Correção da Redação Enem 2012

Entenda como os professores que fazem a correção da Redação Enem 2012 se preparam para dar a nota.

Você estudou muito e enfrentou uma Olimpíada estudantil e fez Enem 2012; conferiu o Gabarito (com polêmica ou não) e agora está ansioso para a nota da Redação, certo? Agora você pode saber como é feita a Correção da Redação Enem 2012.

Estamos ainda longe da data da divulgação do resultado final mas neste Enem os alunos terão acesso às suas redações digitalizadas e corrigidas no dia 14 de Fevereiro de 2013, e para entendermos todo o processo da prova, vamos falar de como é para os professores que tem a imensa responsabilidade de estar do “lado de lá”, corrigindo.

Ao todo, serão 5.683 profissionais que na próxima semana iniciarão as correções da prova de Redação Enem 2012. Foram convocados por chamada pública e passaram dois meses de treinamento (tanto a distância quanto presencial) onde foram trabalhadas as competências da prova (que você pode ter acesso no Guia do Participante) e nesta semana terão nova capacitação sobre o tema abordado “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI”.

Mas, você acha que acabou? Esses profissionais ainda serão submetidos à um teste no dia 14 de Novembro de 2012 antes de receberem as Redações Enem 2012 e serão avaliados pela banca examinadora.

Neste Enem 2012 a Redação será avaliada por dois corretores diferentes e sem saberem qual nota atribuíram. Havendo uma diferença entre as duas notas que seja maior de 200 pontos, um terceiro corretor será acionado e mesmo assim, havendo ainda diferença entre as 3 notas, terá uma banca de excelência para uma correção final. A pontuação máxima é de 1000 (mil) para a Redação Enem 2012.

O Inep acredita que das 4,1 milhões de Redações, cerca de 1,2 milhão receberão a terceira correção e aproximadamente 200 mil sejam avaliadas pela banca de especialistas, ou a banca de excelência.

A correção avalia cinco competências:

  1. Domínio da norma padrão da língua escrita
  2. Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
  3. Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação
  5. Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

Os estudantes que fizeram a Redação Enem 2012 poderão usar a senha da inscrição no site do Inep para acessarem suas redações corrigidas e digitalizadas a partir de 14 de Fevereiro de 2013.

Correção da Redação Enem 2012

Para você: nosso calendário Enem 2012!

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; (UFA, já passou!)

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação; (UFA, já passou!)

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;  E ai, foi bem??

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, també usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Fontes: Inep e Pantanal News