Redação Enem 2012 – 11 dicas dos corretores para uma melhor pontuação

Saiba mais sobre a Redação Enem 2012 com os próprios corretores do exame

Na hora que receber a Redação Enem 2012, ver seu tema e começar a escrever, é bom ter na mente algumas dicas. Segue uma lista de 11, que achei lá no Universia:

1 – Proposta e texto motivadores

Sabe aqueles textos que vêm antes do espaço para a Redação Enem 2012? Então, eles não estão ali pra bonito. Leia com atenção os textos de apoio e a proposta da redação. Só um toque: fuga do tema é ZERO. Você não vai querer correr esse risco, não é mesmo?

2 – Criatividade na Redação Enem 2012

Não se prenda ao comum, use os textos de apoio como APOIO. Não se prenda ou se assemelhe tanto aos exemplos, isso não é bem visto pelo corretores. Traga algo da sua vivência, algum fato novo, engraçado, dramático, que faço o leitor se prender ao seu texto. O leitor (no caso o corretor) deve ler linha a linha, na expectativa de chegar ao final com gostinho de “quero mais”.

3 – Não copie os texto motivadores

Ai está mais uma chance de você conseguir zerar na Redação Enem 2012. E não é isso que queremos, não é mesmo?

4 – Reflita sobre o tema proposto

Assim como na vida, na sua Redação Enem 2012 você deve usar da retórica nas palavras para convencer o leitor do seu texto a acreditar no que você está escrevendo. Coloque um ponto de vista claro no seu texto e use do seu poder de argumentação, variando bem as ideias. Convencer o corretor da sua redação que sua ideia é válida é um bom caminho andado rumo à uma nota super agradável.

5 – Reúna sua ideias

Complementando a dica 4: não jogue suas ideias ao vento em sua Redação Enem 2012. Organize elas, dando uma maior coerência e coesão ao seu texto. O leitor vai entender melhor e sua redação terá uma nota maneira.

6 – Desenvolva sua ideia

Aqui vai um pouco da dica 4 e 5, somado à atenção. Desenvolva seu texto de modo que o leitor não se perca o “fio da meada”. O poder de articulação aqui é testado, esteja pronto para isso.

7 – Cada parágrafo, uma frase-chave

Pense no seu texto em blocos, cada bloco uma ideia correlacionada com a anterior e a próxima. Esses blocos ou parágrafos devem ter uma frase chave, que norteie seu texto. Recomenda-se começar o parágrafo com essa frase-chave, ou tópico frasal como eles gostam de chamar. Assim seu leitor já vai ter um resumo do caminho que seu paragrafo seguirá.

8 – Mantenha o foco e a coerência no seu texto

Agora que os parágrafos da sua Redação Enem 2012 estão em conformidade, agora é ver se eles fazem sentido em um todo e mantém uma boa inter-ligação. Releia seu texto e veja se o inicio, o meio e o fim tem uma boa fluidez. Não comece com tudo e deixe seu texto “se apagar”.

9 – Mostre que você não é só um rostinho bonito, também tem conhecimento

Uma grande variedade de assuntos e argumentos mostra que você tem conhecimento do assunto proposto. Traga curiosidades sobre os assuntos descritos, dessa forma os corretores saberão que você entende mesmo do que está falando. Por exemplo: se o tema for Rio +20, fale um pouco da edição passada e o que, do proposto, foi efetivamente realizado.

10 – Nada de clichês, ok?

Fuja do comum, daquele senso popular e frases prontas que todo mundo diz. Varie o vocabulário e explore seus argumentos a fundo. a palavra é ORIGINALIDADE.

11 – Não fuja JAMAIS do tema da Redação Enem 2012

O tema proposto não deve nunca ser deixado de lado. Ao longo da criação do seu texto, vá relendo para ter certeza que você continua no caminho certo. SE você ver que fugiu um pouco do tema, volte e faça como manda o figurino (e as regras do Enem 2012). Eu sei que vocês sabem, mas é sempre bom lembrar: FUJIR DO TEMA É ZERO, SEM CHORORÔ.

Redação Enem 2012

Anotou tudo??

Está ficando cada vez mais fácil se dar bem na Redação Enem 2012, não é caro leitor? Então se liga aqui no Blog do Enem que ainda mais te dar muitas dicas.

Fique por dentro do calendário Enem 2012

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação;

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, també usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Boa sorte e bons estudos.