Buscar no Blog

Química – Confira o que mais cai na prova do Enem e nos vestibulares

Matemática, física, química e até biologia… Essas matérias são as que mais pegam o pessoal na hora da prova, certo? Estudar tudo delas para o Enem é essencial, mas você já parou pra saber o que mais cai na prova?

Estudar todas as matérias é indiscutível para você se dar muito bem na prova do Enem, correto? Entretanto, é de senso comum, que algumas matérias pesam muito na hora da prova. Geralmente, essas matérias são difíceis durante todo o Ensino Médio e, na hora do Enem, são o que mais pegam os alunos ‘despreparados’. Mas você é estudioso, está tirando tudo de letra e revisando todo o conteúdo de todas as disciplinas, certo? Mas, para dar uma mãozinha, o Blog do Enem vai te mostrar o que mais caiu na prova de química até o ano de 2011. Com isso você poderá ter uma boa base do que se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Dica 1 – Apostila Gratuita de Química – Revisão grátis dos principais tópicos de Química para o Enem e Vestibular: http://blogdoenem.com.br/quimica-apostila-enem-gratuita/

O site Universia Brasil estudou todas as provas de química do Exame Nacional do Ensino Médio até o ano de 2011 e verificou alguns conteúdos que mais caíram, ou seja, que mais tiveram uma relevância e permanência nas provas durante todos os anos. Veja abaixo o que estudar mais na disciplina de química!

Dica 2 – Tire suas dúvidas sobre Eletroquímica: http://blogdoenem.com.br/quimica-enem-eletroquimica/

O que mais cai de química no Enem: Química Ambiental: engloba conteúdos sobre chuva ácida, poluição, combustíveis fósseis e energias renováveis, como também assuntos que abordem a saúde do planeta e do homem. Devido a isto, esta área da química sempre acaba se relacionando com outras disciplinas como biologia, geografia e física. Será que isto vai acontecer no Enem também?

O que mais cai de química no Enem: Equilíbrio Químico: Os equilíbrios químicos tratam sobre reações reversíveis. Podem cair questões sobre catalisadores, superfície de contato, cálculo do pH, temperatura e transformações, visto que algumas delas se relacionarão com assuntos da química ambiental, com ácidos e conteúdos de outras disciplinas no Enem.

O que mais cai de química no Enem: Transformações Químicas: As transformações ou reações químicas ocorrem quando há a formação de uma nova substância. Algumas evidências mostram a ocorrência de uma transformação química: oxidação, combustão, mudança de cor, liberação de um gás, cheiros, formação de um sólido, etc. Dentro de um assunto que abrange grandemente as questões ambientais, para o Enem, esses conteúdos podem estar relacionados à mineração, pois o Brasil é um maiores exportadores de minério. Além disso,conteúdos como esses podem estar relacionados às transformações químicas que acontecem com o petróleo e seus derivados e na obtenção do etanol.

O que mais cai de química no Enem: Cálculo Estequiométrico: O cálculo estequiométrico é o cálculo das medidas em reações e equações químicas e tornou-se algo comum no Enem. Será que cai no Enem? Nesse assunto, são comuns questões sobre rendimento, excesso, pureza, balanceamento e há a necessidade de vocês saberem conteúdos como a grandeza mol e saber calcular as conversões.

O que mais cai de química no Enem: Química Orgânica: A química orgânica estuda os compostos do carbono. Para o Enem, você deve se ater a questões que envolvam as funções orgânicas, principalmente no que diz respeito ao seu reconhecimento e caracterização.  Vale lembrar que os combustível são todos formados por compostos carbônicos, logo é imprescindível saber relacionar a química orgânica com assuntos como a produção do etanol, o açúcar, os polímeros, plásticos e bioplásticos.

Além desses temas acima, destaca-se também a interpretação e análise de gráficos e tabelas. E ae, galerinha, conseguem já ter um bom parâmetro para estudar química para seu Enem? Aproveite as dicas que o Blog do Enem dá para você e tire 1000 no Enem!

Dica 3 – Já escolheu seu curso? Veja aqui as 10 carreiras com maior chance de emprego e salário em alta: http://blogdoenem.com.br/enem-emprego/

Sobre Samoel Raulino