Redação do Enem 2012 parte 2: a confusão continua

A Redação do Enem 2012 corrigida foi liberada para consulta mas, MEC recorre e prazo volta para 06 de Fevereiro.

É, meus amigos, parece que ainda temos muito para caminhar até que o Enem seja realmente a prova que gostaríamos. Você tem acompanhado aqui no Blog a polêmica em torno da Redação do enem 2012 e nosso último post falava justamente da briga de cachorro grande entre candidatos frustrados, MEC e Tribunais.

Tudo porque uma candidata do Rio de Janeiro e outra de Pernambuco haviam conseguido uma liminar autorizando o acesso quase imediato da correção da redação do enem 2012. Assim, muita gente já estava acionando seus advogados para que o MEC liberasse as correções da redação do enem 2012 para todos em até 48 horas; a pressa se justificou porque as inscrições para o Sisu já começam na próxima semana, dia 07 de Janeiro e se houvesse mudança de nota, haveria também mudança de acesso ao Sisu já que a nota da redação tem um forte impacto na média final. Saiba mais sobre o Sisu AQUI.

Bom, puxa daqui, puxa dali a decisão de liberar ou não as correções da redação do Enem 2012 antes do prazo, foi divulgada na noite de ontem (4 de Janeiro) pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5a região, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima. Ele disse que se baseou no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o INEP e o Ministério Público Federal (MPF) que prevê que a partir de 2012 o acesso aos espelhos de correção das redações será liberado com um caráter “meramente pedagógico”, só que veja bem, sem a possibilidade de recurso.

O desembargador argumenta que a divulgação às vésperas da abertura das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) atrapalharia o andamento dos processos já planejados pelo MEC e a grande demanda por processos de revisão da redação do enem 2012 pioraria o calendário administrativo das universidades nacionais. Por isso permitiu ao MEC que mantivesse a data oficial de acesso à correção da redação do enem 2012: 06 de Fevereiro de 2013.

Enquanto isso, muita gente AINDA não conseguiu sequer ver sua nota, quanto mais pensar em abrir recurso. De qualquer maneira as estudantes que haviam conseguido a primeira liminar também solicitaram que os alunos que quisessem ver a correção da redação do enem 2012 não precisassem entrar com advogado, e sim somente solicitar. O que é bastante justo e inclusivo.

Resumo da ópera: por enquanto, a correção da redação do enem 2012 só dia 06 de Fevereiro mesmo mas a gente acha que isso ainda var dar muuuuito pano pra manga….

redação do enem 2012