Sócrates e o Oráculo de Delfos: resumo de Filosofia Enem

Teste seus conhecimentos sobre Sócrates e o Oráculo de Delfos com o Simulado Enem Online de Filosofia. São apenas 10 questões e, caso erre, têm dicas para estudar!

Você já deve ter lido a mensagem “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum”, certo? Ela está na entrada do Oráculo de Delfos e foi adotada por Sócrates como um dos pilares da sua filosofia. Veja agora.

O Oráculo de Delfos foi construído em homenagem ao deus Apolo, deus da luz, das profecias e da verdade, na cidade de Delfos, que se encontrava localizada na região central da Grécia.O Oráculo de DelfosOs gregos antigos procuravam o Oráculo para receberem conselhos acerca das mais diversas situações e assuntos. A resposta era dada através da Pitonisa (sim, o Oráculo era uma mulher) em nome do deus Apolo.

Conhece-te a ti mesmo

Pitonisa era escolhida através de um longo processo, que era assistido pelas mulheres de Delfos, responsáveis em preservar o fogo divino aceso.Medalhão com a sacerdotisa do oráculo de DelfosVeja na imagem a  ÚNICA REPRESENTAÇÃO da sacerdotisa.  Mas, afinal o que tem o Oráculo de Delfos a ver com o pensamento de Sócrates?

Sócrates e o Oráculo de Delfos

Tudo começa quando Sócrates foi ao templo consultar a Sacerdotisa, e seu amigo Querofonte fez a tradução da inscrição que se apresentava na entrada do templo Nosce te ipsum”- “Conheça-te a ti mesmo.”

A sacerdotisa afirma para Sócrates, que ele é o homem mais sábio de toda a Grécia. Intrigado com a revelação, Sócrates faz um mergulho interior e constata que a única coisa que sabia era que nada sabia –“Só sei, que nada sei”.4Sócrates passou então a adotar a inscrição como parte de sua filosofia como forma de lembrar os atenienses, principalmente sobre a necessidade de se autoconhecer, sobre as consequências que essa ação poderia trazer ao ser humano de forma geral, e principalmente aos atenienses, que não tinham o hábito de se questionarem e questionarem o seus governantes, o que levava ao equívoco.

O “ Conheça-te a ti mesmo” é um chamada à humildade, começo de todo conhecimento, pois ao sermos humildes quanto ao  que ignoramos, já estamos no caminho do conhecimento.

O Autoconhecimento & o Oráculo de Delfos

Para Sócrates o autoconhecimento é o início do caminho para o verdadeiro saber, acreditava que a sabedoria dependia do conhecimento e do controle de seus próprios limites, assim estariam mais propensos a fazer o bem, uma vez que a ignorância leva ao erro e ao mal, e ter conhecimento é uma virtude.

Pena, que desde aquela época pensar sobre si mesmo parece ser algo doloroso e de tão pouca importância.5Você consegue relacionar o conteúdodesta tirinha com o Oráculo de Delfos?

Sócrates e os Sofistas

Veja agora no resumo com o professor Alan Ghedini uma aula-show  do Curso Enem Gratuito. É com a síntese sobre o pensamento de Sócrates. Ele mudou a história do pensamento ao se contrapor aos filósofos sofistas.

Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Filosofia para refrescar a memória e acertar todas as questões sobre Sócrates e o Oráculo de Delfos na hora da prova! Se errar, têm dicas para estudar!

Simulado sobre o Oráculo de Delfos

Sócrates e o Oráculo de Delfos

  1. Pergunta 1 de 10

    (UDESC SC/2014)

    “Em sua descrição da Ática, Pausânias assinala a presença sobre a parede de um pórtico do bairro de Cerâmica, de uma pintura que representava um grupo de três personagens. Um deles é Teseu; os dois outros que estão associados a ele são figuras alegóricas do que o primeiro significa: Demokratía e Demos. Obra de Eufranor, este afresco data do século IV a.C.; mas desde o século V a.C., no momento em que, por ordem do oráculo de Delfos, Címon leva de volta, em grande pompa, de Esquiros a Atenas, a ossada presumida de Teseu para fixá-la no centro da cidade, a tradição que fazia do herói o pai da democracia já estava próxima de se estabelecer firmemente. O que diz Pausânias? ‘Esta pintura mostra que Teseu é aquele que instituiu em Atenas o regime da igualdade política. Difundiu-se amplamente a tradição, aliás, e particularmente para a grande maioria das pessoas, de que a partir daí os atenienses conservaram o regime democrático até a revolução de Pisítrato, que instituiu a tirania’.”

    (VERNANT, Jean-Pierre. Entre Mito & Política. São Paulo: Edusp, 2002. p. 220.)

     

    O texto descreve uma parte da construção mítica da democracia ateniense, um dos principais temas nos estudos da Grécia Clássica. Analise as proposições a respeito dos gregos, sua sociedade e sua história.

    I. Na sociedade ateniense era possível encontrar dois tipos principais de estrangeiros: os escravos, capturados principalmente em batalhas, e os metecos, estrangeiros livres que pagavam impostos para poder viver e trabalhar na cidade, mas que não exerciam papéis políticos institucionais.
    II. Na História da Grécia houve duas grandes narrativas bélicas: a primeira foi a Guerra do Peloponeso, caracterizada pela briga intestina entre as cidades-estados de Atenas e Esparta, com a vitória dos atenienses, e a segunda foram as Guerras Púnicas, confrontos com os persas, que resulta nas cidades gregas subjugadas e incorporadas ao Império Persa, iniciando uma dominação que terminaria apenas com a conquista da Grécia, pelos romanos.
    III. O mito fundador da civilização grega está ligado ao confronto entre a cidade democrática e filosófica de Atenas e a cidade comercial e despótica de Cartago. Apesar do grande personagem desse confronto ser o general cartaginês Aníbal, é Atenas que vence a guerra, apropriando-se assim das redes comerciais do Mar Mediterrâneo e conseguindo os recursos para desenvolver sua cidade, que chegaria ao apogeu no século V a.C., o chamado século de Péricles.

    Assinale a alternativa correta.

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
.
=

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.