As 10 carreiras com maior mercado futuro. Escolha a sua.

Que curso você pretende escolher? A carreira que tem mais empregos, ou a que paga mais? Veja aqui os principais mercados futuros e os cursos com maior chance no mercado de trabalho. As Engenharias e carreiras da Saúde estão em alta. Escolha a sua.

Na escolha do curso pela nota do Enem a cabeça vai ferver. Cheia de dúvidas, será a hora de escolher o curso. Veja aqui as 10 carreiras com maior mercado futuro antes de fazer a sua opção.

Especialistas em mercado de trabalho que atuam na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e na Universidade de São Paulo (USP) indicaram as áreas da Saúde, Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e de algumas Engenharias como as estradas do futuro para quem vai ao mercado de trabalho até 2023. 10 + saco de dinheiroMedicina em 1º lugar – É claro que o curso de graduação em Medicina é sempre uma espécie de passaporte para o sucesso financeiro. O país é carente de saúde, e esta carreira sempre abre portas bem remuneradas logo depois de se formar. Dá para começar ganhando a partir da faixa de R$ 15 mil logo ao final da faculdade. Entrar na Universidade é que não é moleza. As notas de corte do Enem para Medicina ficam nas alturas, passando de 800 pontos no Sisu nas instituições mais concorridas.

No Prouni até baixa um pouco a média, mas fica ainda na faixa acima dos 750 pontos no Enem. Veja na tabela abaixo as outras nove carreiras recomendadas na pesquisa, e as notas de corte dos cursos.

Veja também as 10 piores profissões – Você pode complementar a sua informação sobre os cursos com maior chance de emprego ao consultar também a lista das 10 piores carreiras universitárias. Clique na imagem para ver os 10 piores cursos para a vida profissional: Os 10 piores saláriosEstão na lista dos 10 piores cursos para o mercado aqueles em que as pessoas se formam e que depois tomam um choque da realidade: não há vagas, ou, quando aparecem, os salários são muito baixos.

Empregos em  queda no Brasil

Os empregos no Brasil estão em queda desde 2013, e podem cair ainda mais até 2023 porque o estrago foi muito grande, e podem ser necessários dez anos para recolocar a casa em ordem. O Brasil acordou em 2015 tomando um susto, porque durante a campanha eleitoral em 2014 a então presidente Dilma Rousseff anunciou e garantiu que tudo estava bem. Não era nada disso.

A realidade após a eleição foi baixo crescimento, alto endividamento, inflação em alta, desemprego, e falta de dinheiro para investimento, no pior ciclo econômico de recessão da história do Brasil. Até que em 2016 o Congresso Nacional afastou a presidente no processo do Impeachment, e uma nova equipe com novos erros e alguns acertos passou a tentar recolocar a economia para caminhar.  Mas, sob constantes acusações de corrupção, o governo do presidente Michel Temer (que substituiu Dilma Roussef após o Impeachment) não conseguiu fazer os empregos decolarem com a mesma velocidade com que foram destruídos os postos de trabalho no ciclo anterior.  No final de 2017 e começo de 2018 os indicadores de atividade econômica deram sinais de melhoria, mas o desemprego continuava em alta.  Então, para você tentar se garantir, o Blog do Enem consultou a lista dos cursos com mais chances no mercado até 2023. Você pode tentar uma vaga pelo Sisu, pelo Prouni, pelo Fies, ou com Bolsas de Estudo diretamente com as instituições. Confira:

Áreas preferenciais até 2023, e cursos de graduação relacionados

  Área Veja como é o curso e o mercado de trabalho
 Saúde
1 Enfermagem https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-enfermagem-curso/
2 Odontologia https://blogdoenem.com.br/odontologia-notas-corte-sisu-enem/
3 Medicina https://blogdoenem.com.br/medicina-curso-mercado-trabalho/
4 Psicologia https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-psicologia/
Engenharias
5 Civil https://blogdoenem.com.br/engenharia-civil-curso-profissao-mercado/
6 Elétrica https://blogdoenem.com.br/engenharia-eletrica-curso-mercado/
7 Mecânica https://blogdoenem.com.br/engenharia-mecanica-curso-profissao/
8 Produção https://blogdoenem.com.br/engenharia-producao-sisu-2014/
Tecnologia da Informação
9 Sistemas da Informação https://blogdoenem.com.br/sistemas-informacao-curso-mercado-trabalho/
Educação
10 Pedagogia https://blogdoenem.com.br/pedagogia-tudo-sobre-curso/

Guia de Bolsas de Estudo – vagas em todo o país. Veja os cursos!

  1. Quem sabe você não consegue uma Bolsa de Estudos para começar a faculdade agora ou no próximo semestre?
  2. Além das chances no Sisu, no Prouni e no Fies há vagas com bolsas de estudo em mais de 800 faculdades e universidades no país todo.
  3. Basta você entrar no formulário a seguir e digitar o nome do curso pretendido para ter acesso às vagas em todo o país.
  4. O Guia de Bolsas de Estudo traz oportunidades da Rede Alumni com reduções significativas, que podem chegar a até 75% do valor da mensalidade no Programa Quero Bolsa. Veja!

Digite o nome do curso para ver as bolsas de estudo disponíveis:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

Veja os 10 piores salários

Na escolha do seu curso de graduação, fique de olho no cenário econômico. Veja os 10 piores e os 10 melhores salários antes de confirmar sua opção:

Os 10 piores salários – Veja os cursos

Música Design História Literatura Filosofia
Antropologia Arqueologia Teologia Artes Educação Física

As 10 melhores profissões – Veja os cursos

Medicina Odontologia Engenharias Computação Direito
Enfermagem Arquitetura Contabilidade Biomedicina Química

Portanto, na hora de escolher seu curso, o foco para maior garantia de mercado futuro, portanto, são mesmo as carreiras que têm demanda permanente para atender às necessidades internas do Brasil. Por isso os cursos em Saúde, Educação, Tecnologia da Informação e das Engenharias estão bem cotados. Veja as profissões do futuro e os respectivos cursos de graduação.

Notas de Corte do Sisu  nos cursos mais procurados:

Veja o Guia de Cursos de Graduação

Quer ver outras opções de cursos de graduação antes de fazer a sua escolha? – Veja  no Guia de Cursos de Graduação do Blog do Enem. Mais de 90 cursos para você escolher o seu. Veja aqui as 10 profissões com salários mais altos antes de escolher o curso.

guia de profissões
Guia de Profissões – Veja como escolher seu curso

Enem

Os setores de saúde e de educação têm carências estruturais, e a sociedade pressiona o governo para melhorar a qualidade dos serviços, o que deve estimular novos concursos públicos e o mercado privado. O setor de Tecnologia da

Enem 2013Informação e Comunicação (TIC) está vinculado às tecnologias e comunicação digital, com expansão acentuada no País e, nas áreas da engenharia, o Brasil ainda é carente de infraestrutura e de tecnologias avançadas para Petróleo e Logística. Mesmo se houver recessão estes setores são de investimento e expansão obrigatória, apontaram os especialistas.

O questionário da Revista Veja com os especialistas colheu respostas que dão base concreta para que as carreiras em Saúde, Educação, Tecnologia da Informação e da Comunicação, e de Engenharia sejam as quatro áreas mais promissoras. Veja aqui as justificativas para cada uma das áreas.

Vai encarar o Enem? Veja aqui o que mais cai e as melhores dicas de Estudo:

1 – O que mais cai em Linguagens

2 – O que mais cai em Matemática

3 – O que mais cai em Ciências da Natureza

4 – O que mais cai em Ciências Humanas e Atualidades

5 – Os temas e como fazer uma boa redação

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel