Veja o que são as Proteínas: resumo de biologia Enem

Confira aula gratuita com um resumo completo sobre o que são as proteínas (polipeptídeos) e os Aminoácidos. Depois, teste o que sabe sobre no Simulado Enem Online de Biologia que preparamos para você mandar bem no Enem.

Você lembra o que são as Proteínas (os Polipeptídios)? – Vamos lá, para você chegar em dia com estes conteúdos na prova do Enem, do Encceja e nos Vestibulares, é hora de revisar para gabaritar nas questões de Bioquímica. Sim, pode cair em Biologia ou Química.

Proteínas

As proteínas são a terceira opção energética da célula, sendo esta a última fonte de energia.  Cerca de 70% do peso seco do corpo humano é proteína, sabia? As proteínas são produzidas pelo corpo, dependendo da necessidade do indivíduo.

Sua produção ocorre pelo processo de síntese proteica, presente em todas as células.As proteínas são formadas pela união de vários aminoácidos, sendo um polímero de aminoácidos (monômero). Pode ser chamada de biopolímero.

Veja os Aminoácidos:

As proteínas são a terceira opção energética da célula, sendo esta a última fonte de energia.  Cerca de 70% do peso seco do corpo humano é proteína, sabia?

As proteínas são produzidas pelo corpo, dependendo da necessidade do indivíduo. Sua produção ocorre pelo processo de síntese proteica, presente em todas as células.aula_03_img01.jpgTodos os aminoácidos são formados pelo grupo funcional amina (NH2) e o grupo ácido carboxílico (COOH), além de possuir um radical R, que é o resto da molécula e diferencia cada um dos aminoácidos. Existem 20 aminoácidos diferentes.

Entenda o que são as Proteínas

Veja agora com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese para você entender o que são as Proteínas.

As dicas da professora Juliana:

  1. O que são as proteínas? – As proteínas são os componentes químicos mais importantes do ponto de vista estrutural para as células.
  2. Elas estão presentes em todas as partes das células e suas “receitas” estão “escritas” no nosso DNA, em nosso código genético.
  3. As proteínas são moléculas muito longas, que chamamos de polímeros. Elas são formadas por subunidades (monômeros) que chamamos de aminoácidos. Os aminoácidos são constituídos pela união de um grupamento amina (-NH3) com uma carboxila (-COOH).
  4. Para formar uma cadeia de aminoácidos, esses monômeros se unem uns aos outros através de uma ligação química chamada de ligação peptídica. Essa ligação sempre acontece entre a carboxila de um aminoácido com a amina de um outro aminoácido.
  5. A ordem em que estes aminoácidos são ligados é essencial para a formação de uma proteína. Inclusive, a diferença entre uma proteína e outra está primordialmente ligada à sequência de aminoácidos que forma sua estrutura.
  6. Nesta aula acima , a professora Juliana te explica o que são proteínas, quais suas principais características, quais os tipos de estrutura e como ocorrem as ligações peptídicas.

 

Veja os tipos de aminoácidos

Os tipos de aminoácidos estão agrupados em Aminoácidos Essenciais, e Aminoácidos não essenciais. Veja:

• Aminoácidos Essenciais – são dez aminoácidos não produzidos pelo corpo, obtidos, portanto, através da alimentação (fenilalanina, valina, metionina).

• Aminoácidos Não essenciais – são os outros dez aminoácidos sintetizados pelo próprio corpo (glicina, alanina, cisteína).

A união dos aminoácidos dá-se por ligação peptídica, que ocorre por desidratação. OH da carboxila liga com H da amina, liberando uma molécula de água. A sequência de aminoácidos forma o polipeptídeo, a proteína.

Para ocorrer a quebra da proteína, deve ocorrer o processo de hidrólise. Ocorre a adição da molécula de água, permitindo a separação dos aminoácidos.

A hidrólise ocorre no processo digestivo, uma vez que o corpo absorve aminoácidos, para que possa mantar suas proteínas necessárias.aula_03_img02.jpgPara que suas funções sejam realizadas corretamente, cada proteína deve apresentar uma estrutura espacial específica. As Estruturas de organização proteica são identificadas como Estrutura Primária, Estrutura Secundária, Estrutura Terciária, e Estrutura Quaternária.

Estruturas – O que são as proteínas

– A Estrutura primária é a sequência linear de aminoácidos. Caso um aminoácido da sequência mude, toda a estrutura pode ser comprometida. Essa mudança chama-se mutação.

– Estrutura secundária – é a cadeia polipeptídica com forma espiralizada, helicoidal.

– Estrutura terciária (ATIVA) – é a estrutura helicoidal dobrada sobre si mesma. É com essa estrutura que as proteínas executam suas funções. Isso ocorre em função da interação entre os aminoácidos, garantindo uma forma ativa específica para cada proteína. Pontes de hidrogênio e ligações dissulfeto mantêm a estrutura terciária estável.

– Estrutura quaternária – é a junção de duas ou mais estruturas terciárias. Não são todas as proteínas que possuem essa estrutura aula_03_img03.jpgA hemoglobina é uma proteína que apresenta quatro subunidades unidas por um núcleo de ferro, já o hormônio insulina apresenta duas subunidades.

A Desnaturação proteica – é a perda de sua forma espacial, com consequente perda de sua função. Fatores que podem levar à desnaturação são: temperatura e pH. Cada proteína trabalha em temperatura e pH específico, a alteração de um desses fatores pode levar à perda de função proteica pela desnaturação.

O processo de renaturação é raro, mas pode ocorrer desde que a proteína não chegue à estrutura primária. As proteínas desempenham inúmeras funções no organismo, como por exemplo:

1) Estrutural – fazem parte da estrutura do corpo.

– Colágeno garante resistência e flexibilidade a estruturas como pele, ossos, tendões, cartilagens.

– Queratina – faz a impermeabilização de estruturas, como pele, unhas, garras, bicos, pelos.

2) Movimento – permitem o movimento de estruturas como o músculo (contração e relaxamento),por exemplo, actina e miosina.

3) Energética – a albumina, presente na clara do ovo, garante o suprimento alimentar do embrião; também presente no plasma sanguíneo, garante a viscosidade do sangue.aula_03_img04.jpg

4) Transporte – hemoglobina, presente nas hemácias, transporta o oxigênio no sangue. A mal formação da hemoglobina leva à deformação da hemácia, ficando em forma de foice. Essa doença é conhecida como anemia falciforme ou ciclemia.

 

aula_03_img05.jpg

5) Hormonal – compõem a estrutura do hormônio, como é o caso da insulina e glucagon, que são hormônios que regulam a taxa de glicose no sangue.

6) Defesa – anticorpos são proteínas que fazem a defesa do organismo. Eles reagem contra partículas estranhas específicas (antígenos). São produzidos pelos leucócitos presentes no sangue.

Produção de soro antiofídico

O que são as Proteínas - Produção de soroSoro é uma solução contendo anticorpos prontos contra determinado antígeno. É usado contra venenos de cobras e aranhas, e contra tétano.

Com o Simulado Enem Online de Biologia sobre o que são as Proteínas você garante o sucesso na hora da prova. Se errar, têm dicas para estudar!

 

Simulado: O que são as Proteínas

  1. Pergunta 1 de 10

    (UERJ/2018)

    O poder criativo da imperfeição

     

    Já escrevi sobre como nossas teorias científicas sobre o mundo são aproximações de uma realidade que podemos compreender apenas em parte. 1Nossos instrumentos de pesquisa, que tanto ampliam nossa visão de mundo, têm necessariamente limites de precisão. Não há dúvida de que Galileu, com seu telescópio, viu mais longe do que todos antes dele. Também não há dúvida de que hoje vemos muito mais longe do que Galileu poderia ter sonhado em 1610. E certamente, em cem anos, nossa visão cósmica terá sido ampliada de forma imprevisível.

    No avanço do conhecimento científico, vemos um conceito que tem um papel essencial: simetria. Já desde os tempos de Platão, 2há a noção de que existe uma linguagem secreta da natureza, uma matemática por trás da ordem que observamos.

    Platão – e, com ele, muitos matemáticos até hoje – acreditava que os conceitos matemáticos existiam em uma espécie de dimensão paralela, acessível apenas através da razão. Nesse caso, os teoremas da matemática (como o famoso teorema de Pitágoras) existem como verdades absolutas, que a mente humana, ao menos as mais aptas, pode ocasionalmente descobrir. Para os platônicos, 3a matemática é uma descoberta, e não uma invenção humana.

    Ao menos no que diz respeito às forças que agem nas partículas fundamentais da matéria, a busca por uma teoria final da natureza é a encarnação moderna do sonho platônico de um código secreto da natureza. As teorias de unificação, como são chamadas, visam justamente a isso, formular todas as forças como manifestações de uma única, com sua simetria abrangendo as demais.

    Culturalmente, é difícil não traçar uma linha entre as fés monoteístas e a busca por uma unidade da natureza nas ciências. Esse sonho, porém, é impossível de ser realizado.

    Primeiro, porque nossas teorias são sempre temporárias, passíveis de ajustes e revisões futuras. Não existe uma teoria que possamos dizer final, pois 4nossas explicações mudam de acordo com o conhecimento acumulado que temos das coisas. Um século atrás, um elétron era algo muito diferente do que é hoje. Em cem anos, será algo muito diferente outra vez. Não podemos saber se as forças que conhecemos hoje são as únicas que existem.

    Segundo, porque nossas teorias e as simetrias que detectamos nos padrões regulares da natureza são em geral aproximações. Não existe uma perfeição no mundo, apenas em nossas mentes. De fato, quando analisamos com calma as “unificações” da física, vemos que são aproximações que funcionam apenas dentro de certas condições.

    O que encontramos são assimetrias, imperfeições que surgem desde as descrições das propriedades da matéria até as das moléculas que determinam a vida, as proteínas e os ácidos nucleicos (RNA e DNA). Por trás da riqueza que vemos nas formas materiais, encontramos a força criativa das imperfeições.

    MARCELO GLEISER
    Adaptado de Folha de São Paulo, 25/08/2013.

     

    A composição assimétrica da membrana plasmática possibilita alguns processos fundamentais para o funcionamento celular.

     

    Um processo associado diretamente à estrutura assimétrica da membrana plasmática é:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
.
========

Veja aqui aulões gratuitos de Biologia:

O que são as Proteínas

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

E aí, mandou bem no tema O que são as Proteínas? Se precisar complementar, veja outra aula aqui sobre Proteínas.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.