Sisu 2016 terá edição extra para 150 mil vagas remanescentes. Sobrou lugar nas universidades federais.

Parece mentira, mas é a pura verdade: Há mesmo 150 mil vagas não ocupadas nas melhores universidades públicas do Brasil. Têm prédios, laboratórios, professores e técnicos recebendo salário, mas não têm alunos suficientes. MEC vai abrir edição especial do Sisu 2016 para vagas remanescentes.

O Ministério da Educação tomou um susto no começo de dezembro de 2015 ao ver os dados do Censo da Educação Superior. Verificou que há 150 mil vagas remanescentes em universidades públicas de todo o país.  

Então, vem aí uma edição especial do Sisu 2016 para tentar preencher as vagas remanescentes. Há também milhares de vagas ociosas nas Bolsas de Estudo do Prouni em faculdades particulares.

O problema é muito sério. O país está em crise. Falta dinheiro para tudo, e agora aparece este ‘buraco’ de alunos nas universidades públicas. As universidades e institutos federais recebem o dinheiro na proporção das vagas, mas não têm os alunos matriculados de acordo com o previsto no orçamento.

A saída encontrada pelo MEC foi promover uma edição extra do Sistema de Seleção Unificada, um Sisu 2016 Sisu com foco nas vagas remanescentes.

A sua chance pode chegar com o Sisu 2016 de vagas remanescentes

Pode ser uma excelente oportunidade para você conseguir realizar o sonho de uma educação de alta qualidade e gratuita. São 114 mil vagas sobrando nas universidades federais, 36 mil nas universidades estaduais, e mais 26 mil nas universidades municipais.

Para colocar pressão nas instituições o MEC anunciou que vai mudar o modelo de financiar as universidades e os institutos federais. Ao invés de receber os repasses de recursos pelas ‘vagas oferecidas’ a conta será feita pelo número real de alunos matriculados. Com isso o Ministério espera uma forte adesão das instituições federais ao Sisu 2016 de vagas remanescentes.

sisu passo a passo
Inscrição no Sisu passo a passo. Veja como fazer.

Veja aqui o Passo a Passo do Sisu: Como fazer a sua inscrição e ficar  já preparado para quando chegar a hora não vacilar na disputa pelas notas de corte do Enem.

A sugestão do MEC é realizar o Sisu 2016 das vagas remanescentes no começo do ano, mas somente depois das etapas já previstas do Sisu 2016 (normal), do Prouni 2016 e do Fies 2016, que ocorrem todo ano em janeiro e fevereiro.

Os critérios podem ser diferentes para estas vagas que estão sobrando. Além da tradicional nota de corte pelo desempenho no Enem serão criados outros critérios para a transferência de alunos da rede privada para a rede pública, e mesmo indicadores regionais para dar preferência a quem já reside mais perto de onde estão as vagas ociosas.

 

Veja o que é e como funciona o Sisu. Entenda o mecanismo de leilão de vagas pela nota de corte do Enem. Quem tem as melhores notas escolhe primeiro e fica com os melhores cursos. confira.

Sisu aprenda
Veja o que é e como funciona o Sisu

Veja como escolher seu curso superior

projeto de vida
veja como criar seu Projeto de Vida

É muita pressão na sua cabeça. Todo mundo perguntando ‘já escolheu o curso?’, ‘essa profissão tem emprego depois?’, ‘ você vai conseguir passar no vestibular ou nas notas de corte do Enem?’ As respostas nem sempre são fáceis.

O melhor caminho é você ter um Projeto de Vida antes de optar pelo curso. Veja aqui as dicas para você construir seu projeto de vida. O mercado de trabalho está em crise, e o Brasil deve ficar andando de lado (ou mesmo para trás) pelo menos até 2018.

Fique ligado que o Blog do Enem está de olho para informar você das novidades desde Sisu 2016 de vagas remanescentes.