MEC e INEP liberam consulta à correção da Redação Enem 2014.

Veja como foi a correção do seu texto. Entenda os motivos alegados pelos avaliadores para você ficar com a nota que tirou. Confira abaixo o seu espelho de correção da Redação Enem 2014.

Já está no ar o link que o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) liberaram para você consultar o espelho de correção da Redação Enem 2014.  O acesso é individual. Somente os próprios candidatos podem ver os textos que escreveram na redação Enem 2014 e ver a correção realizada pelos avaliadores. Depois, veja nas Apostilas Gratuitas do Blog do Enem as dicas para você mandar bem na Redação Enem 2015.

É sempre bom conferir para saber os motivos pelos quais você perdeu pontos nas cinco Competências (dimensões) que são exigidas dos candidatos para entender a sua nota. Cada dimensão vale 200 pontos. As dimensões adotadas para fazer a correção da sua redação foram estas:

redação enem 2014 correção

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Aqui os avaliadores observam se você escreveu de acordo com a norma culta nos aspectos de ortografia e gramática;

Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. É aqui que vale a sua capacidade de compreender o que o Tema está solicitando, e o desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Você lembra do que estudou sobre coerência? Então, as suas ideias ou propostas precisam fazer sentido dentro do texto.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. – Vale aqui o que você estudou sobre coesão. É preciso utilizar corretamente os termos de ligação, pronomes e etc.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Esta é a competência mais complicada para ser avaliada, por há um campo de subjetividade em relação à proposta de intervenção ou conclusão adotada pelo candidato em relação aos direitos humanos.

Veja aqui nas Apostilas Gratuitas do Blog do Enem exemplos de Redação Enem Nota 1000, as dicas para fazer um (bom) texto dissertativo-argumentativo, e depois compare com a correção do seu texto.

Confira no link abaixo a correção da sua Redação Enem 2014:

Link oficial do MEC e do INEP para você ver como foi a correção da sua Redação Enem 2014:  http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/

Mesmo se você tiver tirado uma nota bem alta e já tiver conseguido a sua vaga em uma Universidade pelo Sisu, ou uma bolsa de estudos do Prouni é bom conferir para seguir se aprimorando. Veja abaixo as 10 dicas para um texto nota 1000. Veja aqui as Inscrições Enem 2015 Veja o passo a passo para fazer a sua Inscrição para o Enem 2015

redação dicas

Inscrição Enem 2015 selo