Redação do Enem 2012 divulgou tema da segunda edição

Redação do Enem 2012 em provas aplicadas da segunda edição. Confira o tema

A redação do Enem 2o12 foi uma grande preocupação que a gente do Blog percebeu. Muitas dúvidas quanto à construção do texto, o que vale na hora de pontuar e principalmente dicas de como criar um texto coerente e que dê aquela força na média final.

O Enem 2012 e a redação do enem 2012 tiveram a segunda aplicação nesta semana, dias 4 e 5 de Dezembro nas instituições socioeducativas, presídios e também para alunos especiais. A segunda edição tem a mesma estrutura da primeira, com o mesmo número de questões, grau de dificuldade e tempo de prova.

O tema da redação do Enem 2012 segunda aplicação foi “O Grupo fortalece o indíviduo?” . O tema da redação do Enem 2012 veio seguido de três textos motivadores. O primeiro texto (Nasce um grande movimento) aborda a criação do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Fala da mobilização dos bancários ao criar a  Associação dos Funcionários de Bancos de São Paulo em abril de 1923 e a primeira greve da categoria, iniciada em Santos em 1932. No texto tem uma foto que mostra onde bancários estão sentados junto a uma faixa que diz “Estamos em greve”.

O segundo texto de apoio da redação do Enem 2012 trouxe um depoimento do jogador do Corinthians Jorge Henrique. Ele disse que a a união do time foi importante para a conquista do título da Libertadores de 2012. O último texto motivador informou sobre a 2ª edição da Marcha das Vadias, ação que chamou a atenção aos diversos tipos de violência sofridos pelas mulheres.

Sobre a Redação do Enem 2012 você tem várias dicas aqui no Blog e também a gente te lembra do Guia do Participante que traz exemplos do que é avaliado em um texto de Enem e pode se estender aos vestibulares também.

Veja o que a redação do Enem 2012 avaliou:

  • Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita,
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Curtiu? Fique com a gente, assim você nunca mais vai ter medo de redação ou de provas.

redação do enem

Dá uma olhada no nosso calendário Enem 2012!

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; (UFA, já passou!)

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação; (UFA, já passou!)

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;  E ai, foi bem??

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Fontes: Jornal do Comércio

Guia do estudante

Inep