Enem Digital tem 68% de abstenção. Compareceram só 32%

Enem Digital pede aos candidatos Propostas sobre "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil". O que você achou do tema? Nas provas do Enem impresso, o tema foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".

O balanço da aplicação da primeira edição do Enem Digital mostrou que apenas 32% dos inscritos para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio nesta modalildade compareceram aos locais de prova. O Resultado é uma abstenção recorde, com 68% apenas no primeiro dia de aplicação.

O pior indicador até hoje foi de 55,3% de abstenção verificado na aplicação do Enem impresso 2020, durante a Pandemia do Covid-19, nas datas de 17 e 24 de janeiro de 2021.

Temas da Redação do Enem 2020

Sem dúvida, o maior mistério envolvendo cada Exame é o tema da redação do Enem 2020. Embora professores e cursinhos  de todo o Brasil tentam adivinhar o tema da vez, essa tarefa é praticamente impossível. Este ano, com as duas aplicações do Exame, uma para o Enem Impresso, com a prova tradicional, e outra para o Enem Digital, com a prova direto no computador, foram dois temas.

Desigualdades Regionais no Enem Digital

O tema da redação do Enem Digital foi “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil“. É uma proposta de dissertação argumentativa em sintonia com a tradição das provas anteriores. O Enem busca um tema de forte conotação social, transversal à sociedade, e cuja resolução perpassa políticas públicas.

A prova de Redação do Enem Digital referente ao ano de 2020 foi aplicada no dia 31 de janeiro de 2021. O INEP colocou um limite de inscrições para esta aplicação pioneira, e apenas cerca de 90 mil dos mais de cinco milhões de candidatos inscritos no geral fizeram a opção pelo Enem Digital.

Problemas no Enem Digital

O número de cidades com a aplicação da prova digital foi também reduzido, o que obrigou uma parte dos candidatos a fazer longas viagens para participar da prova digital.

Em pelo menos três cidades, Belo Horizonte, Brasília e Palmas, o sistema deu problema os uma parte dos candidatos terá que refazer as provas nas datas de 23 e 24 de fevereiro. No Amapá as provas do Enem foram canceladas, e serão aplicadas no formato impresso também nas datas de fevereiro.

Tema da Redação do Enem Impresso

Na aplicação da prova do Enem Impresso, no dia 17 de janeiro de 2021, às 13:48 de domingo o Ministro da Educação divulgou em suas redes sociais o tema da redação do Enem 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

tema da redação do enem 2020

O tema da redação, ligado ao eixo da saúde, se encaixa na tendência das temáticas que vinham sendo abordadas nos anos anteriores.

Temas da redação do Enem dos últimos anos

O tema da redação do Enem sempre é ligado a um problema presente na sociedade brasileira, para o qual o estudante precisa apresentar uma proposta de intervenção. Veja os temas de redação que caíram no Enem nos últimos anos:

  • 2020 (Enem Digital): O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
  • 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
  • 2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
  • 2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet”
  • 2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
  • 2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
  • 2015: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”
  • 2014: “Publicidade infantil em questão no Brasil”
  • 2013: “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”
  • 2012: “Movimento imigratório para o Brasil no século 21”
  • 2011: “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”
  • 2010: “O trabalho na construção da dignidade humana”

Análise do tema da Redação do Enem 2020

Observando os temas de redação do Enem dos últimos anos, é fácil perceber que todos são ligados aos direitos humanos e a problemas reais da sociedade brasileira.

Assim, o tema da redação do Enem 2020, ao tratar de saúde mental, preconceito e inclusão social, está perfeitamente adequado para a prova de redação do Enem.

Em breve, este post será atualizado com os comentários da professora Daniela Garcia, do Curso Enem Gratuito, sobre o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Você vai fazer o próximo Enem?

Veja agora as dicas para mandar bem na redação. Acesse de graça o e-book “Como fazer a redação do Enem”. São dez tópicos com aulas gratuitas que explicam todo o processo, desde a interpetação do tema e até à elaboração da Proposta de Intervenção. Confira, é 100% gratuito:

e-book gratuito de Redação

Os professores do Blog do Enem prepararam um e-book de redação para você aumentar suas chances. Têm o e-book completo e mais 10 aulas com todos os tópicos que você precisa saber. Confira agora o Curso de Redação Enem Gratuito: Curso de Redação Enem gratuitoAcesse agora o e-book de redação com aulas gratuitas. Você aprende a montar a estrutura do texto em quatro parágrafos: a) um na Introducão; b) dois no Desenvolvimento; c) um na Conclusão. Veja no e-book.

Jade Philippe

Diretora de Conteúdo do Blog do Enem. Formada em Direito, descobriu na comunicação um caminho mais direto para ajudar as pessoas. Foi assim que passou a integrar a equipe do Curso Enem Gratuito, plataforma dedicada a entregar educação livre, de qualidade e gratuita a todos os estudantes do Brasil.
Categorias: Enem