Enem Elas estão oferecendo descontos e bolsas de estudo promocionais de até 70% do valor das mensalidades. Pode ser uma boa chance também. Confira tudo sobre as Bolsas de Estudo pela Nota do Enem.

Veja agora as chances da Lista de Espera do Sisu:

Se você colocou seu nome na Lista de Espera do Sisu, fique de olho. Sempre têm muitas chances. E, depois têm ainda as chances de Bolsas de Estudo e descontos nas faculdades privadas!  

Veja como participar da Lista de Espera:

A matemática do Sisu já está fechada pelo MEC desde a semana passada. Eram apenas 238 mil vagas para mais de dois milhões de inscrições. Basta fazer as contas para perceber que  a grande maioria, dois milhões de candidatos, tem mesmo que se ligar nas chances da Lista de Espera, no Prouni, nos financiamentos do Fies, ou nas Bolsas de Estudo e descontos nas universidades particulares.

 PASSO A PASSO DA LISTA DE ESPERA – Clique aqui para colocar o nome na Lista de Espera do Sisu – O endereço é o mesmo em que que você fez a inscrição: http://sisu.mec.gov.br/ Quem passou e não fizer a matrícula, ‘perdeu’, e a vaga cai para Lista de Espera do Sisu.

As chamadas das Lista de espera do Sisu serão feita, diretamente no site das Instituições. É super simples de participar. Entre no seu Boletim de Desempenho e logo dentro do campo da sua 1ª opção aparece o botão ‘Participar da lista de espera’. Basta clicar. Veja na imagem. Automaticamente já aparece a sua classificação.

Lista de espera passo 1a

Importante: Lista de Espera Sisu 20167apenas no curso da sua 1ª Opção. Esta é a regra e ouro, e não dá mais para trocar a opção de curso ou de instituição. Ou seja, o Resultado do Sisu e as chances da Lista de Espera já estão amarrados à sua 1ª  opção de curso.

Veja porque abrem muitas vagas na Lista de Espera do Sisu:

A  Lista de Espera sempre chama muita gente, porque pessoas que passam para estudar longe de casa nem sempre se adaptam às condições do lugar ou dos custos envolvidos. 

Outro fator de desistência do curso é a falta de vocação mesmo para o curso selecionado. No último dia de lances com as notas do Enem para disputar as vagas do Sisu muitos candidatos mudam a opção para cursos em que a nota do Enem 2015 ‘encaixa’ e dá para passar. Mas, depois do Listão, as pessoas tem uns dias para pensar e desistem.

E, ainda, há a questão do dinheiro. Custa caro morar fora de casa. Mesmo para quem tem o apoio da família é preciso fazer as contas: aluguel, alimentação, transporte e etc. pode somar muito mais do que fazer um curso em faculdade ou universidade privada na cidade onde a pessoa já mora.

Para quem já trabalha e paga os custos da própria vida, ter que largar o emprego nem sempre é possível.

A soma de todos estes fatores leva a um fenômeno de muitas vagas nas listas de espera. A dica do Blog do Enem é uma só: Se você não estiver no Listão do Resultado do Sisu, coloque o nome na Lista de Espera do Sisu se não aparecer o seu nome na 1ª Chamada.

Bolsas de Estudo de até 70%

Veja aqui uma lista de 800 universidades e faculdades que dão Bolsas de Estudo parciais para você começar o Ensino Superior ainda no primeiro semestre.

quero bolsa face 80 pc
Veja aqui a lista de faculdades com Bolsa de Estudo

 

Pirâmide das Notas de Corte do Sisu

Não tem moleza para entrar dentro das Notas de Corte do Sisu nas universidades mais procuradas. Veja aqui o post completo sobre a Pirâmide, e confira abaixo como ficam as notas de corte médias para os cursos mais disputados:

Pirâmide das notas de corte

Prouni 2017 tem nova etapa de inscrições na metade do ano.

Fique de olho. Tem inscrição para nova rodada do Prouni 2017 em junho/julho  para Bolsas de Estudo de 100% e de 50% do valor das mensalidades.  Veja sobre as Inscrições aqui. Aprenda a calcular a Renda familiar.

cálculo da renda familiar
Veja como fazer o cálculo da renda familiar
Dica 2 – Veja aqui tudo o que você precisa saber para se inscrever no Prouni e concorrer a bolsas de estudo de 100% ou de 50%:  https://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

FIES 2017 – Inscrições abertas dia 7 de fevereiro. Veja aqui todas as dicas sobre como conseguir financiamento pelo FIES.

Entre na Lista!

compartilhe

 Vai encarar o próximo Enem ou Vestibular?

Aumente suas chances estudando com as Apostilas Pré-Enem Gratuitas do Blog do Enem. Veja apostilas gratuitas aqui. Dicas para todas as matérias.

 

Confira na tabela os 10 cursos mais concorridos no Sisu 2015 de junho:

10 cursos mais concorridos Sisu 2015 2

Agora, veja onde a disputa foi mais puxada no Brasil: Minas Gerais bateu o recorde de inscrições para as vagas ofertadas no Sisu 2015 de junho, com 435.055 inscrições para 10.695 vagas. O maior aperto, porém, foi em São Paulo. Eram 70.101 inscrições para apenas 1.080 vagas, o que deu 64,91 opções para cada vaga. Confira na tabela.

candidatos por vaga sisu 2015 junho