(ENCERRAMOS) Concurso de Redação Enem – ‘O Brasil Acordou’

O Blog do Enem lançou semana passada o Concurso de Redação Enem – ‘O Brasil Acordou’. Você que enviou vai receber uma correção gratuita de seu texto. Você que não envio por que perdeu o prazo, fique ligado que iremos postar as 10 melhores com uma série de dicas para ser nota 1000 na Redação Enem 2013!

O Blog do Enem quer que você se dê muito bem na Redação do Enem 2013. Já iniciamos uma série de dicas para ajudar na escrita e também demos uma mãozinha para saber como está indo em Redação.

Quem participou participou, quem não participou vai poder se ligar nas 10 melhores redações enviadas para o Concurso de Redação Enem – O Brasil Acordou, quem sabe a sua ou de um colega cai no Blog do Enem. Já pensou?

Se ligue agora no quando você pode receber sua redação corrigida ou até publicada aqui no Blog mesmo. Massa né? Fique ligado com a gente.

NORMAS DE ENVIO DO CONCURSO (ENCERRADO)

Veja como participar:

A redações deveriam ser enviadas pelo formulário do concurso, de acordo com as normas do Concurso O BRASIL ACORDOU, entre o período de 22 de junho de 2013 até 29 de junho de 2013. O Blog do Enem irá corrigir as 100 primeiras redações e as 10 melhores serão postadas no www.blogdoenem.com.br

Normas de envio:

Os critérios de escrita e de avaliação para a sua Redação são os mesmos utilizados no Edital do Enem 2013. As regras são estas:

1) Escreva um texto dissertativo-argumentativo entre 8 e 30 linhas;

2) Não fuja do tema proposto pelo Blog do Enem;

3) Obedeça a norma padrão culta da língua escrita;

4) Apresente argumentos consistentes;

5) Obedeça as regras de produção do texto dissertativo-argumentativo (com título, introdução, desenvolvimento e conclusão);

Sobre a escolha das redações a serem publicadas:

A Equipe de correção do Concurso O BRASIL ACORDOU de Redação Enem irá selecionar os 10 textos melhor colocados quanto à pontuação e publicar com uma correção detalhada e uma nota sobre o texto. As demais redações serão corrigidas e devolvidas aos participantes.

Prazos para correção e publicação:

O prazo de correção das 100 primeiras redações será de até 30 dias. O envio de feedback para os escritores e de publicação será a partir do dia 22 de julho de 2013.

O tema do Concurso de Redação Enem O BRASIL ACORDOU:

No mês de junho de 2013 uma parcela da população jovem do Brasil foi às ruas em manifestações em defesa de direitos, reivindicações e bandeiras como o fim da corrupção; melhorias na educação e na saúde; mais segurança e justiça; críticas ao custo de obras de construção de estádios de futebol para a Copa do Mundo; pela revogação de aumento em passagens de transporte coletivo; contra a emenda constitucional PEC 37, entre outros.

A mobilização de junho de 2013 surgiu inicialmente através de redes sociais, a partir de iniciativa do Movimento Passe Livre, que defende a gratuidade no transporte público e contesta o aumento em passagens de ônibus, trens e metrô em diversas capitais o país. Logo em seguida, as mobilizações ganharam maior amplitude por adesões ou novas convocações através de redes sociais e sem uma liderança específica ou organizada.

A última manifestação a contar com a mobilização intensa de jovens no País ocorreu em 1992, em apoio ao processo de impeachment do ex-presidente da república Fernando Collor de Mello. Antes disso, os jovens foram às ruas em 1968, manifestando-se contra a ditatura militar instaurada em 1964; novamente em 1979, em defesa da Anistia Política aos perseguidos pela Ditadura Militar; e em 1984, na campanha pelas eleições diretas para a Presidência da República. Nos movimentos que levaram às manifestações de 1968, 1979 e 1992,  na liderança e na condução do processo, estavam partidos políticos, entidades de classe, organizações estudantis e sindicatos de trabalhadores.

Diante dessa conjuntura nacional, redija um texto dissertativo-argumentativo expondo sua opinião sobre como o uso das redes sociais e o ativismo de movimentos sociais podem modificar ou não  rumo de uma nação como o Brasil.

Agora que você já envio o seu texto, poderá ter uma noção de como se sairá na prova do Enem 2013. Que tal?

Obrigado a todos que enviaram suas redações. Em breve, iremos comunicar o recebimento delas e, posteriormente, lhes retornaremos via e-mail com a correção de seu texto.

Redação Enem 2013

Confira o Simulado Enem 2013 – Clique AQUI.

Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre a Redação Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

admin

Felipe Figueiredo

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.
Categorias: Cai no Enem, Curso Enem, Enem Tags: , , ,