Indústria Cultural: resumo com Simulado Enem de Sociologia

Veja o que é a Indústria Cultural na Escola de Frankfurt pra gabaritar nas questões de Sociologia e Meios de Comunicação de Massa no Exame Nacional do Ensino Médio.

Somos bombardeados o dia inteiro com informações, propagandas, músicas, filmes, séries, vídeos, programas de televisão, etc. Os meios de comunicação ocupam grande parte do nosso tempo, pensamento e relações sociais. Veja o que é Indústria Cultural na ótica dos pensadores da escola alemã de Frankfurt.

O que é Indústria Cultural

Os Meios de Comunicação de Massa são muito importantes nas sociedades contemporâneas em que vivemos e não poderia deixar de ser um dos principais temas da sociologia.

O principal conceito sociológico que dá conta dos meios de comunicação é o de indústria cultural, que busca compreender a forma de produção da cultura de massa nas sociedades capitalistas.

Resumo sobre Indústria Cultural

Confira agora com o professor Alan, do canal do Curso Enem Gratuito, o que é Indústria Cultural:

A expressão foi usada pela primeira vez no livro “Dialética do Esclarecimento”, de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Eles foram dois importantes pensadores de um instituto de pesquisa alemão conhecido como Escola de Frankfurt.

Se pensarmos no termo ‘indústria’, lembraremos de uma produção massificada, em série. A indústria cultural produz, portanto, um produto cultural. Pensar em indústria cultural é pensar em uma cultura feita para o consumo e para a geração de lucro;

 Alguns filósofos da Escola de Frankfurt estudaram esse conceito bem a fundo: Theodor Adorno, Max Horkheimer, Hebert Marcuse e Walter Benjamin;

Adorno e o que é Indústria Cultural

 Adorno dizia que a indústria cultural funcionaria como um “guia dos perplexos”: – Integrados cersus Apocalípticos: integrados era a denominação dada ao pessoal que via na indústria cultural algo não necessariamente ruim, mas sim como um dispersor de cultura pelo mundo;

Apocalípticos era a denominação para quem via a indústria cultural como uma assassina da cultura. Walter Benjamin via na cultura produzida pela indústria cultural fins pedagógicos;

Outra questão importante sobre indústria cultural é o choque entre cultura erudita e cultura popular. Aqui vale ressaltar que não existe hierarquização de culturas! O que ocorre é que a cultura dita erudita consistiu-se historicamente como cultura de elite e, por isso, costuma ser mais vangloriada.

A cultura popular, por ter ligação com grupos marginalizados socialmente, também costuma ser marginalizada. A indústria cultural tirou do erudito o rigor, ao mesmo tempo em que tirou do popular a espontaneidade. Tudo visando o lucro.

Introdução à Indústria Cultural

Veja agora com a professora Anna Amorim outra abordagem sobre a Indústria Cultural:

Indústria Cultural é um conceito criado pelos pesquisadores alemães Theodor Adorno e Max Hokheimer, em 1947. Esses pesquisadores eram da Escola de Frankfurt. Ambos fugiram da Alemanha, durante a ascensão do nazismo, e foram para os EUA, onde havia um capitalismo bastante avançado. Desenvolvem uma análise voltada aos meios de comunicação.

Eles observaram como a cultura e os meios de comunicação começaram a produzir um tipo específico de conteúdo – de massas -, que extrapola o sentido da arte e que se relaciona à ideologia dominante.

Com isso, os bens culturais se tornam mercadorias e a cultura se massifica, sendo altamente distribuída. Esse processo é chamado de massificação da cultura que, por sua vez, gera homogeneização das pessoas, do conteúdo, da reflexão.

 O conteúdo disseminado por esses meios de comunicação visam produzir no espectador a aceitação da cultura dominante, ao invés de gerar pensamento crítico. O capitalismo, através da massificação dos bens culturais, faz com que o trabalhador, em seu momento de lazer, sofra um processo de alienação. O lazer torna-se, desse modo, prolongamento do trabalho.

Simulado Sobre a Indústria Cultural

Responda as 10 questões sobre a Indústria Cultural para ver o que consegue acertar. Com o Simulado Enem Online de Sociologia você estuda para o Enem e ainda têm dicas para estudar.

Simulado de Indústria Cultural

  1. Pergunta 1 de 10

    (UEL PR/2009)

    Leia os Textos V e VI.

     

    Texto V

     

    Eis aqui, portanto, o princípio de quando se decidiu fazer o homem, e quando se buscou o que devia entrar na carne do homem.

    Havia alimentos de todos os tipos. Os animais ensinaram o caminho. E moendo então as espigas amarelas e as espigas brancas, Ixmucaná fez nove bebidas, e destas provieram a força do homem. Isto fizeram os progenitores, Tepeu e Gucumatz, assim chamados.

    A seguir decidiram sobre a criação e formação de nossa primeira mãe e pai. De milho amarelo e de milho branco foi feita sua carne; de massa de milho foram feitos seus braços e as pernas do homem. Unicamente massa de milho entrou na carne de nossos pais.

    (Adaptado: SUESS, P. Popol Vuh: Mito dos Quiché da Guatemala

    sobre sua origem do milho e a criação do mundo. In: A conquista

    espiritual da América Espanhola: 200 documentos – Século XVI. Petrópolis:

    Vozes, 1992, p. 32-33.)

     

    Texto VI

     

    “Se você é o que você come, e consome comida industrializada, você é milho”, escreveu Michael Pollan no livro O Dilema do Onívoro, lançado este ano no Brasil. Ele estima que 25% da comida industrializada nos EUA contenha milho de alguma forma: do refrigerante, passando pelo Ketchup, até as batatas fritas de uma importante cadeia de fast food – isso se não contarmos vacas e galinhas que são alimentadas quase exclusivamente com o grão.

    O milho foi escolhido como bola da vez devido ao seu baixo preço de mercado e também porque os EUA produzem mais da metade do milho distribuído no mundo.

    (Adaptado: BURGOS, P. Show do milhão: milho na comida agora vira combustível. Super Interessante. Edição 247, 15 dez. 2007, p. 33.)

     

    De acordo com a crítica à “indústria cultural”, na sociedade capitalista avançada, a produção e a reprodução da cultura se realizam sob a égide da padronização e da racionalidade técnica.

    No contexto dessa crítica, considerando o fast food como produto cultural, é correto afirmar:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.