Redação Enem 2012 – Conheças as principais dúvidas dos candidatos

Suas dúvidas sobre a Redação Enem 2012 também pode estar aqui

Sabem quando o professor insiste naquela velha frase: ” prestem atenção na aula, a dúvida do seu colega também pode ser a sua” ??  Então, ele pode mesmo ter razão. Foi pensando nisso que o Blog do Enem trouxe para vocês uma série de respostas sobre a Redação Enem 2012, baseadas em perguntas feitas pelos próprios estudantes que farão o Enem 2012.

Que tipo de texto deve seguir minha Redação Enem 2012?

A redação pode seguir dois caminhos, de acordo com que for pedido no Enem 2012. Você pode encontrar um texto dissertativo e um texto dissertativo-argumentativo. O primeiro você deverá apenas expor suas ideias, já no segundo sua opinião deve ser dada, exigindo de você uma posição sobre o tema proposto. Mas fique ligado, nada de usar expressões como “eu acho”, “na minha opinião”. Seu posicionamento deve ser feito através de argumentos concretos, descritos em terceira pessoa.

Posso usar fontes de citações externas à prova?

Não só pode como deve. Quanto mais conhecimentos gerais vocês apresentar em sua prova, mais rico fica seu texto. Só não caia na besteira de citar um assunto que você não tenha extrema certeza, e o que era para te ajudar, pode te prejudicar MUITO. A única solução aqui é ler. Lei bastante sobre atualidades e história do mundo, dessa forma você pode atacar de duas frentes: na história e sobre o que está acontecendo agora no mundo. Sabe aquele “Guia dos Curiosos”, as vezes é uma boa opção também.

Como devo começar e terminar minha Redação Enem 2012?

Aqui a dica suprema é: já comece sua redação com o tema em mente e siga até o final na mesma linha. Vale lembrar que o principal que levam redações a zerar no Enem é a fuga do tema. Não seja mais um…

Quanto ao término, evite um pergunta no final do seu texto. Caso você ache mesmo necessário que sua Redação Enem 2012 acabe acom uma pergunta, tenha certeza que ela é extremamente necessário e indispensável. É uma decisão bem complicada, mas se usada corretamente pode dar um toque super especial à sua Redação Enem 2012.

Como devo escolher o título da minha Redação Enem 2012?

Apesar de parecer o contrário, o título da sua redação deve ser a última coisa a ser feita. Ele deve sintetizar em poucas palavras o que o leitor do seu texto (no caso os corretores do Enem 2o12) encontrará pela frente.

O título da sua Redação Enem 2012 não deve ter um destaque físico. Ou seja, não deve estar sublinhado, nem letra diferente do restante do texto e muito menos uma letra maior que a sua usual. Se sua prova estiver a palavra título, você deve escrever ele logo após os dois pontos. Caso seja apenas uma linha, você deve escrever seu título no centralizado na linha. Meio complicado? Também achei. Então volte ao começo do parágrafo e releia até ter certeza do que deve ser feito.

Errei, e agora?

Nosso primeiro impulso quando erramos uma palavras é riscá-la, não é mesmo? Mas saiba que isso é extremamente errado. O certo é chamar o mínimo de atenção possível para o erro. Dessa forma você deve apenas fazer um risco sobre a palavra e a colocar entre parenteses. Simples.

Redação Enem 2012

Fique por dentro do calendário Enem 2012

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação;

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, també usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Boa sorte e bons estudos.

Fonte: G1.