Como vencer as Notas de Corte do SISU: veja as 10 Estratégias.

Veja como funciona a disputa de vagas pelas Notas de Corte do Sisu. Confira as notas da USP, UFRJ, UFC, UFMG, UFBA, UnB, UFPA, UFF, UFAM, UFRGS, IFSP, UFSCar e todas as instituições públicas para Medicina, Direito, Engenharias, Psicologia, Odontologia, Veterinária, Administração e todos os cursos.

Agora é a hora de  aprender o jogo das notas de corte do Sisu para tentar garantir a sua vaga.  Quem não tem Estratégias perde a vaga na guerra das Notas de Corte do Sisu, do Prouni e do Fies. É um jogo de  posições. Só assim para  você ficar com a vaga do curso que escolheu. Veja abaixo as dicas sobre como atacar e como se defender nesta disputa.

Veja quantos pontos são necessários para entrar em cada curso das seguintes instituições: USPUFRJUFMGUFCUFRGSUFGUFPRUFAMIFSPUFFUnBUFBAUFSCarNo final do post tem a lista completa para todas as universidades públicas e institutos federais.

Veja nesta imagem o ranking dos cursos e as maiores notas de corte do Sisu para cada carreira. Mas, há notas menores também. Veja em cada universidade nas listas abaixo como há chances com notas mais baixas.Ranking das Notas de Corte do SisuOs sistemas do SISU, do Prouni e do Fies são transparentes para todos os candidatos. Em cada dia das disputas acontecem trocas constantes de posições.

Quem está fora quer entrar, mas quem está dentro não sai – Quanto mais perto do final do prazo mais difícil é o jogo. Quem ‘já está dentro’ pode permanecer onde está para ‘defender a posição’, ou pode até escolher o mesmo curso em outra universidade onde a nota de corte do Sisu, do Prouni ou do Fies esteja um pouco menor.

Os cursos mais procurados no Sisu

Veja aqui as Notas de Corte do Sisu para os cursos mais procurados pelos candidatos. Confira as maiores e as menores notas de corte, e consulte as notas da universidade ou do Instituto Federal onde você quer estudar.

Veja as Notas de Corte do Sisu para Direito; Administração; Pedagogia; Engenharia Civil; Enfermagem; Medicina; Fisioterapia e, Educação Física; Psicologia;

As Notas de Corte do Sisu

 

.

 

.

.

 

 

.

 

 

As 10 Estratégias para se dar bem no SISU

Confira as dicas da diretora do Blog do Enem para você não vacilar nas inscrições e não se perder no jogo das Notas de Corte do SISU. Depois, confira a lista dos cursos mais procurados e veja todas as Notas de Corte dos Institutos Federais.

Notas de Corte SISU nos Institutos Federais e Faculdades Públicas

 

 

 

Uma Batalha por dia – Após você se inscrever no Sisu, no Prouni ou no Fies a sua nota do Enem fica disputando a posição com as notas dos outros candidatos. O sistema coloca em ordem de preferência, da maior para a menor nota entre os competidores de cada categoria (Ampla Concorrência ou Cotas). Se o curso tem 40 vagas,  as 40 primeiras da lista (as maiores) ficam dentro das Notas de Corte do Sisu.

Veja como vencer para conseguir a sua vaga – Os sistemas são dinâmicos, e as posições mudam o tempo todo. Se você ainda não estiver ‘dentro’, as chances continuam até o último minuto antes da meia-noite (horário de Brasilia) no dia em que terminam as inscrições.

A Variação diária das Notas de Corte do SISU

Na edição de julho de 2018, por exemplo, na  divulgação da segunda rodada de  Notas de Corte do Sisu para quem buscava  o curso de graduação em Medicina encontrou na USP, a 821,88 pontos, na Ampla Concorrência. No primeiro dia estava com 817 pontos.

Em Brasília, na UnB, com 779,08 pontos no 1º dia, e com 780,56 no segundo era possível entrar no mesmo curso. Em Fortaleza, 784,82 pontos na UFC no 1º dia, e subindo para 787,42 no segundo. Na UFRJ, nota era de 804,07 e subiu para 805,14, também na Ampla Concorrência.

Mas, na Univ. Federal do Tocantins, eram apenas 754,20 pontos na mesma categoria, e tinha subido para 769,96. Nas Cotas, na Univ. Federal do Amazonas, em Manaus, a nota de corte para Medicina era de 633,19 para candidatos indígenas e saltou para 681,81 no segundo dia.

Em Belo Horizonte, na UFMG, nota de corte para os indígenas e cotas raciais com deficiência permanecia em 651 pontos. Mas, na Ampla Concorrência, tinha passado de 791,98 pontos para 795,66 pontos nas Notas de Corte para Medicina.

A hora é mesmo de consultar a variação de notas de corte para o seu curso e definir qual o melhor lance para o segundo dia. Mas, é preciso ter estratégia para fazer o movimento certo. Leia este post com calma para entender os melhores caminhos, e veja as Estratégias sugeridas.

O jogo das Notas de Corte parece simples, mas é muito arriscado

Afinal, uma vaga de medicina nas bolsas do Prouni vale uma economia acima de R$ 600 mil de mensalidades em universidades privadas.  Financiar com juro zero pelo Fies também é uma economia e tanto. Não dá para vacilar.

Como se garantir na vaga do Sisu

Dentro do jogo das notas de corte a posição ‘defensiva’ é o candidato ter uma ‘margem de pontos a mais’ que a Nota de Corte do dia anterior no curso em que está mesmo desejando, pois assim, a probabilidade de ‘ficar dentro da lista’ seria maior.  Para quem estava ‘fora da lista’, a primeira alternativa pode ser buscar o mesmo curso em outra instituição menos concorrida. E, a segunda alternativa pode ser trocar de opção de curso, tentando uma carreira com Nota de Corte do Sisu mais baixa. A síntese é esta: Quem está fora quer entrar. Quem está dentro não quer sair. A regra á a mesma no Fies e no Prouni.

O último disparo é no escuro – Esta guerra de nervos segue até o último dia, quando o MEC não informa mais as notas de corte, e cada candidato precisa fazer o último lance por sua conta e risco. Veja na lista as Notas de Corte do Sisu em todas as instituições, e calcule suas chances. O raciocínio da disputa pelas vagas vale também para as disputas de vagas no Programa Universidade Para Todos, o Prouni, e no Financiamento Estudantil, o Fies.

Curso Enem Online 2019 Gratuito

Veja como conseguir estudar a distância do seu jeito, no seu ritmo e nos horários que você achar mais apropriados. Os professores do Blog do Enem prepararam um roteiro de estudo semanal para você cumprir. Curso Enem 2018

Toda semana  no Curso Enem Gratuito têm aulas novas, dicas e exercícios com os conteúdos que mais caem em Matemática, Biologia, Química, Inglês, História, Física, Filosofia, História, Geografia, Literatura e as Dicas de Redação. Entre agora no Curso Enem Online Gratuito e aproveite para mandar bem nas Notas de Corte do Sisu, do Prouni e do Fies.

NOTAS DE CORTE DO SISU: CURSOS MAIS PROCURADOS

Veja as Dicas sobre Como Escolher seu Curso de Graduação

É uma hora de muito nervosismo e dúvidas.   Todo mundo colocando pressão na sua cabeça:   ‘Já escolheu seu curso?’;   ‘Já sabe as Notas de Corte do  Sisu ou do Prouni?’; ‘Essa carreira tem futuro?’;   ‘Quanto você vai ganhar depois?’.       O Blog do Enem sabe disso tudo,  e preparou uma página completa com as informações que você precisa para fazer uma boa escolha.guia de profissões

Veja:  Os cursos com os 10 piores salários;  As profissões com os 10 melhores salários;   As Profissões do Futuro; e,  o Guia de Cursos de Graduação e Profissões, com mais de 80 cursos superiores para você escolher.  E, também, preparamos  um Guia de Projeto de Vida, para você planejar o seu futuro no vestibular, no Sisu, ou no Prouni. Confira!

O primeiro passo da Guerra de Notas de Corte do Sisu, do Prouni ou do Fies começa no preenchimento do cadastro no sistema. Em seguida, no Sisu, você pode escolher até dois cursos para disputar a vaga. Sua arma inicial é a nota do Enem.

Veja na tabela ao final do post as notas de Corte do Sisu, do Fies e do Prouni em todas as universidades, para todos os cursos. Na imagem a seguir confira as dez maiores notas em 2017: 

A USP tem o maior número de cursos com as maiores Notas de Corte do Sisu. Logo em seguida ficam a UFRJ, UnB, UFF, UFPR, UFSC e UEMG.

Para você conseguir uma vaga no Sisu, no Prouni e no Fies  é preciso utilizar a sua nota do Enem com estratégia, inteligência e sangue frio.

Cronograma do Sisu 2019 – 2

  • Inscrições:
  • Resultado:
  • Inscrição na lista de espera:
  • Matrículas:
  • Inscrições : Clique no botão, e faça sua inscrição no Sisu: consulta de vagas do Sisu