Oração Subordinada: simulado Enem com resumo de Português

Teste seus conhecimentos de português agora no simulado de oração subordinada. Confira no resumo básico as dicas da professora Jéssica Forini. Responda as perguntas, e aumente suas chances para mandar bem na prova do Enem.

Quando falamos que uma oração tem estrutura sintática completa estamos dizendo que ela tem sujeito (explícito ou implícito) + predicado (explícito ou implícito).

Nas orações sem sujeito, só vai haver predicado, é claro. (Predicado = é tudo o que se declara na oração referindo-se ao sujeito (quando há sujeito)).

Há dois tipos de período, o Simples e o Composto

• Período Simples:

constituído de uma oração, logo todo período simples é uma oração absoluta.

Exemplos:
– Estudo hoje com apenas uma gramática .
– Muitos professores do curso continuam escrevendo artigos para seus alunos!
– Seria esta a resposta certa?

• Período Composto:

é constituído de mais de uma oração; pode ser formado por coordenação, subordinação ou coordenação e subordinação (período misto). Alguns outros mecanismos linguísticos ajudam a ligar essas orações: são as conjunções, os pronomes relativos e certas preposições.

Resumo de Oração Subordinada

Confira agora coma professora Jéssica Forini, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo básico para você gabaritar geral no Simulado de Oração Subordinada, e para arrasar no Enem também.

As dicas de Oração Subordinada:

  1. Não precisa ter medo das orações subordinadas!
  2. A maioria dos alunos costuma pensar nas funções e nos significados das palavras, quando na verdade deveriam se atentar à relação entre as palavras.
  3.  A primeira coisa a ser feita em uma análise sintática é localizar o verbo.
  4.  Veja no resumo da professora Jéssica os tipos clássicos para mandar bem no Simulado de Oração Subordinada.

Os tipos de Oração Subordinada:

  1. Oração subordinada substantiva subjetiva.
  2. Oração subordinada substantiva objetiva direta.
  3. Oração subordinada substantiva objetiva indireta. 1
  4.  Oração subordinada substantiva predicativa.
  5.  Oração subordinada adverbial (na lousa, um exemplo de uma temporal).
  6.  Oração subordinada adjetiva (na lousa, um exemplo de restritiva).
  7. Confira no resumo acima com a professora Jéssica.

 

Exemplos:

  1. Período Composto
    – Os resultados foram ótimos, por isso ficamos satisfeitos. (duas orações/ coordenação)
    – Pedi que todos viessem preparados. (duas orações/subordinação)
    – Para salvar a economia, é preciso planejamento. (duas orações/subordinação)
    – A mão que balança o berço é a mão que mata. (três orações/subordinação)
    – Sei que eles passaram e que se estabeleceram na profissão. (três orações/coordenação e subordinação)

 

Simulado de Oração Subordinada

  1. Pergunta 1 de 10

    (FAMEMA SP/2018)

    Em 2010, cientistas realizaram um experimento especialmente tocante com ratos. Eles trancaram um rato numa gaiola minúscula, colocaram-na dentro de um compartimento maior e deixaram que outro rato vagasse livremente por esse compartimento. O rato engaiolado demonstrou sinais de estresse, o que fez com que o rato solto também demonstrasse sinais de ansiedade e estresse. Na maioria dos casos, o rato solto tentava ajudar seu companheiro aprisionado e, depois de várias tentativas, conseguia abrir a gaiola e libertar o prisioneiro. Os pesquisadores repetiram o experimento, dessa vez pondo um chocolate no compartimento. O rato livre tinha de escolher entre libertar o prisioneiro e ficar com o chocolate só para ele. Muitos ratos preferiram primeiro soltar o companheiro e dividir o chocolate (embora uns poucos tenham mostrado mais egoísmo, provando com isso que alguns ratos são mais maldosos que outros).
    Os céticos descartaram essas conclusões, alegando que o rato livre liberta o prisioneiro não por ser movido por empatia, mas simplesmente para parar com os incomodativos sinais de estresse apresentados pelo companheiro. Os ratos seriam motivados pelas sensações desagradáveis que sentem e não buscam nada além de exterminá-las. Pode ser. Mas poderíamos dizer o mesmo sobre nós, humanos. Quando dou dinheiro a um mendigo, estou reagindo às sensações desagradáveis que sua visão provoca em mim? Realmente me importo com ele, ou só quero me sentir melhor?
    Na essência, nós humanos não somos diferentes de ratos, golfinhos ou chimpanzés. Como eles, tampouco temos alma. Como nós, eles também têm consciência e um complexo mundo de sensações e emoções. É claro que todo animal tem traços e talentos exclusivos. Os humanos têm suas aptidões especiais. Não deveríamos humanizar os animais desnecessariamente, imaginando que são apenas uma versão mais peluda de nós mesmos. Isso não só configura uma ciência ruim, como igualmente nos impede de compreender e valorizar outros animais em seus próprios termos.
    (Homo Deus, 2016.)

    Assinale a alternativa em que a oração subordinada indica uma finalidade.

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar

Escolha na tabela no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.